21 de abr. de 2010

[Evento] Exposição Indígena

[Cursos] e Oficinas do LEFIS para Estudantes e Professores

LEFIS Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia
Cursos e Oficinas -para Professores de Filosofia e Sociologia da Rede Estadual de Ensino


1º Semestre 2010. Vagas por curso: 24 - Inscrições: 19/04 a 04/05/2010 - Encontros semanais e quinzenais. Inscrições gratuitas.
Convênio UFSC e SED/SC. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA - Diretoria de Educação Básica/Gerência de Ensino Médio e UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - Centro de Filosofia e Ciências Humanas Centro de Ciências da Educação







CURSOS E OFICINAS NO LEFIS

SARAU DO LEFIS 
“Entre o literário e o pictural: a imagem e a palavra e a criação das formas pensamentos”
Palestrante: Dr. Nestor Habkost (UFSC)
Professor de Metodologia de Ensino de Filosofia-CED/UFSC
Dia: 07/Maio (6ª Feira)- Das 19:00 às 21:00h
Local: LEFIS I - E.E.B. Simão José Hess

CURSO: ADEUS PLATÃO!
Ministrantes: Dra. Gígi Anne Horbatiuk Sedor (UDESC) e  Dourando Leandro Cisneros (UFSC)
 Ementa: Abordagem das posições de Richard Rorty e Michel Foucault centrada nas noções de verdade, essência e obrigações universais e no que resta à filosofia quando elas deixam a cena.

Início: 06/Maio (5ªs Feiras) – 19:00 às 21:00h
Carga horária: 20 h - Encontros semanais
Local: LEFIS I - E.E.B. Simão José Hess

OFICINA: SÉRIE DE ENCONTROS TEMÁTICOS
Ministrante: Dr. Nestor Habkost (UFSC)
Ementa: Ensaios de pedagogia filosófica; desejo e Filosofia; o que significa aprender, interpretar e ou maquinar o texto filosófico; fidelidade ou traição filosófica; o problema da criação em filosofia; a relação entre o filosófico e o não filosófico no ensino da filosofia; o que significa avaliar em filosofia ou o que e como avaliar em filosofia.
Início: 20/Maio (3ªs Feiras) – 19 às 21:00h
Carga horária: 15hs – Encontros mensais.
Obs. Não haverá encontro em julho.
Local: LEFIS I - E.E.B. Simão José Hess


OFICINA PERMANENTE DE SOCIOLOGIA: METODOLOGIA DO ENSINO E EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO ENSINO MÉDIO
Ministrantes: Dra. Nise Jinkings (UFSC) e MSc Silvia Auras (UFSC)
Ementa: Reflexão sobre a especificidade do trabalho pedagógico nas ciências sociais, a partir do relato e da troca de experiências em sala de aula, da análise de propostas e orientações curriculares, assim como dos recursos e materiais didáticos voltados para o ensino de Sociologia nas escolas. Elaboração de texto coletivo de apoio ao trabalho do professor de Sociologia que tomará a forma de caderno temático.
Carga horária: 30 horas - Encontros quinzenais. Início: 04/Maio(3ªs Feiras) –14:00 às 17:00h Local: LEFIS I - E.E.B. Simão José Hess

OFICINA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS  (Curso de Multiplicadores)
Ministrante: Dr. José Cláudio Morelli Matos (UDESC)

Ementa: Introdução aos fundamentos teóricos e metodológicos para organização e coordenação de grupos de leitura crítica e dialogada de textos escritos.
Sessões de leitura em grupo, pela metodologia da leitura crítica, reflexiva e dialogada, de textos literários e teóricos.
Início: Maio – Dia e horário: a combinar com os interessados inscritos.
Carga horária: 20 horas – Encontros semanais.
Local: LEFIS II - E.E.B. Mª José Barbosa Vieira

OFICINA PERMANENTE DE FILOSOFIA: O Materialismo Histórico e Dialético para o Ensino Médio
Ministrante: Dr. Valcionir Corrêa (UFSC)

Ementa: Estudos sobre o Materialismo Histórico e Dialético partindo do referencial teórico dos clássicos Marx e Engels e os contemporâneos Lukács, Mészáros e outros. Após, desenvolver-se-á exercícios de transposição didática destes estudos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio, bem como metodologias próprias que facilitem a abordagem dos temas filosóficos propostos por este paradigma epistemológico. Nesta Oficina tem-se como meta a elaboração e sistematização de conteúdos para, no final, resultar em um livro com a co-autoria dos professores da Rede Estadual de Ensino e estudantes de graduação em Filosofia participantes da Oficina. O objetivo do livro é o de servir como um instrumental teórico, metodológico e de indicações de atividades didático-pedagógicas para auxiliar os professores de Filosofia do Ensino Médio.

