31 de mai. de 2009

[MACS] Relatoria Reunião Virtual 31/05/09 (definição local do CONECS)

Camaradas, segue em anexo uma versão editada da reunião (25 paginas).

Com quorum em torno de 15 pessoas, e, com excessão do Norte, todas as regiões representadas, uma longa discussão se deu acerca das possibilidades de escola sede para o CONECS presencial conforme deliberado no último ENECS.

A principal proposta é que fosse feito na cidade e na data do CONUNE, porém, devido a parte do movimento estudantil ter rompido politicamente com esta entidade e não concordar principio com este encaminhamento (principalmente preocupações em relação a diversidade política do encontro (CONECS),certa polêmica foi gerada , porém por outro lado, é o evento que reunirá o maior número de estudantes de ciências sociais nos próximos meses.

A partir disso foi encaminhado a votação:

1) decidimos aqui que o CONECS se realizara no CONUNE, e dai tiramos uma comissão que irá garantir sua realização, estrutura e representatividade

2) Tiramos uma comissão que primeiramente ira averiguar a possibilidade de representação (x escolas), estrutura, etc e, com tudo isso comprovado, o CONECS se realiza durante o CONUNE, ou, outro lugar, com os mesmos critérios( a definir)



Proposta 1: 8 votos
Proposta 2: 5
Abstenção: 1

Comissão:

Felipe (UFMT)
Daiane (UFMT)
Jelder (UFMT)
Luis (UFMG)
Harethon(UFPR)
Paula (UFRPE)

Contatos do ME de área:

rena USP
Rafa-UFS
Bernardo Paim - UFPR

Foi sugerido uma próxima reunião para o próximo domingo, que a comissão ficou responsável por mandar um email confirmando e avisar como esta o processo em relação às articulações para o conecs.

Se alguem quiser a reunião completa (com piadas, interrupções, etc.), me peça por email pessoal que eu envio.

Abraço,
Harethon L. F. Santos - UFPR

-------------------------------------
[MACS] Relatoria Reunião Virtual 31/05/09 - DEFINIÇÃO DE LOCAL DO CONECS


