22 de abr. de 2010

[CALCS] Relatoria da Reunião CALCS 22/04/2010

Ata de reunião Dia 22 de Abril de 2010 
Participantes: Fabrício, Matheus,  Fernando, Valentine, Rafael, Daniel, Volni, Cristiano, Bruna, Janaina 
Informes 
Matheus informa que haverá  reunião do  CEB  dia 22 as 12:30 no DCE
Matheus informa que haverá  uma ato do movimento da Frente de Luta as 9 h na frente do Elefante Branco
A acadêmica Carla (pedagogia), compareceu ao CA no momento da reunião para solicitar seu certificado de participação na semana acadêmica de 2009. Os participantes informaram a alteração de gestão e encarregaram-se de enviar seu contato para a gestão de 2009 para solucionar essa pendência.  Contato carlinhamello@gmail.com.
Bruna informe que a execução das atividades proposta em reunião para ida a Prae para solicitação de recursos financeiros não foi feita por motivos de doença da Gabriela. 
Avaliação de execução das atividades pendentes 
Havia sido solicitado para que as pessoas a qual fazem parte do financeiro (Chico, Bruna, Daniel) que solicitassem a gestão passada a prestação de contas e o repasse, caso existente, do dinheiro em caixa deixado pela ultima gestão.
As pessoas responsáveis comentaram pela falta de compromisso e respostas da gestão passada, e voltariam a solicitar este pedido aos responsáveis (Vitor e Fernanda). 
Organização –Comissões 
Obs: o participante Yuri informa que precisará sair da reunião mas que antes mesmo da votação da proposta de comissões que sua posição é a favor das comissões.
     Foi colocado em questão, a falta de comunicação e de compromisso geral dos participantes efetuarem sua atividades propostas em reunião anteriores, sendo assim foi de consenso geral a iniciativa de nos organizarmos em comissões a fim de experimentarmos esta forma de organização para uma possível resolução desta problemática.
     Ficou entendido entre os participantes presentes da reunião que as comissão teriam autonomia para trabalharem de acordo com suas vontades após aprovação em reunião das ações a serem realizada. Cada participante ficaria assim livre para escolher a comissão a qual gostaria de fazer parte, podendo sofrer alteração  pelo participante a qualquer momento, desde que informado em reunião do Centro Acadêmico afim de constar em Ata.
As comissões propostas e votadas nesta pauta foram as seguintes:
1) Comissão de Finanças
2) Comissão de Comunicação
3) Comissão de Política Cultura e Arte
4) Comissão de articulação do movimento de Área
     Após estas explicações foram abertos espaços de escolha das comissões ficando ate o momento presente definidos dessa forma;
Finanças: Daniel,
Comunicação: Cristiano, Fabrício, Boni
Política cultura e arte: Volni, Matheus, Bruna, Joana
Articulação do movimento de área: Matheus, Fernando, Fabrício
     Todavia, os participantes do Centro Acadêmico que ainda não escolheram suas comissões ou não estiveram presentes nesta reunião, estariam convidados a fazê-lo na próxima reunião, ficando esta execução como pendente. 
Pré  – Erecs 
         Visto que o Centro Acadêmico ainda não tem ate o presente momento informações sobre o controle de caixa da gestão passada, e a o pedido de recurso da PRAE não havia sido realizado, ficou claro que não haveria possibilidade de enviarmos dois representantes conforme sugerido em reuniões passadas. Sendo assim ficaríamos responsáveis de mantermos contato com as pessoas que estariam no Pré-erecs através de e-mails. Fabrício falou que havia feito uma pequena conversa com uma menina de londrina e que voltaria a conversar com ela a respeito do posicionamento do CALCS e explicaria a não ida ao pré- encontro. Contudo comentou que iria enviar com caráter pessoal,uma proposta de discussão sobre movimento de área.  
Informativo- ZINE 
         Foi colocado em questão a necessidade de se concretizar o quanto antes um informativo para os acadêmicos do curso para publicizar principalmente a cerimônia de posse.
Foram definidos que constaria no material os seguintes itens;
Convite de posse
Carta do movimento de Frente de Luta
Sinopse do filme – Nas terras do bem vira.
ERECS. O que é?
     O produção do matéria ficou a cargo do Fabrício e Matheus, sendo esperada sua finalização para segunda feira no período matutino para viabilizar a passagem em sala. 
Cerimônia de posse  
     Como  estávamos chegando ao teto do horário proposto em reunião , decidimos que na segunda feira , dia 26 teríamos uma reunião extraordinária para finalizarmos as ações necessárias no desenvolvimento da cerimônia .Assim a reunião ficou agendada para dia 26 de abril, as 13h e 30 m.
 

[Vídeo] Trópico da Saudade – Claude Lévi-Strauss e a Amazônia – Parte II e Encontro Guarani

Trópico da Saudade – Claude Lévi-Strauss e a Amazônia – Parte II e Encontro Guarani

Na última semana de Abril - o mês do Índio - A’Uwe exibe a segunda parte do documentário Trópico da Saudade – Claude Lévi-Strauss e a Amazônia. Dirigido por Marcelo Fortaleza Flores, o documentário é um registro delicado e intenso sobre a vida e a obra do antropólogo francês, que faleceu em Novembro de 2009 aos 100 anos de idade. Lévi-Strauss fala sobre os profundos laços que tinha com o Brasil, as expedições pelo interior do país e o contato com os índios Bororo, Kadiéw e Ñanbikwara. Um registro inédito e imperdível! O programa desta semana também traz um especial sobre o “Encontro dos Povos Guarani da América do Sul”, que aconteceu na aldeia Tekoha Añetete, no município de Dimante D’Oeste, interior do Paraná. A equipe A’Uwe viajou até lá e registrou o momento histórico, que reuniu índios Guarani de 7 estado do Brasil, e também da Argentina, do Paraguai e da Bolívia. Não perca!



Direção: Marcelo Fortaleza Flores

Ano: 2008

País: França / Brasil

Produção: TV Cultura, Indiana Filmes e Centro de Cinematografia da França