16 de jun. de 2008

[CFH] Convocatória de Reunião com a Direção do CFH

Povo,
A Roselane, vice-diretora do CFH, convocou uma reunião com os CAs para a próxima terça, dia 17/06, às 12h30. Na pauta estão a Semana de Integração do CFH e o espaço físico dos CAs.
Eu vou. Se mais alguém pudesse vir, seria excelente.
Sem mais,

Alexandre

[Texto] Estudantes são espancados pela polícia na ocupação da USP

Estudantes são espancados em ocupação contra corrupção na universidade.

Na noite de sexta-feira, 13 de junho, os estudantes ocuparam a reitoria acadêmica da Universidade Federal de São Paulo em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Protestaram contra os casos de corrupção envolvendo a reitoria e as fundações de apoio que desviaram em torno de R$170 milhões desde 2005 (empresas fantasmas, licitações superfaturadas envolvendo familiares do vice-reitor Tufik, desvio de dinheiro público federal da SPDM para aluguéis de casa, diárias de viagens, entre outros que o ministério público divulgou).

Em menos de 15 minutos a polícia militar de São Paulo invadiu o prédio (federal) a mando da reitoria e os estudantes foram brutalmente agredidos e retirados do prédio. A agressão não foi apenas física, além de cacetetes e spray de pimenta, os estudantes eram ofendidos, ameaçados e alguns algemados. Uma policial que estava com arma de fogo em punho ameaçava-os constantemente. Alguns estudantes que estavam do lado de fora filmando as agressões também foram agredidos e tiveram suas câmeras e celulares apreendidos pela polícia militar.

Como se não bastasse essa tortura, os estudantes foram levados em camburões com spray de pimenta para a delegacia. Os estudantes foram liberados por volta das 06h da manhã após terem sido fichados. Alguns celulares não foram devolvidos, os que foram tiveram todas as imagens das agressões apagadas para não servirem como provas contra a polícia.

A luta do movimento estudantil sempre foi, e ainda é duramente reprimida pela polícia que é um braço forte do Estado, e que cada vez mais privatiza e sucateia a educação implantando reformas como o Reuni para cumprir metas impostas pelo Banco Mundial e pelo FMI.

Os estudantes da Unifesp seguem firmes na luta, defendendo a educação pública e de qualidade, contra o mau uso do dinheiro público e descaso para com a sociedade. Não podemos mais aceitar a repressão aos movimentos sociais. Não se pode permitir que a repressão, a intolerância e a violência façam parte do cotidiano do estudante e do trabalhador.

Nós estudantes devemos lutar por uma educação popular e de qualidade
Vamos todos nos unir e pedir a renúncia imediata do reitor
Fora reitor Ulysses Fagundes Neto e todo seu gabinete da Unifesp
Eleições diretas para reitor
Fora Reun
Pela n
ão punição dos estudantes

Ana Rita Mayer

[CALCS] Projeto do XXIII ENECS 2008 BAHIA

Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Comissão Organizadora do ENECS 2008 - Bahia

As Ciências Sociais pensando o mundo: os conflitos da diversidade e as incertezas contemporâneas

Salvador. Abril/2008

Apresentação

O Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais (ENECS) é um evento anual de caráter acadêmico, político, cultural e lúdico, que possibilita a interação entre os estudantes do curso de Ciências Sociais de todas as instituições do país.

Neste ano, a XXIII edição do ENECS será sediada em Salvador, no mês de julho, sob a organização dos estudantes de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia - UFBA, única universidade que leciona tal curso no estado.

O tema central do XXIII ENECS: As Ciências Sociais pensando o mundo: os conflitos da diversidade e as incertezas contemporâneas possibilita-nos estabelecer a interação entre grupos sociais singulares, auxiliando numa abertura mais ampla do ângulo de visão e aprimoramento do senso crítico e indagador dos futuros cientistas sociais. Pretendemos ainda, revelar através dos debates, conferências, grupos de discussões, mini-cursos e palestras as singulares expressões e problemas sócio-econômicos e culturais que permeiam não somente nosso país individualmente, mas também as relações internacionais. Com isso, tem-se a perspectiva de dialogar sobre aquilo que nos distingue e nos torna comum dentro desse processo de diversificação, criando esse mecanismo constante e contínuo de metamorfose, onde o Brasil é recriado a todo tempo.

XXIII ENECS - Bahia

O XXIII ENECS, As Ciências Sociais pensando o mundo: os conflitos da diversidade e as incertezas contemporâneas, será realizado entre 20 e 26 de julho de 2008 na cidade de Salvador-Ba.