Harethon - UFPR diz: Boa noite. Bom, enquanto não entra mais gente podiamos ir pensando na pauta, se há alguma coisa pra além de CONECS (pauta e local) e ENECS
Marcus Hulk - UFRGS diz: acho que podemos ir tirando indicativo de pauta mas devolver para as universidades um prazo para marcarmso reuniões e construiros a pauta nas bases daí hj poderíamso marcar a data talvez debater o próprio enecs. Hj: data, do conecs virtual, digo, presencial. indicativo de pauta, se for o caso. local, claro e debater o enecs se tem notíciais de quem vai se vão
Harethon - UFPR diz:A, tem o mecanismo da reunião. Se lembram daquela do ano passado com mesa? Acho bom pra ficar mais organizado e um pouco mais formal.
Drink -- UFES diz:sim
Jelder - UFMT diz:concordo
Luís - UFMG diz:sim
Harethon - UFPR diz:Beleza, posso ser eu a mesa. Pra quem não lembra: a mesa estabelece o ponto de pauta e daí as pessoas vão pedindo "inscrição", o coordenador vai listando so nomes e indicando a vez de cada um (que de preferencia ja digitou a fala em outro local, aí só copia e cola.)
Drink -- UFES diz:é interessante
Fernando - UFPE diz:ok.
Drink -- UFES diz: que se configure um código de inscrição pra n tumultua a tela proponho esse ---> o/
Jelder - UFMT diz:ok
Fernando - UFPE diz:ok
Renata - USP. diz:hahahaha. okay.
Drink -- UFES diz:=p
Jelder - UFMT diz:Harethon comece camarAda
Harethon - UFPR diz:Certo. Primeiro ponto: Possibilidade/necessidade da realização do conecs presencial
Jelder - UFMT diz: estou de acordo
Harethon - UFPR diz:inscrições abertas
Marcus Hulk - UFRGS diz:o/
Harethon - UFPR diz:vai la
Jelder - UFMT diz:0/
Marcus Hulk - UFRGS diz:bom, no enecs de 2008 discutimos bastante sobre a necessidade de rompermos o isolamento a que as escolas sede dos encontros estavam submetidas isso por vários motivos a) pelo empobrecimento da programação b) pela sobrecarga dos inevitavelmente poucos que sobravam para tocar o encontro c) pela dificuldade de se contemplar, por isso, a diversidade de um curso tão diverso em um país de dimensões como o brasill.dentre outras coisas que debatemso ao longo dos gd do encontro e nas pelnárias, com bastante participação qeu ao final concordou com a criação de uma instância, limitada, é verdade, as que ajudasse a organizar as atividades das sociais, tais como lutas e o próprio enecs. nós tentamos marcar algusn encontros, mas devido a muitas limitações isso foi impossível. ao fim, marcamos um espaço no FSM, em belém, um pré-enecs, marcado no próprio enecs de salvador ao qual a organização da paraiba faltou, mesmo estando presente a falta de diálogo da escola sede, a inobservância dos acordos e acúmulos do enecs passado impõe que debatamas alguns pontos relativos a nossa organização além disso, o encontro está marcado para uma data que impossibilita a participação da maioria das universidades do brasil
Paula - UFRPEdiz:gente tem alguém da UFPB aqui?!
Drink -- UFES diz:(inocencio saiu sem maiores explicações)
Marcus Hulk - UFRGS diz:acho que seria fundamental garantirmos um espaço democrático para debate das sociais antes do ENECS. pronto
Harethon - UFPR diz: Jelder - UFMT
Luís - UFMG diz:o/
Jelder - UFMT diz:ja faz 3 enecs que tentamos rearticular uma organização nacional dos estudantes de CIÊncias Sociais e por n motivos não conseguimos nesse ultimo encontro conseguimos, como o Hulk colocou, um avanço nessa direção, agora temos que encaminhar essa pauta tirada no encontro, pq geralmente justamente por falta de uma organização nacional é que as deliberações dos encontros não são encaminhadas. e se não fizermos esse conecs antes do ENECS será quase impossivel que conseguamos colocar a organização nacional em pauta. portanto eu concordo com a idéia que o bernardo colocou na lista de emails, qu eé a de realizar o CONEC no CONUNE, pos pela falta de tempo essa sera, creio que nossa ultima chance de organizar isso. pronto
Harethon - UFPR diz:Luis
Luís - UFMG diz:então pessoal como o hulk havia dito, faltam espaços para uma articulação democrática dos nossos encontros democrática no osentido da participação das diversas regioes nesa articulação entretanto, desde o enecs de Salvador não faltaram espaços, nem reuniões pra eestreitarmos nossos contatos. digo isso pelas reuniões virtuais q chegaram a contecer com certa regularidade...e pelos encontros que participaei. um no CONEB da UNE, em Salvador e outro, no FSM. este último, o mais importante, pois fora definido na plenária final do último enecs, infelizmente não contou com a participação do pesoal da escola-sede ... desse "afastamento" do pessoal da PB, resultaram em alguns desdobramentos não muito animadores... por exemplo a escolah da data do ENECS quer dizer, principalmente a data nesse sentido, reitero o que disse o Jelder - UFMT, é necessária um CONECS presencial pra que pelo menos aparemos essas imperfeições mas digo que não foram emvão nossas tentativas de reunir... concluido
Harethon - UFPR diz:Rena
Renata - USP. diz:muito acorod com o que foi dito, mas vamos lá ! os pontos que foram apresentados no debate são fundamentais pra que a discussão avance: a escola sede, nos últimos anos,planejou, organizou e garantiu o ENCS de maneira muito solitária. Isso pela falta de uma instância ou entidade nacional que desse cabo às discussões feitas nos encontros.
Esse ano, além da ausência deste espaço e da debilidade da conecs ainda prematura, ficamos diante de uma total falta de disposição da escola sede de ampliar o debate, de faze-lo pra alem da UFPB. É sintomático, que, como o Hulk colocou, a data do nosso encontro nacional impossibilite a participação da imensa maioria d@s estudantes de c. sociais do país.
