1 de abr. de 2011

Relatoria Reunião CAs do CFH 01/04/11


Reuniao dos CAs do CFH
01/04

Centros Acadêmicos presentes: CALH, CALPIS, CAMP, CALIGEO,  CAFIL, CALCS
Outros: CALPE, CALA
Cursos do CFH ausentes: Oceanografia e Antropologia.

Pauta proposta:
- Informes
- Assembléia

Informes:

- Pedagogia - Assembléia do Curso, com os coordenadores, diretor de centro e estudantes. Foi contruída uma carta para ser entregue ao Reitor. Foi tirado de ir na Reitoria no mesmo momento entregar, visto que estavamos com muitos problemas no CED, com limpeza, material, espaço físico, professores e etc. Convidamos o Reitor a vir para o CED e ver os problemas que estamos enfrentando... Ele olhou todos os problemas materiais, os banheiros, maçanetas e etc. Depois foi firmado um compromisso de quarta-feira a tarde vir ao auditório do CED com um relatório e esclarecer o que será feito, com prazos. As condiçoes estao caóticas. Depois dessa reuniao com ele pensamos em estar articulando com os outros cursos.

- Arquitetura - Na arquitetura deve uma reuniao lá e estamos com problemas. Falta de sete professores, sem contar a falta de servidores. Fizemos uma assembléia, mas nao conseguimos ter uma particupaçao muito grande. Reconhecemos os problemas que sao nossoa mais estao presentes em toda a universidade. Tiramos uma carta para o Reitor. Queremos garantir que todos os professores DE dêem aula na graduaçao, temos três que nao dao aula, atualmente na graduaçao. Tiramos também de fazer um abaixo assinado e fazer um ato na quinta-feira, que nao aconteceu e será construído para semana que vem, levando a carta ao Reitor e marcando uma audiencia para discutir a falta dos professores na UFSC.
Nao tem potencial suficiente para mobilizar como foi mobilizar na Economia ou na Pedagogia. Mas se unirmos essa pauta com os outros curso, com uma espectativa que os CAs organizem algo a nivel de universidade. Que todos os estudantes se vejam com os mesmos problemas. Hoje tem CEB também, esperamos que ele aconteça.

- História - Na história também temos falta de professores, mas nao está tao grave. O problema maior é nos departamentos do MEM e EED. Nao no Departamento de História. Temos o problema da fila no Xerox. Temos que mobilizar principalmente nesses dois pontos. Aproveitar o movimento dos servidores também. Sem contar a questao de espaço físico, temos turmas do CFH com aulas no CSE.

- Vitor (História): Reuniao da Frente pelo Transporte: Amanha terá reuniao da Frente pelo Transporte, as 15h na Arquitetura.

- Diogo (História): Dia 06/04 no período da tarde acontece no antigo CEFET uma mobilizaçao relacionada a Jornada de Trabalho.

- Filosofia: Estamos em período eleitoral até dia 20/04. Mas várias pessoas estao reclamando sobre a questao do Xerox. Isso vem se agravando muito. Nao temos muito problemas com a falta de professores. Tivemos uma caso apenas, que foi uma demora na contrataçao. O nosso problema é com os professores substitutos, que entram sem possuir didática e nao conseguir passar seus conhecimentos. Temos turmas que estao tendo aula no CCB com 60 alunos. E outras turmas por falta de espaço estao tendo aula no CSE.

- Psicologia: Estamos em caso semelhante a da História. A única coisa que está atingindo a galera é fila do Xerox e do R.U. Com professores nao temos problemas.

- Geologia: Temos problemas sim com falta de professores. Nao vai ter concurso. Terao matérias que serao adiadas. Temos falta de bolsas que nao sao oferecidas, nao temos quase nada de livros na BU, já levamos essa pauta para os coordenadores de curso que disserem que já solicitaram e nao podem fazer nada. O que pega ainda é a fila do RU e Xerox. Os caloros nao estao com falta de professor. Lembrando que os professores sao da Geociências.

- Geografia: Realmente temos que começar a pensar enquanto Geociências, aproximar nossas relaçoes. Os professores sao os mesmos. Na Geografia temos uma histórico de falta de professores. Estamos com falta nas disciplinas do CED. Nesse semestre nao está latente esse semestre. Uma questao que estamos discutindo é a saída de campo. A saída de campo é a síntese do fechamento de cada conteúdo, ficaremos muito prejudicados se isso for cortado. Mas eu acho que análise da Geografia será feita a largo prazo. A cada semestre que passa é mais uma turma que entre. O planejamento tem que ser feito para um ano ou dois. Temos que ficar atento. Estao querendo dividir bacharelado licenciatura.
Tem a questao do regimento também. Que ano passado tentaram passar de qualquer jeito no departamento. Foi feito um pedido de vistas no conselho de unidade do CFH e agora voltou e tem uma comissao trabalhando nisso, onde há a participaçao de estudantes. Tem um indicativo de assembléia para quinta-feira.