A proposta de trazer o ENECS para esta cidade foi apresentada na última edição do evento, ocorrido em Niterói - RJ com sede na Universidade Federal Fluminense - UFF, entre os dias 27 de julho e 04 de agosto de 2007. Apesar da proposta ser feita durante o encontro, a decisão final somente foi tomada em Salvador após realização de uma assembléia convocada pelo Diretório Acadêmico com os estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia - UFBA; foi decidido além da organização do evento, que o mesmo seria de responsabilidade de todo o corpo discente sob a coordenação de uma comissão organizadora, que será explicitada a seguir.

O ENECS é uma oportunidade de articular e possibilitar o diálogo com estudantes de todas as instituições de ensino superior do país que oferecem o curso de Ciências Sociais, assim como com o Movimento Estudantil de diversas instâncias, permitindo tratar de temas importantes sobre diferentes pontos de vista e pretendendo congregar, somar forças para superar os desafios da realidade do curso, do Movimento Estudantil e diversas outras questões políticas e sociais.

É com este espírito de coletividade que nós, estudantes soteropolitanos, temos o prazer e alegria de convidar os colegas de todo o país a participarem dessa mistura, tão plural e diversificada a ser realizada pela primeira vez na São Salvador da Bahia, também conhecida como a Roma Negra.

As Ciências Sociais pensando o mundo: os conflitos da diversidade e as incertezas contemporâneas

Dentro dos vários campos das Ciências Sociais - Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Demografia, Etnologia, Arqueologia - a observância de tensões, dicotomias e contradições é abordagem recorrente, perspectiva que reconhece (ou pressupõe) as diferenças;a diversidade.

No âmbito da Ciência Política, por exemplo, são inúmeras as discussões em torno da díade direita - esquerda, incluindo aí debates sobre a sua pertinência na atualidade, critérios válidos de distinção e as possíveis posições intermediárias e subdivisões que comporta tal dicotomia, tão cara ao conflito no terreno político.

Igualmente célebre e exemplar é a antinomia da ação apresentada por Weber, formada pela ética da convicção, que advoga o apego primordial aos princípios, e a ética da responsabilidade: conduta voltada para a seleção dos meios mais eficientes para a concretização de um fim. Importante aqui é perceber que, uma vez que nenhum fim é evidente em sim mesmo, a determinação dos objetivos sempre demanda valores. Estes, por sua vez, longe de formar algum tipo de hierarquia fixa, abrem espaço para as diferenças e o conflito.

Esquadrinhando-se, não obstante, numa perspectiva sociológica, deparamo-nos numa análise bastante exercitada pelos estudos das Ciências Sociais - o binário Capital/Trabalho. São por demais conhecidas as teses que têm como corolários a produção coletiva de riquezas, trazendo como baliza as profundas contradições da intensa luta de classes, travada na história da sociedade capitalista entre burgueses e proletários.

Podemos, por sua vez, discorrer sobre o desatino entre as percepções pós-modernas e marxistas de cultura e diversidade. Se por um lado observamos a negação das metanarrativas e a construção do relativismo cultural, notamos também a perspectiva de uma universalidade cultural, a qual toma espaço fundamental na concepção marxiana de desenvolvimento histórico da individualidade humana.

As notações e perspectivas que discursam sobre a diversidade como princípio ético formula, por uma parte, a concepção pós-moderna das dessemelhanças. Por outro fluxo, observa-se a importância dada pela universalização do valor-troca como mediação social, exprimindo-se, entre outros modos, de uma forma característica e clara do poder universal avocado pela forma do dinheiro como núncio abstrato e universal de atividade trabalho nas sociedades capitalistas. Perspectivas ambíguas, mas não últimas, das diversidades enquanto pesquisa das Ciências Sociais.

Contemplando os diversos panoramas pela busca do entendimento de algo os pesquisadores, de forma muito comum, concentram-se em esmiuçar o objeto a fim de chegar a sua partícula mínima. Daí passa-se ao entendimento das relações das partes, chegando enfim ao próprio organismo estudado e sua ação. Há de se pensar como o organismo em si supera a mera associação das partes e ganha seu sentido próprio.

Notamos, por estes fatos, no conjunto das diversidades que forma o nosso coletivo, e que alimenta o mesmo, a questão antropológica da Unidade versus Diversidade. Havemos, assim, de pensar como e quando tornamo-nos brasileiros. A adoção das partes constitutivas, formas e ações tão discrepantes que notamos ao lançarmos nosso foco ao longo dos processos históricos, ao qual o Brasil foi, e continua sendo, submetido. O que se percebe é repostas, em sua maioria, violentas ao diferente.