O enecs já carregava o peso de não oferecer política nacional pr@s estudantes. Nesse sentido, o movimento de área de nosso curso tem muita dificuldade de se apresentar como uma alternativa política
de fato; muita dificuldade de ser um espaço que avance na mobilização estudantil e na conquista de vitórias. O espaço nacional de nosso curso se eximiu, inclusive de debater com profundidade a implementação da obrigatoriedade de sociologia no ensino médio.
Mais do que garantir que o ENECS seja um espaço legitimado pela presença de muit@s estudantes [o que será difícil esse ano] temos de estar organizad@s pra apresentar propostas políticas pros espaços. Garantir uma reunião da conecs é, nesse sentido, indispensável pra que nosso espaço nacional não desmorone de vez. Apoio que seja no conune.
Harethon - UFPR diz:Drink
Drink -- UFES diz:Bem, a realização de um CONECS, eu creio que seja extremamente necessária diante do que temos visto acontecer na conjuntura educacional a qual estamos submetidos, sem tocar em um ponto macro (neste momento). Sim, tivemos algumas tentativas de organização, algumas poucas reunioes, e uma desmobilização gradativa. Os espaços gerados em encontros nacionais foram importantes para a manutenção de um grupo que quer levar essa discussão para além de uma lista de e-mail, mas insuficiente. eu creio ser necessário um encontro presencial, especialmente para que essa mobilização nao morra como ja vem morrendo.Sobre o ENECS, bem, além da falta da comissao organizadora ao encontro proposto, há tb um outro lado da moeda, existe a nossa falha, a já dita falta de mobilização. Apenas eu e o Hulk, ficamos discutindo e cansando nossos dedos e argumentos com a comissao o ca´s, da´s, ou qualquer entidade ou sujeito, n se prestou a discussao.Entao eu me pergunto, fico a indagar a vcs meus camaradas, este CONECS, este encontro ele tem chance de acontecer? Nós temos capacidade e vontade para que isso aconteça, será que os sujeitos politicos aqui envolvidos estao realmente afim disto, ano passado corremos, discutimos, gritamos, mas no fim...por N motivos que vao explicitados, n aconteceu... Lançada a provocação. pronto.
Harethon - UFPR diz:Não há mais inscritos
Felipe Torquato - UFMT. Diz:0/
NANDA CORECHA - UERJ diz:entao eu tenho uma duvida. me inscreve. é o seguinte. o conecs é a intenção de um encontro presencial?
Jelder - UFMT diz:sim
NANDA CORECHA - UERJ diz:aonde seria?
Drink -- UFES diz:é esta a discussao
NANDA CORECHA - UERJ diz:pra quando seria?
Jelder - UFMT diz:0/
Drink -- UFES diz: esta a discussao
Marcus Hulk - UFRGS diz:o conecs seria uma reunião presencial com representantes tirados em assembléia nas escolas
Felipe Torquato - UFMT. diz:0/
NANDA CORECHA - UERJ diz:obrigada, entendi marcus;)
Daiane diz:me inscreve, por favor
Harethon - UFPR diz:Felipe
Felipe Torquato - UFMT. diz:Bem primeiro quero me Apresentar. Sou o Felipe trabalhador do IBGE Miltante da ASS( Alternativa Sindical Socialista) e estudante de Ciências Sociais UFMT. Nós aqui de MT estamos nos mobilizando muito para o CONUNE e acredito que terá vários estudantes de Ciencias Sociais da UFMT nesse espaço.Daí vejo sim a importância do nosso evento acontecer no Conune. Pelo menos uns 6 ou 7 do nosso estado.
Fernando - UFPE diz:o/
Paula - UFRPEdiz:0/
Drink -- UFES diz:o/
Felipe Torquato - UFMT. diz:Dai conforme a camarada disse eu tbm concordo com a data que ela sugeriu e conforme ela escreveu.Concordo com a Camarada Renata - USP. Conecs seja no Conune . Bem é isso que Acredito tbm . Grato pelo espaço. Era isso.
Harethon - UFPR diz:Daiane
Daiane diz:ok. Boa noite, gente! Eu sou estudante de sociais na ufmt, e gostaria de contribuir ressaltando a grande importância da realização deste conecs o mais rápido possível. Principalmente pra que a gente possa avançar no próximo encontro e também nas organizações regionais que estão precárias no caso aqui do centro-oeste eu acho que se ninguém discorda da realização na ocasião do conune
NANDA CORECHA - UERJ diz:o/
Daiane diz:a gente poderia avançar nesta proposta específica e pensar em como seria o diálogo com os CAs que ainda não estao inseridos nesta construção. só isso
Harethon - UFPR diz:Bom, existem 4 inscritos, alguem retira?
Felipe Torquato - UFMT. diz:0/
Harethon - UFPR diz:Fernandissonfala. inscrições encerradas na proxima fala
Fernando - UFPE diz:opa.. então.. boa noite galera... nao vou me alongar muito.. só queria levantar um outro ponto da questão...que foi colocado pelo companheiro da UFMT que lá estão se preparando pro CONUNE... massa e as escolas que não estão...seria esse realmente o local pra se puxar esse CONECS..
Jelder - UFMT diz:0/
Renata - USP. diz:o/
Bernardo Paim - UFPR diz:0/
Fernando - UFPE diz:acredito que nossas capacidade pra pensar locais pra essa reunião não se esgotaram e tal... gostaria de escutar outras propostas...pra tentarmos avaliar o melhor espaço... era mais isso mesmo..desculpa não poder me alongar é que eu to muito cansado... acredito que algumas das minhas motivações a galera entenda quais são... =] mas lembrando que acima dessa reflexão tem que estar a vontade dessa construção... foi mal a brevidade... é +- isso
Paula - UFRPEdiz:pronto? sou eu?!
Harethon - UFPR diz:isso
