3 de jul. de 2009

[CALCS] Calcs e a Classe trabalhadora?

Então Victor,

Posicionamento Prévio? Qual seria o risco , envolver as lutas motivadas por motivos 'particulares' da classe trabalhadora nas nossas democráticas reuniões de CA´s? Onde nunca tomamos(nem podemos ter) um posicionamento prévio sobre nada. Quanto á minha clareza sobre o assunto, não é maior do que quem ficou sem transporte esses dias, e procurou acompanhar o que está acontecendo na mídia. Na verdade, clareza faltou no seu comentário, e é isso que ressaltei no último email, e me desculpe pela chatice,pois vou fazer de novo.

"Justamente porque certos aspectos da luta desses trabalhadores não parecem convergir com a necessidade da população."

Você pode estar se referindo à pauta dos trabalhadores do transporte público, no que se refere à reposição salarial e aumento do vale alimentação.. Vamos (aprofundar): O que isso tem a ver com a população?
Pode ser sobre o ponto de pauta referente à garantia de emprego para 3mil trabalhadores(famílias!)

ou ao fato de 'aceitarem'(com multa de 150 mil para o sindicato) a proposta do aumento da tarifa e do subsídio para que garantam sua pauta , ficando o ônus para a população...-> serão eles os individualistas?

O aumento pode ter a ver com a prática corrente de aumentá-la nas férias, momento em que os estudantes não podem 'reavaliar' os impactos de uma moção de apoio, imagine se organizar para fazer alguma coisa.


E como disse o Boni, não podemos só ficar reagindo aos aumentos da tarifa, estaremos fadados ao fracasso.
Nós como estudantes de C.s, temos a condição de compreender a relação dos empresários/prefeitura/trabalhadores/população, e deveríamos estar previamente posicionados quanto à isso sim!

Espero ter contribuído de alguma forma com o debate, mas a moção mesmo, não vai ter impacto nenhum agora.. Vou ser mais propositivo desta vez, e estender o convite:

-Chamado para reunião sobre a intervenção da prefeitura nas empresas de transportes:

O Movimento Passe Livre chama reunião acerca da possível intervenção do poder executivo municipal nas empresas de trasporte coletivo de Florianópolis. A intervenção foi anunciada após a recusa por parte do SETUF( Sindicato das Empresários do Transporte Urbano de Florianópolis) a nova proposta da prefeitura. A prefeitura, SETUF e SINTRATURB já negociam há dois meses, e a greve já passa de 72 horas de duração.
Entendendo que a medida abriria um precedente importante de intervenção pública no sistema de transporte coletivo da cidade, o que pode levar à ampliação da participação dos usuários no mesmo; e, lembrando que tramita na câmara de vereadores o projeto de licitação para os novos contratos de concessão do transporte, convidamos todas entidades, organizações políticas e pessoas interessadas para debater os rumos transporte coletivo de Florianópolis e ações dada a nova conjuntura.

A será realizada no SINERGIA – Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis, Rua Lacerda Coutinho, nº149 – Centro. A partir das 14h.

Compareça! Divulgue!

Adalberto Teodósio Tabalipa
Ciências Sociais
COMITÊ DE LUTA PELO TRANSPORTE PÚBLICO

[CALCS] Calcs e a Classe trabalhadora?

Então, primeiramente eu gostaria de separar as coisas aqui...
Foi só um comentário meu, não a 'postura política do CALCS' com a minha intenção de reavaliar (fundamentar) SIM moções de apoio. Acho que é fundamental haver debate, Boni e a Laurita ja´ressaltaram e acho que é real a necessidade de tratar os dilemas que se refletem nas lutas. Por que estar engajado tomando posicionamento prévio!? É esta a minha preocupação! Justamente porque certos aspectos da luta desses trabalhadores não parecem convergir com a necessidade da população.

Acho extremamente válida a proposição do pessoal que tem uma militância mais presente, como vc mesmo Adalberto, mas não acho que a sua clareza em ver a situação deva ser estendida aos posicionamento do CALCS. Por que não debater essas divergências sem o arraigo valorativo!? A manifestação de "espanto" que vc colocou nas minhas palavras não acrescentam muita coisa, senão o asco de as pessoas se manifestarem com posicionamentos diferentes.

Creio que é evidente que as reuniões não têm tido quorum. Realmente é complicado o fim de semestre e a paralisação dos ônibus, mas não quer dizer que tudo esteja parado. Enfim, podemos ainda marcar os debates.

Valeu galera...

abraços!
VITOR

[CALCS] Calcs e a Classe trabalhadora? + Cadê a moção de apoio?

Vitão, e demais... Não teve reunião né!?
Pela paralisação eu acho né!?
É importante debater e utilizar essa lista para isto tbm. Mas tirar um posicionamento crítico atráves da entidade que representa os estudantes de CS tbm é importante, demonstra que estamos avançando na reflexão sobre a realidade que nos cerca, e qual construímos.

Neste sentido continuo apoiando a proposta da LAURITA. Não como uma defesa incondicional dos trabalhadores do transporte urbano enquanto categoria, mas pautando seu dilema e sua luta, que reflete uma necessidade presente não só para o traslado da população, majoritariamente a classe trabalhadora, mas para própria saúde dessa cidade gurizada. Pautar as políticas publicas, as reivindicações sociais das categorias, e dos movimentos e da população NO NOSSO debate do ME cotidianamente não é nenhuma aberração, é uma necessidade...

E ser a favor ou contra todo mundo é. E hão de convir comigo que é fácil, não é nem preciso um curso de CS para tal façanha. Refletir e atuar na realidade concreta, colocar todo nosso arsenal crítico e teórico na rua, na luta diária... aí o bicho pega.

Quanto ao teor da moção, e a disputa se vai ter ou não, podemos debater em alguma reunião do CA, se rolarem né... Ou mais tarde.
E quanto as atas das duas ultimas reuniões não vi elas por aqui não!
Alguém viu?
Um abraço e boa aula.


Vagner Boni
Estudante de Ciências Sociais - UFSC