Com isso, nota-se o surgimento de relações de poder, que conseqüentemente gera dominação, numa tentativa de levar uma das partes a sucumbir ou ocupar lugares inferiores no cenário nacional.

Além disso, a presente proposta de projeto para o XXIII ENECS, As Ciências Sociais pensando o mundo: os conflitos da diversidade e as incertezas contemporâneas, pretende, através de uma visão plural que contempla essa diversidade, trazer para o âmbito do Movimento Estudantil temas com os quais a sociedade se vê às voltas hoje; de modo que especialistas, estudantes e os diversos movimentos sociais (com suas múltiplas perspectivas e atores) possam tratá-los de forma mais elaborada e aprofundada, passeando por interpretações e discussões que fujam ou que aprofundem as discussões travadas no senso comum e, que procurem se desvencilhar das interpretações ideológicas e rasas com que esses temas vêm sendo abordados nos meios de comunicação.

Precisamos, para tal, enxergar o paradoxo existente entre os saberes separados, fragmentados, compartimentados de um lado e, de outro, a realidade e problemas cada vez

mais polidisciplinares, transversais, multidimensionais, transnacionais, globais que a pós-modernidade nos oferece. A hiperespecialização impede de ver o global - que ela própria fragmenta - bem como essencial - que ela dilui - atrofiando assim as possibilidades de análise.

O que buscamos é contextualizar, integrar dimensões. É a perspectiva da unidade na busca do sentido; são perspectivas múltiplas e abordagens diversas. A realidade é complexa, os fenômenos são multicausais e quanto mais instrumentos tivermos, diferentes linguagens e sistemas de representação da realidade para o estudo, maior será a nossa capacidade de compreensão. As esferas são interdependentes.

Discutir a questão da pluralidade na contemporaneidade em meio à unidade e as resultantes desse dinamismo, enquanto estudantes de Ciências Sociais, é falar de algo próximo, e de modo íntimo, refletir sua própria situação dentro da universidade e fazer com que esta reflexão ultrapasse os muros da instituição abarcando os demais espaços sociais, possibilitando não somente o debate e o desenvolvimento do senso crítico, mas também diferentes formas de modificar uma realidade circundante.

Organização do evento

O XXIII Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais, XXIII ENECS, será realizado em Salvador entre os dias 20 e 26 de julho de 2008, cujo tema central será: As Ciências Sociais pensando o mundo: os conflitos da diversidade e as incertezas contemporâneas. Estima-se para tal evento a participação de, aproximadamente, 1500 pessoas, entre estudantes dos cursos de Ciências Sociais e afins, professores e pesquisadores, da Bahia e demais estados.

A organização do XXIII ENECS, como supradito, ficará a cargo dos estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia sob a coordenação de uma comissão, formada por alguns destes estudantes que despertem interesse, empatia e disponibilidade de tempo para a criação e desenvolvimento de determinadas atividades. Não deverá ser discriminada e/ou vetada a participação de nenhum estudante do referido curso.

A Comissão Organizadora ficará assim estabelecida:

1- Organização Geral - Tem a função de coordenar a organização e supervisionar o evento, zelando por seu bom desenvolvimento e funcionamento. Deverá ser formada por dois membros (os supervisores) de cada sub-comissão, característica que possibilita a maior fluidez de informações entre as demais sub-comissões, por esta razão a Organização Geral deverá estar sempre informada de toda a evolução do processo organizacional.

Para esta sub-comissão não será necessária uma sala, pois seus membros deverão estar sempre em movimento, procurando falhas antes que aconteçam, evitando-as e, caso aconteçam, corrigindo-as.

2- Secretaria - Responsável pela parte burocrática da organização do evento, deverá atuar em companhia da Organização Geral e de todas as sub-comissões. É sua responsabilidade organizar e efetivar as inscrições dos participantes e dos trabalhos apresentados, bem como coordenar, durante o evento, o credenciamento dos estudantes. Sua função abrange o acompanhamento dos trâmites burocráticos, como obtenção de passagens, marcação de vôos para professores visitantes, além de cuidar de sua hospedagem, além de, durante o evento, receber e protocolar reclamações, repassando-as para a Organização Geral, tirar dúvidas e anotar sugestões dos participantes. Ainda compete a esta sub-comissão os certificados distribuídos por ocasião do ENECS. Será necessária uma sala para a Secretaria durante o evento.