Paula - UFRPEdiz:Olá pessoas, gostaria de fazer um questionamento relacionado com a representações das escolas no possivel encontro no CONUNE.Existem algumas escolas que não estarão no CONUNE por não reconhecer a mesma como espaço de representação estudantil, então como ficaria a representação destas escolas? Já que colocamos aqui a questão da democracia! Só uma preocupação, não tenho nada contra acontecer, me preocupo quanto as escolas estarem em boa percetagem representadas e acontecer o encontro neste espaço poderia acarretar na ausência de algumas escolas. é isso...
Drink -- UFES diz:eu?
Harethon - UFPR diz:isso
Drink -- UFES diz:Bem, vou juntar as duas ultimas falas, qto ao local. A Une hoje passa por um processo que todos sabemos de uma imagem cada vez mais manchada e que muitos estudantes nao legitimam mais a UNE como sua representante ( fique claro que aqui n defendo o CNE), entao creio ser complicado , extremamente complicado, tirarmos uma reuniao nossa, para um conune , que talvez n garanta a participação de todos os estudantes que queiram cosntruir o conecs.Infelizmente muita gente que no inicio começou a cosntruir o conecs nao está aqui presente, infelizmente as chamadas foram feitas, mas e ae? Tem gente que nao vai mesmo ao conune, como fica a participação desta galera? Existe a SBS, que acontecerá no rio em Julho, um local um pouco mais central, como foi discutido anteriormente, para a realização do encontro. N é uma proposta, apenas a sugestao de um outro encontro. um outro local para o encontro* só isso, por enquanto
Harethon - UFPR diz:felipe
Harethon - UFPR diz:as inscriçoes ja foram encerradas
Felipe Torquato - UFMT. diz:Conforme a Companheira Daiane falou acredito que se não tiver discordância da proposta do conecs ser no Conune nós podemos Avançar.
Fernando - UFPE diz:(há)
Drink -- UFES diz:(sim há)
Felipe Torquato - UFMT. diz:Acredito que essa necessidade de fazermos o conecs logo para de fato tentarmos organizar a militância do curso Ciências Sociais Nacionalmente é clara.Mas gostaria de dizer ao companheiro Fernândysson , que coloquei essa questão do local do Conune por visualizar que é possível englobarmos vários estudantes de Ciências Sociais, no meu estado MT por exemplo teremos no mínimo 6 ou 7 estudantes, isto que estamos longe de Brasília . Acredito que mesmo com dificuldade , para galera da UFPR , UFMG tbm seja possível ter pessoal de ciências sociais em Brasília.
Paula - UFRPEdiz:(existe)
Felipe Torquato - UFMT. diz:Dai é tentarmos fazer correria e garantir o Conecs. Valeus Galera é isso Grato pelo espaço.
Harethon - UFPR diz:rena
Renata - USP. diz:okay.Acho que a gente poderia debater muito tempo sobre a importância de que o maior numero de escolas construão o conune e tire delegad@s p/ esse espaço, mas acho que o debate não deve caminhar p/ esse lado. De fato, algumas escolas não estão construindo o conune e não enviarão delegações, mas isso não inviabiliza, no meu ver, a realização do conecs neste espaço. As escolas que não constroem o conune podem, mesmo assim, fazer um esforço p/ garantir que representações cheguem ao espaço p/ o conecs. A maioria de nós estará por lá, pelo tom das falas...para esses/essas, a realização do conecs em outro espaço exigiria um duplo esforço de descolamento (leia-se, grana): uma vez p/ o conune e outra p/ onde for. fim.
Harethon - UFPR diz:Bernardo
Bernardo Paim - UFPR diz:Olá camaradas. primeiro gostaria de me desculpar pelo atraso, A definição do local para a reunião do CONECS é relativamente simples, precisamos de uma quantidade significativa de escolas presentes, e um diversidade de localizações geográfica das escolas pelo Brasil.O segundo ponto é que haja uma diversidade de posicionamentos políticos distintos nesta reunião.A partir disto entramos na discussão sobre os espaços possíveis, uma das propostas é que seja feita na mesma data, e na mesma cidade do CONUNE, para assim aproveitar a estrutura colocada para ida para o conune. Eu e o Harethon também fazemos parte de um campo do movimento estudantil que defende a ruptura com a UNE, porém não abdicaríamos de fazer uma reunião neste espaço, se não possuirmos uma pro se não possuirmos uma proposta melhor. A outra proposta possível seria fazer próximo a data do SBS (que será no Rio e em julho) o que definirá por uma ou por outra será os critérios colocados acima o fundamental é que decidamos isso hoje, e já começemos os operativos para que isso saia na prática. É importante também definirmos a pauta desta reunião (CONECS) e ir debatendo os objetivos desta. Vale ressaltar que a proposta do CONECS foi feita numa reunião presencial de 4 escolas do sul, o que demonstrou uma certa disposição destas escolas participarem.por fim para viabilizar a reunião no DF, precisamos ver alguém que esteja por lá para disponibilizar a estrutura para a moçada. algumas pessoas ou escolas responsáveis por encaminhar isso. Fim. próximo
Harethon - UFPR diz:Jelder - UFMT
Jelder - UFMT diz:Concorco com a fala do Bernardo, de qualquer forma será dificil conseguirmos congregar a todos, só que pelo que eu vi o SBS terá uma estrutura mas custosa e de menor participação das escolas. posso estar enganado, mas pelos relatos e pelo carater do encontro SBS creio que sera mais dificil conseguirmos uma grande participação. eu sei que vários camaradas sairam da une, e nem por isso defendo que eles precisem participar dos seus espaços,só vejo que pela falta de tempo que nos resta e pela urgencia do CONECS avalio que seriamais produtivo que isso ocorra no CONUNe. valeu
Harethon - UFPR diz:Bom, temos duas propostas: CONECS durante o CONUNE ou SBS
Drink -- UFES diz:pera, esclarecimento
Paula - UFRPEdiz:Gente, que absurdo isso! Não podemos só pela estrutura bater o martelo e disser sim, me parece mais um argumento para encher o CONUNE me desculpem... lembrando que só vai no busão delegados do CONUNE! (DESCULPEM)
