21 de jul. de 2010

[Textos] Vem aí o "Promédio"

Após a divulgação dos resultados do ENEM atestarem o óbvio: o sucateamento das escolas públicas, eis que começam a surgir as primeiras iniciativas para "resolver o problema" (ou faturar alguns votos com ele).
enfim, tirem suas próprias conclusões.
abçs 
Eduardo Perondi

Dilma promete estender Prouni para Ensino Médio

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, prometeu hoje estender os benefícios do Programa Universidade Para Todos (Prouni) ao Ensino Médio. Se eleita, ela também pretende oferecer bolsas de estudo parciais e integrais para estudantes pobres que desejam estudar em escolas particulares.


O programa, batizado por Dilma de Promédio, pretende oferecer financiamentos com prazos estendidos e juros reduzidos. Para os alunos que prestarem o serviço civil ao País, ou seja, que trabalharem em regiões mais afastadas em áreas prioritárias, como a saúde, a ex-ministra chefe da Casa Civil disse que vai garantir bolsas integrais.


"Queremos criar vagas nas escolas privadas usando dois mecanismos: bolsa, igual ao Prouni, e financiamento, com prazos muito longos e juros baixíssimos", afirmou, em entrevista concedida hoje à Rádio Paiquerê FM, de Londrina (PR). "Caso o aluno preste serviço civil, ele terá enormes descontos, e se for prestar serviços nos locais onde o Brasil precisa, como agente de saúde ou como técnico na área de saúde, o desconto poderá chegar a 100%."


Enem
Dilma comentou os resultados do ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, divulgados hoje, e reconheceu as deficiências do ensino público quando comparado aos prestados por colégios particulares. "Ficou claro que escolas estaduais e municipais se saíram bastante mal", disse. "Considerando que 85% das escolas de Ensino Médio são públicas, nosso compromisso é com a melhoria dessas escolas, porque elas são mais fracas", afirmou.
Dilma disse ainda que vai qualificar e aumentar os salários dos professores de escolas públicas do Ensino Médio. "Você não atrai jovens para dar aula porque o que pagam para o professor é irrisório, então fica essa imensa carência de professores no Brasil".


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-promete-estender-prouni-para-ensino-medio,583248,0.htm