3 - Comunicação - Tem a função de divulgação e imprensa durante todo o processo organizacional do ENECS (antes, durante e depois do encontro em si). Deverá estar em contato com as outras escolas de Ciências Sociais do país, mantendo-as sempre informadas sobre o andamento da organização do XXIII ENECS. A esta sub-comissão competirá a administração do site e do e-mail do evento, confecção de cartazes, panfletos e distribuição dos mesmos, bem como acionar outros meios de divulgação, como o site da UFBA e TV UFBA, jornais e revistas. A divulgação ainda abrange a passagem em sala de aula, na UFBA, a fim de informar e despertar no corpo discente o interesse em participar e contribuir para o XXIII ENECS, além de contatos com os estudantes da Universidade do Recôncavo - UFRB, bem como de demais instituições que venham a oferecer o curso de Ciências Sociais até a data do encontro na Bahia.

4 - Assuntos Políticos - Tem a função de coordenar a parte política do encontro. Ficará responsável por articular com as outras escolas do país a construção de um Ato Público a ser realizado durante o evento. Será de sua competência organizar e mediar os grupos de discussões - GD's, bem como a Plenária Final, e fazer as atas de cada um destes.

5 - Finanças - Esta sub-comissão ficará responsável pelos contatos e patrocínios, obtenção de verba para passagens e diária para palestrantes, arrecadação de fundos, controle de gastos e prestação de contas.

6 - Programação Acadêmica e Cultural - Se responsabilizará pela parte cultural e acadêmica do evento como: palestras, debates, mini-cursos, oficinas, vivências, convite aos professores, ajustes de horários, organização do material didático em companhia dos professores, além da organização e realização das festas e atividades culturais diversas.

7 - Infra-estrutura e logística - Esta sub-comissão ficará responsável pela estrutura física do encontro, como alojamento, segurança, iluminação, transporte, bom funcionamento dos banheiros. Além dessas atribuições, deverá cuidar da alimentação e recepção dos estudantes dos diversos estados assim como do estacionamento dos ônibus das delegações.

Atividades do XXIII ENECS

O XXIII ENECS terá, como principais atividades, apresentação de conferências, debates, mini-cursos, oficinas, apresentação de trabalhos, grupos de discussão, vivências, exibição de filmes, apresentações artísticas, saraus e um ato público. Estas atividades serão detalhadas a seguir.

1-Conferências

As conferências consistem em apresentação, seguida de debate, de temas atuais e intrigantes que permeiam as diversas áreas de atuação das Ciências Sociais. Haverá sempre um ou dois conferencistas em cada mesa a fim de possibilitar uma maior amplitude do tema debatido. As conferências apresentadas durante o XXIII ENECS serão as seguintes:

    - As Ciências Sociais pensando o mundo: os conflitos da diversidade e as incertezas contemporâneas.

    - Cultura Política: tempos de descrédito e esquecimento.

    - Brasis Urbanos: a contemporaneidade citadina por uma ótica antropológica.

    - A precarização do trabalho e da vida: os arranjos invisíveis de manutenção da lógica do trabalho nas sociedades atuais.

2-Debates

Assim como as conferências, os debates também serão acerca de temas atuais relevantes de amplo interesse da área das Ciências Sociais. Haverá também mais de um debatedor em cada mesa, às vezes com opiniões contrárias entre si, possibilitando não somente abarcar a diversas esferas de um determinado tema, mas possibilitando distintas interpretações possíveis. Os temas para os debates serão os seguintes:

    - Juventude e ação política: dilemas, limites e possibilidades.

    - O espaço da cultura popular e a institucionalização do mercado cultural.

    - Descolonização do conhecimento nas Ciências Sociais: alforria curricular.

    - Quem deve decidir? Discutindo o aborto na agenda pública.

    - Reflexões acerca da educação superior hoje.

    - Nova esquerda ou populismo disfarçado? A política na América Latina em questão.

    - Novos atores políticos como alternativa de preencher o vácuo cidadão/ Estado.

    - As novas configurações do sistema - mundo contemporâneo.

    - Os impactos da tecnologia na percepção da vida social.

    - Os novos contratos sociais: direcionamentos das novas teorias políticas nas sociedades contemporâneas.

    - A Laicidade do Estado: os limites do sagrado e do laico na relação Estado e Religião.

    - Discutindo a luta antimanicomial numa perspectiva das Ciências Sociais.