Marcus Hulk - UFRGS diz:esclarecimento
Marcus Hulk - UFRGS diz:o/
Paula - UFRPEdiz:0/
Drink -- UFES diz:eu ACHO q fui o primeiro a pontuar a sbs, mas apenas por ter sido o encontro que me veio a cabeça e que saiu do campo de conune ou cne , q parece q vai acontecer em julho tb... eu quero perguntar se existem outras dtas, outros encontros, outros locais.
Harethon - UFPR diz:Reabrimos incrições?
Marcus Hulk - UFRGS diz:eu pedi para esclarecer
Fernando - UFPE diz:o/
Marcus Hulk - UFRGS diz:acho que não tem de ter inscrição, quando muito defesa
Drink -- UFES diz:sim, acho necessário para ao menos defender a proposta de conune ou n.
Harethon - UFPR diz:Hulk
Marcus Hulk - UFRGS diz:esclarecendo o drink
Bernardo Paim - UFPR diz:Acho que uma defesa do conune, uma contrária que venha com uma proposta e encaminhamos para a pauta do conecs
Harethon - UFPR diz:Hulk, esclareça
Marcus Hulk - UFRGS diz:o conune seria uma forma menos custosa por que de fato teremso mais gente lá. quanto aos onibus: os delegados sái 1/1000. sempre sobram vagas nos bus. não vão só delegados.
Harethon - UFPR diz:Isso é uma defesa
Marcus Hulk - UFRGS diz:não. esclareci a questão do bus. não vão só delegados. nenhuma universidade do br lota um bus de delegados
Harethon - UFPR diz:Quem mantém e se propõem a defender a SBS
Drink -- UFES diz:discordo...
Paula - UFRPEdiz:bEM, QUEM NÃO FOR DELEGADO DO CONUNE NÃO CONSEGUE VAGA PARA BRSILIA, ENTÃO TERÁ CUSTO O INDIVIDUO QUE NÃO FOR DELEGADO DO MESMO JEITO QUE TERIA PARA O RIO
Harethon - UFPR diz:CALMA. Quem tem alguma questão esclarecimento que não tenha a ver com as propostas
Felipe Torquato - UFMT. diz:(concerteza)
Drink -- UFES diz:eu
Harethon - UFPR diz:Drink
Jelder - UFMT diz:galera tenho que sair mais daqui a poco eu volto. se tiver voto ou algo do genero eu defendo o CONUNE
Drink -- UFES diz:novamente, eu to colocando eu n defendi a sbs ( a Paula - UFRPE sim) ou n. quero perguntar se há, uma outra opção além do conune... se n houver, q votemos nas duas que estao sendo colocadas
Harethon - UFPR diz:certo. propostas: CONECS durante o CONUNE ou CONECS em um espaço que não o CONUNE, e daí com uma proposta elaborada. Alguem tem alguma proposta que não seja a do CONUNE?
Paula - UFRPEdiz:0/
Harethon - UFPR diz:Gente, as incrições estão encerradas. Alguém tem propostas diferentes das que estão aí
Drink -- UFES diz:"novamente, eu to colocando eu n defendi a sbs ( a Paula - UFRPE sim) ou n. quero perguntar se há, uma outra opção além do conune... se n houver, q votemos nas duas que estao sendo colocadas"
Harethon - UFPR diz:Não existem outras propostas, ao que parecce. Alguem defende a proposta da SBS e reivindica que seja colocada em votação?
Bernardo Paim - UFPR diz:TENHO UMA PROPOSTA DE ENCAMINHAMENTO. Posso?
Harethon - UFPR diz:sim
Bernardo Paim - UFPR diz:acho que nos resolve. proposta de encaminhamento:
- data do CONECS Julho - consenso
- Local: primeiro vemos a viabilidade da participação de várias escolas e campos politicos diversos no conune
segunda opção outro espaço
Elaboramos um corún e responsáveis para ver isso com prazo. o que acham?
Harethon - UFPR diz:Inscrições abertas
Marcus Hulk - UFRGS diz:o/
Paula - UFRPEdiz:0/
Fernando - UFPE diz:o/
Renata - USP. diz:o/
Daiane diz:o/
NANDA CORECHA - UERJ diz:o/o/o/o/o/o/
Bernardo Paim - UFPR diz:Só para tentar ajudar a organizar. questão de ordem. Posso?
Harethon - UFPR diz:vai
Bernardo Paim - UFPR diz:beleza. fiz uma proposta de encaminhamento para ser consensual primeira pergunta: É consenso encaminharmos algo neste sentido?melhorando.alguém discorda deste encaminhamento? se discordar, é algo pontual ou estrutural a proposta?
Harethon - UFPR diz:pronto?
Renata - USP. diz:eu acho que eu discordo, se entendi bem.
Marcus Hulk - UFRGS diz:
de não se decidir o local agora?
Marcus Hulk - UFRGS diz:eu discordo
Bernardo Paim - UFPR diz: Vou recolocar
Felipe Torquato - UFMT. Diz: Eu discordo. Eu sou FAvoravel ao CONECS no CONUNE como foi a proposta da Renata - USP e de varios companheiros que ja defenderam a proposta quando as inscrições eram respeitadas.
Harethon - UFPR diz: Felipe, não é a sua vez
Bernardo Paim - UFPR diz: Algumas pessoas estão com dificuldades de entender se haverá uma diversidade de, principalmente, grupos políticos no conune (principalmente os que romperam com a UNE), certo? precisamos de mecanismos intermediários caso uma proposta não seja possível de ser encaminhada
Drink -- UFES diz: s
Bernardo Paim - UFPR diz: a proposta inicial é que seja no conune, com o porém de haver uma quantidade de escolas e uma pluralidade de opiniões
Renata - USP. Diz: EU TENHO UMA QUESTÃOD E ORDEM.
Bernardo Paim - UFPR diz: caso não haja isso, precisamos ter um plano "B"
Harethon - UFPR diz: depois
Bernardo Paim - UFPR diz:só isso.
Harethon - UFPR diz: Rena
Bernardo Paim - UFPR diz: para que isso seja possível precisamos de responsáveis e datas. fim
Renata - USP. Diz: gente, acho bom a gente tentar ser mais encaminhativo. barnardo, voce ta defendendo que a gente nao tire isso agora ? se for isso, esse encaminhamento precede.
Harethon - UFPR diz: é, é isso. Tem inscritos para comentar a proposta, o primeiro é o Hulk
Marcus Hulk - UFRGS diz: gente, calma
Harethon - UFPR diz: Hulk
Marcus Hulk - UFRGS diz: vamso definir a metodologia do encaminhamento antes?
Harethon - UFPR diz: vai
Marcus Hulk - UFRGS diz: não adianta abrir mais uma rodada de intervenção para eu repetir exatamente o que disse antes vamos definir como vamos encaminha e lidar com o resultado dos encaminhamentos vou propor uma metodologia, posso?
