22 de mar. de 2007

[CALCS] Relatoria Reunião CALCS 22/03/07 (8ª SEMACS)

Reunião da Semana de CSO

Informes:

- Janice ficou de confirmar até terça-feira se participará da mesa "Para além da academia: análise e militância". Caso não venha, convidaremos a profa. Lígia.

- Lefis irá mandar alguém para participar da mesa "A licenciatura e a atuação no ensino médio" (Sabrina irá confirmar o nome).

Finanças:

- Eduardo e Fábio foram na direção do CFH para ver o que conseguiam. Até agora temos apenas uma passagem de Porto Alegre e uma hospedagem. Conseguimos também os 600 folders, e passaremos lá semana que vem pois a Roselane nos prometeu conseguir mais coisas;

- Fomos na PRAE e solicitamos o financiamento de tudo hehehe... conseguimos já as 100 camisetas e os 150 cartazes. No entanto, o Eugenio ficou de nos ligar após se reunir com a Corina para dizer o que mais a PRAE dará. Depois disso, correremos outra vez na direção do CFH, na PREG e nas pós-graduações das sociais.

ATIVIDADES ARTÍSTICAS:

- até agora temos (ainda não confirmadas mas engatilhadas): 3 grupos de hip-hop, músicas de resistência, e projeto paredão para a sexta-feira (20/04). Comissão de artes verá mais atrações;

- teremos também exposições fixas de fotos;

ENCAMINHAMENTOS:

- falar com Yudi para pegar o desenho o quanto antes para já diagramar os cartazes. (Rafaela vai dar um toque pra ele)

- escolher alguns filmes para passar (Manuela vai dar uma força)

- utilizar a comunidade do calcs no orkut para atualizar a programação.

- correr atrás do financiamento (eduardo e fabio)
acho que era isso...
abraço
edu

[UCE] Informes do CEE da UCE desse último fim de semana - DENÚNCIA

Pessoal!
Nesse último fim de semana rolou o Conselho de Entidades Estudantis da UCE, aqui na UFSC. Pra quem não acompanhou as últimas discussões nas reuniões ou nos emails, o nosso CA decidiu que não teria tempo hábil para fazer uma discussão e encontrar as pessoas que assinaram as atas, para levar um delegado para esse evento. Lembrando que fomos BOICOTADOS por essa entidade que historicamente tocou várias lutas, mas que hoje tem uma diretoria burocrática e atrelada ao governo federal. Ficamos sabendo desse evento na terça feira da mesma semana que iria ocorrer o conselho, e não por aviso da entidade mas sim por acaso.
Tiramos que iriamos fazer a denúncia desse boicote, e proporiamos a discussão da reforma universitária, uma vez que esse é um debate primordial no movimento estudantil. Fizemos a denuncia e colocamos um pouco desse debate, que é camuflado pela diretoria majoritariamente da UJS.
Esse conselho foi realizadom para se chamar um CONGRESSO ESTATUTARIO, que será nos dias 6 e 7 de maio na cidade de Lages. Esse congresso, pelo que parece, vai ser realizado para "permitir que a entidade tenha outras formas de financiamanto", e para chamar o congresso da UCE, que escolherá a nova diretoria e politica.
O objetivo do conselho de semana passada foi bem claro: DIMINUIR O NÚMERO DE DELEGADOS PARA O PRÓXIMO CONGRESSO. Essa atitude anti democratica, foi confirmnada em uma votação apertada em que a "boiada" da UJS, foi chamada e que a diminuição do numero de delegados foi confirmada com uma diferença de "10 votos". Ou seja, se os CAs da UFSC fossem chamados antecipadamente (ao menos 15), e mais os CAs da UDESC DE floripa (nenhum ficou sabendo), eles perderiam fácil na votação.
Agora o numero de delegados por curso será definido numa proporção de 800 para um candidato, e mais 1 a cada 400. Ou seja, num curso como serviço social da UFSC, que tem 600 alunos, aquantidade de delegados que era de 3 diminui para 1. A proporção era 400/200. Um curso que tenha 50 estudantes terá a mesma qunatidade de delegados que um curso de 700. Essa realidade de poucos estundates é realidade de muitos cursos de universidade particulares em que uma assembléia precisa ter umas 10 pessoas, para legitimar um delegado. Isso é claro, fora as fraudes.
Pois é pessoal, a chamada está feita precisamos nos mobilizar para tirarmos nosso delegado para esse CONGRESSO ESTATUTARIO DE LAGES DIA 6 E 7 DE MAIO, para revertermos essa situação que "pode ser revertida sim" já que esse conselho se semana pássada nos mostrou que se ao menos fossemos informados nós ganhariamos fácil uma votação da "boiada" da UJS. Digo boiada pq literalmente eles apareceram do nada no momento da votação, e levantamos os crachas sincronimente com um diretor da UCE que ficava na frente da mesa.
Vamos discutir mais essa entidade e já pensamos qual será a posição de nosso delegado, que deverá ser tirado em uma assembléia.
RODRIGO