18 de jun. de 2009

[CALCS] Relatoria Reunião CALCS 18/06/09 (Extraordinária)

Ata da reunião do CALCS, do 18 de junho, às 13h, com a seguinte proposta de pauta:
 
Presentes: Laura, Elis, Boni, Gabi Augusta, Tiago, Heron, Carol, Victor, Elis, Léo, Vinícius.

Informes:
 
Pauta:
 
1-  Retorno da participação:
  - CNE
  - ERECS
2- Representação estudantil nos órgãos colegiados
3- Finalizar material para receber textos para o jornal
4- Reuni e ENEM
5- ENECS

1- ERECS: Boni trouxe discussão ocorrida no ERECS sobre o próximo ENECS, que será realizado em Agosto em João Pessoa. Pergunta se o CALCS dará apoio para ida ao evento, se pedirá ônibus e falou das condições criticadas pelas escolas envolvidas com a construção dos encontros. O ENECS sempre acontece nas férias de julho, mas a escola sede desse ano decidiu mudar a data por conta própria e boicotou reuniões que serviriam para organizar o encontro. Sugere que o CALCS escreva uma carta de crítica à escola sede por esses motivos.
Falou também que ano que vem o ERECS ocorrerá na UEL e que uma das principais discussões será a Sociologia no Ensino Médio. O grupo de e-mails para discutir o encontro agora é aberto para organizar o evento ao longo do ano. Primeira reunião virtual ocorrerá dia 28 de junho, às 19h entre as escolas que participaram do encontro esse ano.
A idéia é que aconteça uma reunião de avaliação do ERECS desse ano em nosso curso.
Esse ano o CONECS ocorrerá entre 15 e 19 de julho, na UnB. Mesma data e local do CONUNE. Proposta de discutir esses eventos. Ponto que fica para próxima reunião.

1-CNE: Laura fez uma retrospectiva e um balanço do evento. Diz que o positivo foi ter interagido e discutido com estudantes de vários lugares do Brasil. Os nossos delegados farão suas considerações por escrito.
Fez um resumo dos consensos e falou dos pontos discordantes e polêmicos: as discussões sobre a finalidade de uma nova entidade e criação de espaço permanente de discussão entre os estudantes em âmbito nacional. Entre as críticas a de que as discussões não foram sobre romper ou não com a UNE, mas passaram direto para aceitar ou não a ANEL (Assembléia Nacional dos Estudantes Livre), nova entidade criada no evento.

Elis deu informe da festa em comemoração aos 5 anos da primeira revolta da catraca no dia 19 de junho e do mini-curso entre os dias 26 de junho e 3 de julho no sindicato dos bancários de Florianópolis.
Boni informou da “Festa da quadrilha”, também no dia 19 de junho, para arrecadar fundos para os estudantes processados.

Laura chama atenção para ausência de colegas que se comprometeram publicamente no ano passado a participar do CALCS.

O restante dos pontos ficam para as próximas reuniões.