Harethon - UFPR diz: sim
Marcus Hulk - UFRGS diz: 1) ser ou não no conune 2) se não, onde? daí se debate sbs ou um foro exclusivo. pq discutir ser ou não no conune já traz implicito todo o debate da une. que sinceramente, se alguem não conhece aqui, ou pretende mudar de oponião logo, agente até deveria. abrir rodada de debate sobre o caráter da entidade. eu não tenho dúvida de que é uma merda, mas vai ter uam romaria do brasil par alá, como teve no fsm e n´so disperdiçamos. fim
Drink -- UFES diz: (isso foi defesa)
Fernando - UFPE diz: (gostaria que respeitasse a inscrição que houve, ao inves de por em votação sem escutar o resto)
Harethon - UFPR diz: Acho que não passa por isso, Hulk. A questão de debater outros locais é em relação a representatividade do CONECS durante o CONUNE, e não em relação ao carater da UNE.
Bernardo Paim - UFPR diz:o/
Harethon - UFPR diz: Hulk, comente a proposta, depois os outros inscritos se manifestam
Bernardo Paim - UFPR diz: concordo com o Drink
Harethon - UFPR diz: 4 incrições abertas, fernando pode falar
Bernardo Paim - UFPR diz: o/
Fernando - UFPE diz: eu acho que vou entrar na vez aqui pra tentar colocar oq entendi do Bernardo e oq concordo com ele... a unica proposta desenvolvida foi o CONUNE, certo? Certo! a SBS foi uma proto-proposta, vamos dizer assim... encurtando os caminhos...o pq não o CONUNE é oq o pessoal falou a representatividade das forças neste espaço... isso não tem nada a ver com participar ou não do CONUNE...tem a ver com existirem diversas correntes de opiniões lá... e não uma inflação das que constroem tal espaço... em tempo...este, a principio, ficaria como prioridade...porem para acontecer realmente lá tem que ser levada a discussão pra o maior numero de escolas e se garantir um modelo de participação...não simplesmente quantitativo.... ou seja, que se prove que o CONUNE é o espaço com maior capacidade pra aglutinar nossas escolas... e existiria uma comissão pra cuidar disso...e essa comissão tmb poderia sugerir outro lugar que possa aglutinar mais que o CONUNE... foi oq peguei da proposta e concordei... não sei se me fiz entender.. concluido.
Marcus Hulk - UFRGS diz: o/
Paula - UFRPE diz: 0/
Harethon - UFPR diz: inscrições encerradas agora. bernardo
Bernardo Paim - UFPR diz: se encaminha o que o hulk colocou, com um mecanismo de corún, responsáveis e um plano B, tá ótimo. Proposta de responsáveis: UFMT. Proposta de prazo para a convocatória: 15 dias. quorum: 15 escolas, 4 regiões (mais ou menos isso). proposta de encaminhamento. existe divergencia? Portanto:
Drink -- UFES diz: pode ter duas escolas responsáveis.
Bernardo Paim - UFPR diz: pode ser
Harethon - UFPR diz: Hulk
Marcus Hulk - UFRGS diz: deixa eu ver se entendi? 15 dias para confirmar esse quorum? no conune?
Bernardo Paim - UFPR diz: isso. entrar em contato com diversas escolas e na lista do conecs e em quinza dias mandar um relatorio sobre como foi esta articulação.
Marcus Hulk - UFRGS diz: bom, se isso não se confirmasse, teríamos um prazo igual para confirmar os mesmo critérios na opção seguinte
Bernardo Paim - UFPR diz: e já define o encaminhamento
Marcus Hulk - UFRGS diz: correto?
Bernardo Paim - UFPR diz: isso
Marcus Hulk - UFRGS diz: que dias é a sbs?
Drink -- UFES diz: final de julho
Marcus Hulk - UFRGS diz: teríamso até o final de junho para fechar isso. bom gente. olhem só. quando tentamos marcar um conecs exclusivo em algum lugar. as escolas se manifestaram a favor de se deslocarem exclusivamente para participar do processo. o que estamso procurando aqui é uma forma de baratear os custos, o que é sempre lembrado. quero encaminhar que se tire o indicativo do conune como local do conecs e em 15 dias se faça uma checagem das escolas se terão onibus para o conune e para a sbs e se avalie, em 15 dias mas em 15 dias não recomeçamos o processo de checagem como ocorreria na proposta original mas se avalie ambas as propostas pois temso que ter tempo para ampliar so debates não adianta nada realizar o conecs num resort e o debate não envolver o grosso dos estudantes tem que ter tempo de chamr reunião, ampliar o debate se agente ficar andando em círculo vamso realizar novamente a profecia que se auto realiza da falta de representatividade nas cs e o boicote aos espaços alguém não entendeu?
Harethon - UFPR diz: Hulk, qual é sua divergencia com a proposta do bernardo?
Marcus Hulk - UFRGS diz: isso, avaliação com número de onibus. a proposta do bernardo daria 15 dias para avaliar um dai mais 15 para avaliar outro, a sbs, com os mesmos critérios proponho indicativo do conune e reavaliar em 15 dias, para não perdermso tanto tempo é isso
Paula - UFRPEdiz: e... vamos encaminhar? as inscrições já sairam da ordem novamente!
Drink -- UFES diz: é vc agora Paula - UFRPE
Paula - UFRPEdiz: me retiro da discussão!
Marcus Hulk - UFRGS diz: (eu fiz uma proposta de concenso tb)
Harethon - UFPR diz: Rena
Renata - USP. Diz: gente, acho que a gente ta caindo numa polemica muito a toa. o hulk colocou um ponto que é central: ja temos um encaminhamento anterior que apontava a disposição das escolas de construir um espaço só pra isso. com o conune temos a chance de minimizar esses gastos. as pessoas estarão lá. a maioria. os grupos politicos que romperam com a une terão sim esse gasto a mais. mas minimiza pra maior parte dos estudantes. a gente ta debatendo a um tempão...as pessoas, a maioria daqui, ja falou que vai pro conune, e nao acho que nem de longe a SBS é um espaço amplo como o conune, seria um gasto a mais pra um numero muuuito amior de pessoas. isso.