3-Mini-Cursos e oficinas

Os mini-cursos e as oficinas deverão ser ministrados por mestrandos e doutorandos ou recentes mestres e doutores. Os responsáveis pelos mini-cursos e oficinas deverão comunicar à sub-comissão responsável o material necessário para a realização do curso, no entanto será de sua responsabilidade a preparação do material didático utilizado durante sua realização. Haverá certificado de participação desde que haja a freqüência mínima requisitada.

4-Apresentação de trabalhos

Este será um espaço destinado para que os estudantes de Ciências Sociais de todo o país tenham oportunidade de apresentar seus trabalhos, sejam frutos de pesquisas científicas ou produções independentes. No entanto, haverá uma seleção. A comissão avaliadora deverá ser formada por um professor de cada departamento - Sociologia, Antropologia e Ciência Política. As regras para inscrição dos trabalhos seguem abaixo:

    - Enviar resumo para a Comissão de Programação Acadêmica e Cultural no prazo a ser definido e divulgado em meios de comunicação compatíveis;

O resumo deverá seguir rigorosamente as instruções abaixo:

- Título do Trabalho: escrever o título de trabalho em letras maiúsculas, utilizando no máximo três linhas;

- Autores: escrever o(s) nome(s) do(s) autor (es), indicando o(s) os alunos e orientador (es), se houver, seguido do e-mail, utilizando no máximo duas linhas;

- Instituição: escrever o nome da universidade de origem, do departamento, utilizando no máximo duas linhas, em negrito;

- Resumo do Projeto: Digitar no editor de texto Word ou similar, em fonte 12 e com espaçamento 1,5, destacando o objetivo, a metodologia, os resultados (iniciais, parciais ou finais) e as conclusões (se houver), necessariamente nesta ordem, utilizando no máximo 500 caracteres. Enviar para a Comissão de Programação Acadêmica e Cultural pelo e-mail trabalhosenecsba2008@hotmail.com. Pede-se para não apresentar Referências Bibliográficas no resumo.

5-Grupos de discussão - GDs e Plenária Final

Será um espaço de discussão política e acadêmica dentro do Movimento Estudantil entre os estudantes de Ciências Sociais para que temas relevantes e pertinentes sejam analisados e que propostas sejam encaminhadas para deliberação. Haverá sempre duas sessões para cada tema: um GD e uma plenária deliberativa. Estão propostos, inicialmente, três temas:

1 - Sociologia no ensino médio e perspectivas para o profissional de Ciências Sociais.

2 - Conjuntura nacional e Universidade

3 - (re) Organização do Movimento Estudantil em Ciências Sociais.

Na Plenária Final será realizada uma avaliação do Encontro e será decidido a sede do ENECS 2009.

6-Vivências e apresentações artísticas

Estes espaços serão destinados para a troca de informações sócio-políticas e culturais entre os estudantes dos diversos estados brasileiros. As atividades para este espaço ainda estão em processo de finalização.

7-Exibição de filmes

Diversos filmes deverão ser exibidos durante o XXIII ENECS, sempre seguidos de debate. Os filmes sempre serão pertinentes com as áreas de atuação das Ciências Sociais.

8-Sarau

Espaço aberto a todo estudante que queira recitar poemas, tocar ou cantar músicas. Assim como os demais, será uma atividade delimitada num tempo específico, no entanto será livre quanto a expressão: é só chegar e pedir a palavra! "A poesia não nasceu em função do suporte de celulose, mas como palavra-evento ou, Homero na ponta da língua, palavra alada" (Antônio Risério).
Cronograma

CRONOGRAMA ENECS 2008

DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO
7:00 às 9:00 Credenciamento Café da manhã
9:00 às 10:00

Oficinas e Grupos de Trabalho

Plenária Final
10:00 às 12:00

Debates

12:00 às 14:00 Almoço

Alocação

Filmes (14:00 às 17:00)

Vivências
14:00 às 18:00

Mini-cursos (14:00 às 16:00)
ATO



Conferências (16:00 às 18:00)

18:00 às 19:30 Jantar
19:00 às 21:30
GD I PLENÁRIA I GD II PLENÁRIA II GD III / PLENÁRIA III
21:30 ...


CULTURAL


Comissão Organizadora do ENECS 2008 - Bahia

[Debates] Comite Catarinense Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais

COMITÊ CATARINENSE CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

CONVIDA
Reunião: 17/ 06/ 08 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: SINTUFSC

Consideramos muito importante a participação de tod@s companheir@s nesta reunião e nas próximas, pois a criminalização dos movimentos sociais está cada vez mais vigente e tem como objetivo barrar nossas lutas, portanto, a unidade contra esta política perversa não só é possível como necessária.