19 de abr. de 2011

Relato reunião CA´s CFH


ilosofia:
Curso de Filosofia:
  • Problemas com turmas dos graduandos em Filosofia que não tem salas no CFH para turmas de calouros e acabem sendo remanejadas em salas de outros centros de ensino.
  • Problemas com disciplinas de filosofia que ultrapassam 40 acadêmicos, algo  exagerado dificultando assim à aprendizagem e o debate que é necessário em algumas disciplinas da graduação em Filosofia. Resultado da “reforma universitária”.
  • Foi pedido também para que seja reivindicado junto à Reitoria e ao departamento de Filosofia maior número de professores de efetivos e nos casos de necessidade de professores substitutos sempre exigir a contratação prévia para que não haja problemas em nenhuma das disciplinas oferecidas a todas as fases, como ao ocorrido com turma do 1ª fase noturno que não tinham professor contratado na primeira semana para lecionar História da Filosofia I.
Centro de Filosofia e Ciências Humanas:
  •  Reivindicar em parceria com os outros CAs uma campanha para manter o preço das fotocopias, juntando o estudo que está sendo realizado pelo DCE. Para garantir o preço à R$0,07 e reivindicar que haja mais locais para fazer as fotocópias dessa forma diminuindo as filas no CFH.
  • Garantir que espaços como o palco do bosque sejam utilizados para atividades culturais como; apresentação de bandas, teatro, dança, entre outras atividades culturais.
No âmbito da Universidade:
  • Manter sempre ativo as discussões sobre Permanência; RU, moradia, BU, Bolsa permanência.
  • Criar uma lista de livros que os estudantes necessitam para enviar à reitoria, através de passagem em salas. Reivindicando dessa forma novos exemplares à Biblioteca Universitária. Assim como traduções de títulos que existem apenas em línguas estrangeiras.
 
Psicologia: Curso essencialmente elitizado e portanto, sem grandes demandas relacionadas a permanência(RU, BU, Xerox, moradia). Não há professores faltando, alguns saírão pra pós doutorado mas ja esta prevista as reposições. Reforçou-se a idéia do Léo de se fazer um espaço cultural, algo com o 12:30 do CFH, como forma de socialização/divulgação dos problemas dos cursos do CFH para os estudantes de psicologia.

Geografia:
-Trabalho de Campo: Devido ao corte na educação(3,1bi) e 50% no corte de transportes nas universidades, procuramos informações acerca de como isso refletiria em nossos trabalhos de campo.
Fomos a PRAE e recebemos a informação de que teriamos apenas mais 2 meses de saída de campo. Semana passada soubemos através da Roselane, que depois da reunião com secretário de planejamento da UFSC,  nos informou que saiu uma portaria de Brasília fornecendo mais 105 milhões de reais para transporte nas IFES. Ficamos de estudar se este dinheiro será suficiente. Gabi(história) falou que o corte de 50% reduziu verba pra transporte para 250mi, e agora somendo-se 105mi teremos 355mi, bem abaixo dos 500mi anteriores. Encaminhamos debates acerca da importancia do trabalho de campo para a formação do geógrafo, como forma de fortalecer essa discusão perante os estudantes, aliada a luta por sua integralidade de custeio (transporte, estadia, alimentação).
-Professores: Em conversa com nossa chefe de departamento, soubemos que o GCN precisa de 61 professores efetivos até 2014 quando entra a última turma de Geologia. Hoje temos 34 e dois substitutos com carga horária de 4 professores efetivos. Incrivelmente este semestre não tivemos nenhuma falta de professores do GCN, tivemos apenas do CED(2 disciplinas). A chefia do departamento pediu 6 novos professores para iniciar 2012 e foi aberto concurso apenas pra 1.

Forma formadas comissões pra tocarem estas atividades, a questão dos professores caberia a comisão de avaliação do curso.

História: Vem pasando por processo de mudança curricular. Um grupo pequeno de professores vem discutindo e ditando estas mudanças.
Não há falta de professores este semestre, a não ser em disciplinas de educação com no exemplo da geo.

ENCAMINHAMENTOS:
- 19/04: Pintar cartazes chamando pra assembléia(não anotei o horário léo, vc lembra? acho que era 12:30 não?
             Os cartazes não irão com os pontos da assembléia pois como nossa reunião não pode se estender devido a diferentes compromissos, foi sugerido apenas um chamado com interrogações para os estudantes, no sentido de instigalos a participarem.

25/04, segunda-feira, reunião dos CA´s do Cfh  as 17:30hs no Hall do CFHpara pensar a pauta da assembléia e organizar a passagem em sala.

Tiramos de conversar com demais CAs do CFH.
Cris: OCN e GEOL.
Gabi: Antropologia
Sérgio: Sociais e Museologia

Acho que é isso...
Cris
 



--
Leonardo de Lara Cardoso
COEREFIL SUL - Florianópolis/SC
II EREFIL SUL - 13 a 15 de maio CFH/UFSC