Harethon - UFPR diz: daiane
Daiane UFMT diz: ok; gente, primeiro que eu acho que tá surgindo polêmica a toa...já acabou o espaço para propostas novas e a gente já deveria estar encaminhando as duas únicas que surgiram: conune e sbs. Mas quero pontuar umas coisas: 1) Discordo totalmente da propostados 15 e tudo o mais! Defendo que data, local, estratégias de mobilização tudo isso seja definido agora. Caso contrário vai dificultar ainda mais ou mesmo impossibilitar a organização dos possíveis participantes. 2)Caso a gente decida daqui 15 dias não fazer mais lá no conune, será muito difícil alguma escola pegar a responsabilidade de sediar o conecs a essa altura do campeonato (até agora não surgiu nenhuma proposta concreta, a não ser da SBS que é totalmente inviável, principalmente pelos altos custos). 3)Brasília será um local mais acessível a grande parte das escolas. E com esse encaminhamento podemos garantir o nosso principal foco, que deve ser a participação de grande parte das escolas no CONECS e a garantia da discussão de nossas pautas. 4)Nada impede a participação dos estudantes que não reconhecem a une. Afinal, as discussões não serão realizadas nos espaços da entidade, podemos organizar espaços específicos pro CONECS na UnB. por isso, eu acho que a gente deve abrir uma defesa pra cada uma das duas propostas iniciais e tirar uma comissao de escolas pra entrar em contato com as demais escolas do Brasil e convidar pro conecs já com data e local definido a partir de já pronto
Harethon - UFPR diz: drink
Paula – UFRPE saiu da conversa.
Drink -- UFES diz: bem, vamos fazer com a daiane disse defender as propostas logo podem começar a defesa do conune.
Harethon - UFPR diz: a outra proposta, da comissão, precede.
Drink -- UFES diz: eu concordo com a comissao.
Drink -- UFES diz: alguém discorda?
Marcus Hulk - UFRGS diz: como assim?
Paula - UFRPE - está na conversa.
Felipe Torquato - UFMT. Diz: 0/
Harethon - UFPR diz: existem duas propostas da comissão, a do bernardo e a sua, hulk. Nas duas, não tiramos o local aqui, primeiro deve ser comprovada a representatividade do local ou do indicativo de local
Marcus Hulk - UFRGS diz: eu retiro, vou manter a da daiane
Harethon - UFPR diz: Felipe
Felipe Torquato - UFMT. Diz: Camaradas nós concordamos com o CONECS ser m Brasilia no CONUNE mas não tem como nós de MT organizar sosinho o CONECS em um estado que não é o nosso. Nós podemos ajudar no processo, ver a disponibilidade se vamos conseguir um alojamento independente do fornecido pela UNE e talz. Preciso levar isso tbm para a reunião com os companheiros do meu estado aqui da CS.) Assim concordo com o local em brasilia do CONECS no CONUNE mas precisamos discutir a organização do evento coletivamnte depois. bem é isso fim . próximo.
Paula - UFRPE diz: ok
Harethon - UFPR diz: primeiro encaminhamento: 1) Tiramos aqui que o conecs se realizara durante o CONUNE, sem ter ao certo coisas como estrutura e representatividade 2) Montamos uma comissão que irá averiguar isso. acordo?
Paula - UFRPE diz: sim, de acordo!
Felipe Torquato - UFMT. Diz: CONCORDO PLENAMENTE COM A PROPOSTA DO HARETHON - UFPR.
Marcus Hulk - UFRGS diz: péra aí. o harethon tá julgando o encaminhamento. sem ter ao certo coisas como estrutura e representatividade.
Harethon - UFPR diz: Temos um problema em relação a votação, tirando o Jelder - UFMT, que é em relação as pessoas que entrarama agora
Drink -- UFES diz: (o Jelder - UFMT até abro exceção, apesar dele n ter participado do restante da discussao) Mas o restante, n concordo em votar n.
Jelder - UFMT diz: concordo com o drink
Bernardo Paim - UFPR diz: o voto é por escola
Paula - UFRPE diz: de acordo também!
Fernando - UFPE diz: acordo!
Drink -- UFES diz: bernardo, o voto é por escola NO encontro. e n aqui, eu espero.
Felipe Torquato - UFMT. Diz: Voto é por pessoa. aqui pelo menos na reunião to aqui a um tempão.
Marcus Hulk - UFRGS diz: vamos votar
Paula - UFRPE diz: Mesa por favor, inicia a votação!
Daiane UFMT diz: peraí
Fernando - UFPE diz: por escola ou pessoa?
Daiane UFMT diz: nem todos estão esclarecidos das propostas
Marcus Hulk - UFRGS diz: por escola não dá
Felipe Torquato - UFMT. Diz: Por pessoa.
Bernardo Paim - UFPR diz: pode ser possoa. mas o que acho é que esta é uma reunião do CONECS, porém virtual. mas as escolas não se reuniram antes e tudo o mais
Harethon - UFPR diz: pelo que percebi, a maioria defende por pessoa. primeiro encaminhamento: 1) Tiramos aqui que o conecs se realizara durante o CONUNE, sem ter ao certo coisas como estrutura e representatividade 2) Montamos uma comissão que irá averiguar isso.
Fernando - UFPE diz: mas o voto pessoal de certa maneira está representando uma escola
Daiane UFMT diz: peraí coordenador... questão de ordem. cê tá puxando a proposta pra um lado esquisito
Harethon - UFPR diz: diga a questao de ordem. todos estão esclarecidos em relação as propostas?
Renata - USP. Diz: PROPOSTA DE ENCAMINHAMENTO
Daiane UFMT diz: a proposta é 1) Tirarmos aqui que o conecs será realizado no local e data do conune e formar uma comissão de escolas responsáveis por organizar a estrutura e mobilizar o quorum.
Renata - USP. Diz: sim.
Drink -- UFES diz: s
Jelder - UFMT diz: agora sim
Daiane UFMT diz: sim
Drink -- UFES diz: a do paim é qual?
Fernando - UFPE diz: 2ª
Drink -- UFES diz: so pra fazer direito
Fernando - UFPE diz: a da comissão, né?
Harethon - UFPR diz: Sim, daiane, isso seria um segundo encaminhamento, a proposta que precede é se tiramos aqui ou não que sera durante o CONUNE
Felipe Torquato - UFMT. Diz: isso.
