9 de set. de 2009

[CALCS] Relatoria Reunião CALCS 29/09/2009

Boa tarde!

REUNIÃO DO CALCS – Dia 29/SET/2009

Informes:
- Semana de CSO teremos reunião específica na próxima SEXTA-FEIRA, dia 02/10, às 13:30h.
- FESTA DE CSO E História, hoje, dia 30 – no Oásis, às 22h. Pessoal do CALCS, procure saber como/onde ajudar.

A discussão sobre o Pré-Sal trouxe informações importantes para que se reflita a respeito e se inicie a discussão acerca do tema latente no país.
O Didi trouxe, como previsto, alguns subsídios sobre a discussão sobre o Pré-Sal, na qual a ANEL tem levantado com uma Campanha “O Pré-Sal tem que ser nosso!”. Basicamente, os seguintes tópicos foram trazidos para a discussão:

- O projeto de extração de petróleo do Pré-sal implica em uma perfuração de 5mil km de profundidade. Estima-se que tenham o equivalente a 300 milhões de barris de petróleo na camada Pré-Sal.
- O slogan de Vargas “O petróleo é nosso” foi incorporado dos movimentos sociais que reivindicavam que aquele petróleo antes encontrado fosse de uso-fruto da população. A ideia, agora, é semelhante: Não deixar que o governo use de um discurso populista para velar o real destino do uso do petróleo.
- A atual regulação do petróleo não extingue a Lei 9478/ de 1997, quando FHC abriu concessão à produção do petróleo às empresas privadas, criando, inclusive, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) para regular estas negociações.
- Didi trouxe que, segundo os jornais Folha de SP, Carta Capital e outros, atualmente 29% do petróleo do Pré-Sal já está concedido a multinacionais, sendo que dos 71% restantes, 51% estão destinados a nova partilha e 20% são da Petrobrás. Para administrar essas concessões, será criada uma Nova Estatal Regulatória.
- Fundo Social: O governo prometeu que o lucro do Pré-Sal será armazenado em um Fundo de Investimentos, sendo aplicado no Mercado Financeiro, buscando uma rentabilidade (apesar dos riscos) para depois investir na área social.
- Atualmente o Brasil tem uma produção anual de 14 milhões de barris. Estima-se que em 2020 esta produção alcance os 64 milhões de barris.
A CAMPANHA da ANEL se pauta fundamentalmente na crítica ao fato de que o petróleo não afirma Soberania Nacional, dita “2ª Independência” – segundo Lula. Tendo em vista que a regulação do petróleo já está voltada a administrar concessões e as partilhas.

Ficam as informações e o espaço para a discussão. 
Participem das Próximas Reuniões nos encontramos na festa hoje!!


Atenciosamente,

Victor Netto
CALCS- Gestão Agregação 2009

[REUNI] Bacharelado em Ciências Humanas

Ciências Sociais sumiu!
Aprovados cursos de Bacharelado em Ciências Humanas na PUC-SP e UFJF.
Segue links:

http://cacs-pucsp.blogspot.com/2009/09/puc-campinas-em-luta.html
http://www.acessa.com/educacao/arquivo/noticias/2009/09/05-bacharelado/


Gabriela Augusta da Silva

[CEB] Convocatória de Conselho de Entidade de Base

Convocatória de Conselho de Entidade de Base – CEB

O Diretório Central dos Estudantes da UFSC convoca todos os Centros Acadêmicos e o Grêmio do Colégio de Aplicação da UFSC para Reunião Ordinária do Conselho de Entidades de Base, a ser realizado dia 10 de setembro de 2009, às 12h30, no DCE.

Pauta:
·         Informes gerais;
·         Semana de mobilização sobre RU.

Diretório Central dos Estudantes
Gestão “Boas Novas” 2008-2009

Gabriela Augusta da Silva, CS