Início: 11/Maio (4ªs Feiras) – Das 15:00 às 18:00h Término: Dez. Encontros quinzenais.
Carga horária: 80 horas. Semi-presencial.
Local: LEFIS I – E.E.B. Simão José Hess

OFICINA DE SOCIOLOGIA: O Marxismo para o Ensino Médio
Ministrante: Dr. Valcionir Corrêa (UFSC)

Ementa: Estudos sobre o Marxismo partindo do referencial teórico dos clássicos Marx e Engels e contemporâneos Lukács, Mészáros e outros. Transposição didática dos estudos para o Ensino Médio de Sociologia, desenvolvendo metodologias próprias para abordagem nos temas propostos por este paradigma epistemológico, resultando em um livro no final da Oficina, tendo como co-autores os professores de Sociologia da Rede Estadual de Ensino e alunos do Curso de Ciências Sociais da UFSC e de outras universidades interessados que participarem da oficina. O livro servirá de instrumental teórico e metodológico e de indicações de atividades didático-pedagógicas para auxiliar os professores de Sociologia do Ensino Médio.

Início: 06/Maio (5ªs Feiras)- Término: Dez. Das 15:30 às 18:00hs. Encontros quinzenais.
Carga horária: 80 horas. Semi-presencial.
Local: LEFIS II - E.E.B. Mª José Barbosa Vieira


INSCRIÇÕES
Inscrições com a Profa. Marilse Freze, por telefone (48) 3338-8357 ou pessoalmente no LEFIS I, no período de 19/04 a 04/05/2010, de 2ª a 6ª feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30h.
CERTIFICADOS
Os participantes dos cursos e oficinas receberão certificados emitidos pela Universidade Federal de Santa Catarina.

LOCALIZAÇÃO
LEFIS I – Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia – UFSC e SED/SC
Local: E.E.B. Simão José Hess
Av. Madre Benvenuta, n ° 463 – Trindade
Florianópolis – SC
Fone: (48) 3338-8357

LEFIS II – E.E.B. Mª José Barbosa Vieira
Rua Joaquim Vaz, Praia Comprida
São José – SC
Fone: (48) 3257-3010

[Texto] Nota pública contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte DCE-USP


Nota pública contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Hoje, 20 de abril de 2010, era o dia marcado para o leilão da energia da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, estado do Pará. O leilão foi novamente adiado por uma liminar expedida na tarde de ontem, 19, pelo juiz federal Antonio Carlos Almeida Campelo, da subseção de Altamira (PA), que já havia concedido liminar para a suspensão do mesmo leilão no dia 8 de abril. Mas esta decisão ainda pode ser questionada na justiça.
A disputa envolvendo dois consórcios está marcada pela atuação autoritária do estado brasileiro, menosprezando o povo que vive na região da Volta Grande do Xingu. Milhares de famílias ribeirinhas, indígenas, camponesas e outras trabalhadoras da área urbana do município de Altamira terão suas vidas drasticamente alteradas caso essa obra aconteça.
Compreendendo também a posição do Brasil de grande exportador de produtos primários eletro-intensivos – que utilizam muita energia elétrica em sua produção – e o impacto dessa opção para o povo e o meio ambiente brasileiro, afirmamos que esse é um projeto que irá beneficiar apenas grandes empresas transnacionais como a mineradora Vale e Grupo Votorantim, as construtoras Andrade Gutierrez, Odebrecht, Camargo Corrêa e empresas de energia, como a Suez e a Neoenergia.
A apropriação privada da Amazônia também deve ser denunciada. A Usina de Belo Monte, além de causar danos incalculáveis à região, faz parte de um projeto de avanço desse mesmo modelo de exportação de matérias-primas eletro-intensivas que temos sido obrigados a conviver. Não por acaso a Vale e o Grupo Votorantim estão interessados nessa obra para explorar a parte do subsolo amazônico que ainda permanece preservado.
Por isso tudo, repudiamos a realização do leilão da energia de Belo Monte e nos somamos às inúmeras ações, nacionais e internacionais, que lutam contra essa hidrelétrica, projeto que coloca os interesses e o lucro de grandes grupos transnacionais acima dos interesses do povo brasileiro.
O DCE Livre da USP chama todas e todos os, estudantes, funcionários e professores da USP a tomarem conhecimento e parte nessa luta. A nossa disposição em fazer a Universidade cumprir o seu real motivo de existência é a mesma que nos mobiliza contra Belo Monte: buscar soluções para as demandas de toda a sociedade brasileira e trabalhar incessantemente para transformar o Brasil num pais justo e nosso povo soberano sobre os destinos da nação!

DCE Livre Alexandre Vannuchi Leme

[CSO] IX Graduação em Campo


Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Departamento de Antropologia 


O Núcleo de Antropologia Urbana – NAU abre inscrições para apresentação de trabalhos no evento

IX GRADUAÇÃO EM CAMPO
Seminários de Antropologia Urbana
23 a 27 de agosto de 2010
 

Período de inscrição para apresentação de trabalhosde 15 de março a 16 de abril de 2010

Edital, formulário de inscrição e mais informações disponíveis no site do NAU: www.n-a-u.org/