Renata - USP. Diz: isso. mesa: tenho uma proposta de encaminhamento
Harethon - UFPR diz: por favor
Daiane UFMT diz: mas é diferente de dizer que a gente vai deixar tudo no ar...
Fernando - UFPE diz: 1) CONUNE 2) COMISSÃO - ver representatividadeS
Jelder - UFMT diz: sim, mas não era dessa foram que estava sendo encaminhada
Felipe Torquato - UFMT. Diz: Vamos encaminhar logo se sera ou não no CONUNE.
Harethon - UFPR diz: Vou elaborar uma proposta de votação. Ja coloco. Propostas de encaminhamento: 1) decidimos aqui que o CONECS se realizara no CONUNE, e dai tiramos uma comissão que irá garantir sua realização, estrutura e representatividade 2) Tiramos uma comissão que primeiramente ira averiguar a possibilidade de representação (x escolas), estrura, etc e, com tudo isso comprovado, o CONECS se realiza durante o CONUNE, ou, outro lugar, com os mesmos criterios( a definir)
Daiane UFMT diz: isso!
Harethon - UFPR diz: acordo?
Jelder - UFMT diz: ok
Paula - UFRPE diz: ok!
Daiane UFMT diz: tá certo
Felipe Torquato - UFMT. Diz: concordo.
Jelder - UFMT diz: s
Boni - UFSC diz: tranquilo
Drink -- UFES diz: n há entao defesa entre sbs ou conune? colocando as duas como oposição? só pra entender
Harethon - UFPR diz: esta na segunda proposta
Drink -- UFES diz: certo
Jelder - UFMT diz: pronto vamos encaminhar
Felipe Torquato - UFMT. Diz: certo
Drink -- UFES diz: mais uma coisa
Felipe Torquato - UFMT. Diz: encaminhar
Drink -- UFES diz: por favor?
Harethon - UFPR diz: diga
Drink -- UFES diz: mesa por favor explique a questao de votação a todos
Carolzinha . Diz: isso! rs
Harethon - UFPR diz: sim. concordo com o encainhamento
Bernardo Paim - UFPR diz: vamos encaminhar
Felipe Torquato - UFMT. Diz: beleza
Felipe Torquato - UFMT. Diz: encaminhar
Harethon - UFPR diz: O voto se dara por pessoa, as pessoas que chegaram a pouco tempo, com exceção do Jelder - UFMT que estava presente antes, não têm direito de votar, por não terem participado da discussão.
Felipe Torquato - UFMT. Diz: concordo.
Harethon - UFPR diz: A pessoa coloca seu nome e dai o voto: 1 ou 2. Bom, não sei ao certo quem entrou antes ou depois, só tenho uma ideia. Neste caso, Podemos avaliar depois que uma pessoa que votou estava a muito pouco tempo na reunião. Contamos com o bom senso. Propostas: 1) decidimos aqui que o CONECS se realizara no CONUNE, e dai tiramos uma comissão que irá garantir sua realização, estrutura e representatividade 2) Tiramos uma comissão que primeiramente ira averiguar a possibilidade de representação (x escolas), estrura, etc e, com tudo isso comprovado, o CONECS se realiza durante o CONUNE, ou, outro lugar, com os mesmos criterios( a definir) Em regime de votação
Harethon - UFPR diz: votem
Marcus Hulk - UFRGS diz: Marcus Hulk, 1
Fernando - UFPE diz: Fernando Wanderley - UFPE - Proposta 2!
Renata - USP. Diz: rena - USP: proposta 1
Bernardo Paim - UFPR diz: bernardo paim, UFPR proposta : 1
Jelder - UFMT diz: Jelder - UFMT: 1
Lara diz: Lara - ufpe - 2
Felipe Torquato - UFMT. Diz: Felipe Torquato Ciencias Sociais UFMT - 1
Drink -- UFES diz:Drink- UFES- 2
Paula - UFRPE diz: Paula - UFRPE -UFRPE - 2
Daiane UFMT diz: Daiane UFMT - proposta 1
Luís - UFMG diz: Luís UFMG - 1
Miguelito diz: Miguel - Ufes - 2
Harethon - UFPR diz: Harethon, UFPR - 1
Rafa-UFS diz: Rafa-UFS-me abstenho
Harethon - UFPR diz: Posso computar os votos? Alguem ainda não votou?
Felipe Torquato - UFMT. Diz: CONCERTEZA
Felipe Torquato - UFMT. Diz: COMPUTE OS VOTOS.
Harethon - UFPR diz: 1 abstenção, 5 votos na proposta 2, 8 votos na proposta 1
Bernardo Paim - UFPR diz: mas antes de terminar precisa ver responsáveis
Jelder - UFMT diz: ok
Felipe Torquato - UFMT. diz:ver responsaveis, ok
Harethon - UFPR diz:O CONECS se realizará durante o CONUNE. Precisamos tirar uma comissão e marcar uma reunião para elaborar a pauta do CONECS. sim
Renata - USP. diz:gente: nao posso fcar na comissão, mas me disponho a participar da proxima reunião e trazer propostas da USP.
Bernardo Paim - UFPR diz:pra ajudar no encaminhamento: alguém se sugere?
Luís - UFMG diz:blz, mas vc não acham que nesa comissão poderiam entrar outras pessoas q não estão presentes?
Drink -- UFES diz:acho q entrar depois pode. mas é bom tirar logo alguem
Jelder - UFMT diz:creio que sim
Harethon - UFPR diz:Quem se propõem, a principio, a compor a comissão?
Fernando - UFPE diz:qnt mais melhor a parada é construir...
Felipe Torquato - UFMT. diz:isso entrar depois pode pra ajudar.
Jelder - UFMT diz:temos que tirar alguns para começar mas depois pode entrar mais
Fernando - UFPE diz:isso
Bernardo Paim - UFPR diz:tem uma pessoa de cada região, só falta o norte
Jelder - UFMT diz:nos ajudem a entar em contato com as escolas que vcs tem contato. deixem todos os contatos
Harethon - UFPR diz:Se eu peguei, os nomes são, até agora,: Felipe, Daiane, Jelder - UFMT, Luis, Harethon, Paula - UFRPE
Felipe Torquato - UFMT. diz:Beleza são esses os nomes. Dai vamos conversando e quem mais puder entrar pra ajudar ta massa.
Renata - USP. diz:rena USP
Jelder - UFMT diz:meu contato : Jelder - UFMT
Felipe Torquato diz:FElipe torquato
Rafa-UFS diz:aragao.rafael@gmail
Daiane UFMT diz:Daiane - UFMT
Paula - UFRPE diz:Paula - UFRPE -UFRPE
Luís - UFMG diz:Luís - UFMG
Renata - USP. diz:quando fazemos a proxima reuniao ?
Bernardo Paim - UFPR diz:A próxima reunião pode ser marcada por esta comissão quando tiverem alguma coisa para nos dizer?
Rafa-UFS diz:proximo domingo?
Bernardo Paim - UFPR diz:
aí aproveitamos para discutir algumas coisas do conecs?.
Daiane UFMT diz:na próxima reunião temos que discutir a segunda pauta que tinhamos pra hoje...