19 de abr. de 2010

[CSO] Ocupação da Faculdade de CSO da UFPA

Universitários Ocupam a Faculdade de Ciências Sociais

Os estudantes de ciências sociais da Universidade Federal da Pará ocupam a direção da faculdade desde a manhã desta sexta-feira (16). O objetivo dos estudantes é reivindicar a anulação do processo eleitoral para a escolha do novo gestor da faculdade e a melhoria da infra-estrutura do curso, que se encontra em estado precarização.

Os universitários iniciaram uma mobilização no inicio da manhã, com passeata e cartazes de protesto pelos corredores da universidade, chamando outros estudantes para agregar-se à manifestação. O processo de eleição para escolha da nova direção da faculdade aconteceu de forma "atropelada" e antidemocrática. Há alegação de irregularidades na composição do regimento eleitoral, que se quer exige um quórum para validar a candidatura. E ainda, a própria vice-candidata da única chapa supostamente inscrita, foi quem elaborou o regimento eleitoral.

Além do problema eleitoral, os estudantes reivindicam a melhoria da infra-estrutura do curso, que não possui salas suficientes para as aulas, e as que existem estão em estado precário, como ar condicionados que não funcionam, lâmpadas queimadas, fiações expostas, pondo em risco a integridade física dos alunos, quadros que dificultam o trabalho dos professores, falta de materiais tecnológicos que facilitariam o ensino e aprendizado do aluno, como data-show, por exemplo.

A ocupação apenas terminará com o atendimento dos interesses reivindicados pelos estudantes a direção da faculdade e da comissão eleitoral para novo gestor da faculdade de ciências sociais.

Walter Silva Santos – Coordenador geral do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, 82493290;

Luiz Felipe Nazaré Vilhena – Calouro de Ciências Sociais 2010.