26 de ago. de 2009

[UFSC] 1ª reunião de organização da ANEL

Olá,
 
Mando alguns anexos para ajudar na discussão sobre a primeira Assembléia Nacional da Anel, entidade fundada a partir do congresso nacional de estudantes em junho passado no Rio de Janeiro. Também me disponho desde já a esclarecer qualquer dúvida e ajudar no que for preciso. Nessa semana ainda passo no CA para deixar o jornal da entidade.
 
1° Anexo: As resoluções do CNE são importantes pra conhecer o conteúdo das discussões que tiveram no congresso, bandeiras de luta que a entidade vai estar tocando até seu próximo congresso daqui a dois anos e a concepção de movimento estudantil que defende a entidade;
 
2° Anexo: A convocatória de reunião da primeira Assembléia Nacional na sede do DCE da USP, nos dias 12 e 13 de setembro. Ali tem os pontos de pauta da reunião que são: campanhas da entidade; organização dela; comissão executiva da Anel e as resoluções do congresso que ficaram pendentes. Também tem o funcionamento da ANEL que é de certa forma diferente das entidades tradicionais como vocês poderão ver com o intuito de garantir debates mais constantes e o controle mais direto pelas entidades que participam dela por se tratar de uma entidade nacional e de não cair nos erros da UNE que se afastou do estudante. Existem duas formas básicas de participação na assembléia: a- OBSERVADOR onde possui apenas direito a voz e não precisa ser votado como representante por sua entidade de base; b – DELEGADO que tem direito a voz e voto e é indicado como representante da sua entidade de base a partir de uma discussão prévia nela sobre a Assembléia Nacional. Sobre a participação como delegado cabe esclarecer uma coisa: a entidade para mandar delegado para a ANEL não precisa ter uma relação formal de filiação com ela ou ter deixado de participar da UNE. Ela é aberta a todos que querem debater e mobilizar os estudantes por suas pautas de luta.
 
Sobre a ida para a Assembléia Nacional na USP já tem um micro-ônibus conseguido na UFSC que está disponível para que o movimento estudantil e suas entidades possam participar.
 
Por fim, gostaria de colocar algumas ações que a ANEL, apesar de recém-nascida, já teve a partir de seu Congresso de fundação em junho: participou da mobilização na USP logo após o Congresso que resultou na desocupação do campus da universidade pela Polícia Militar que estava lá para reprimir as greves de servidores técnicos-administrativos e dos estudantes por mais democracia na universidade e outras pautas específicas; participou dos atos de rua da mobilização nacional do 14 de agosto que pautou, entre outros temas, a campanha do “Petróleo é Nosso”, o Fora Sarney e o fim da corrupção, os cortes de verbas na educação e nas demais áreas sociais, a luta contra a corrupção da governadora do Rio Grande do Sul e o aumento do desemprego e da intensificação do ritmo de trabalho nas indústrias; participou de vários atos de rua que ocorreram durante todo agosto sobre a corrupção no Senado e outros coisas mais.

 
Abraços,
Daniel - Economia/UFSC
Construindo a Conlutas e a Assembléia Nacional de Estudantes - Livre!!!