- Ciências Sociais: Por enquanto estamos nos articulando para as primeiras reunioes, nao debatemos sobre a falta de professores. Tinham alunos que já estavam formados que estavam de representantes discentes nos espaços, tivemos problemas com isso. Tivemos problemas com a Antropologia e em uma disciplina de Economia. O professor Carlos Sell comentou que o semestre começou turbulento, estao faltando professores e o Depto está tendo que fechar disciplinas. Fila do Xerox e RU.

Sergio (História) - A realidade de separaçao entre Bacherendo e Licenciatura é algo que estamos passando na História também, foi uma imposiçao do MEC, com um interpretaçao oportunista da Lei que foi aprovada que uma pessoa nao pode ocupar duas vagas em uma instituiçao pública de graduaçao, a partir disso eles interpretaram que fazer bacharelado e licenciatura seria ocupar duas vagas. Nao conseguimos articular junto aos professores uma resistencia a isso e teremos esse semestre uma mudança drástica no curriculo, que ainda nao é consenso também, visto que cada professor ou grupo tem sua visao e ambiçao nessa mudança de curriculo. Outra questao que eu gostaria que destacar é a falta de Tecnicos Adiministrativos que há no CFH, temos demandar emergenciais como na Pós em Geografia e na Antropologia que sao muito sérias, eram para vir dois servidores para o CFH agora, esse mes, mas só veio um.

Leonardo (Filosofia): No final do ano passado foi passada uma lista com todos os números de servidores que faltavam e que iriam faltar (a longo prazo). Parece que iam chegar 80 para toda universidade. E tem espaços que iam fechar por falta de servidores.

Assembléia Geral

CALH - Dar um informe do porquê chamamos a reuniao. Chamamos essa reuniao a partir de nossa Assembléia dos Estudantes de História e a partir da reuniao da Economia, onde ficou muito clara a falta de professores e outros problemas que estao acontecendo. A Assembléia ontem da Pedagogia evidencia mais isso. Vimos importante chamar essa reuniao para articular entre o centro inteiros, já que percebemos que os problemas passam por eixos em comum.

Gabriela (História) - Eu acho que o movimento estudantil está empurrando as coisas com a barriga, que é a relaçao do corte de verbas. O próprio Daltom falou que vai ter muitas coisas que vao ser cortadas, já estao sendo cortadas. Nao tem mais projeto de extenssao. Baixaram uma resoluçao que acaba com isso. Gente, temos que discutir isso. Essa reuniao é muito boa, é muito significante, tem a fila do Xeros, tem a falta de professores, tem a fila do RU. Se o maquinário nao foi pedido antes de março sem a cozinha do RU novo vai ter. É muito preocupante isso. Temos que discutir o corte de verbas e o que isso está afetando.

Igor (Geografia) - Esse contexto nao é só do corte de verbas, isso só veio para instaurar de vez o que já diziamos em 2007. Esse é o último ano do projeto do REUNI, isso é para todas as universidades do país. Isso é uma realidade nacional. Professor da Geografia ontem me disse que isso aqui vai estourar, isso um professor que votou na Dilma. Dificilmente quem entrou depois de 2007 viveu um enfrentamente mais forte. Foram muitos anos sem luta. Isso serve nao só para o CFH, mas para toda a universidade. Temos duas coisas aí, o desafiu de reorganizar tudo isso, muito tempo sem luta, e fazer um estudo sobre as consequencias de tudo isso.

Diogo (História) - Aproveitando a fala da Gabi e do Igor, temos 18 pessoas nessa reuniao dos CAs do CFH, só do CFH, isso já é muita gente. As mobilizaçoes estao sendo feitas... O Curso de Pedagogia mostra isso também. Os problemas que foram colocados, a falta de verba com o corte, a expanssao da universidade. Nao estao mais conseguindo colocar remendos na realidade. O Xerox mostra isso. O monopólio do Xerox, onde uma empresa fecha metade dos xerox da UFSC para conseguir presionar o aumento para 10 centavos. Essa divisao entre bacharelado e licenciatura, afeta a Geo, afeta a História. Os cursos novos, que nos afetam, a todos. Com as disciplinas lecionadas. Acho que é possível juntar essas pautas, conversar com nossos colegas, que impulsione a construçoes em outros lugares.

Igor (Geografia) - Eu acho que tem que ficar claro que é uma crise estrutural que nao sai só da universidade ou do governo. Vai totalmente contra essa propaganda de como está o Brasil. A realidade completa é essa aqui, é falta de professor, é aluno limpando sala e banheiro para usar. A Reitoria realmente acreditou que isso fosse acontecer, que os recursos iriam vir. Eles foram pegos de surpresa. Ontem, por exemplo, o curso de pedagogia, pedia condiçoes minimas, nao para a melhora, mas para continuar caminhando. Agente sabe que tem uma taxa de substitutos possíveis para cada universidade. Agente já estourou isso, e mesmo assim nao estamos cobertos. A pergunta é como está a articulaçao dos professores e dos servidores. A reitoria tá com o cú na mao, agente vai ter que dar uma resposta.

Dani (Psico) - A minha proposta vai muito no caminho do que o Igor vinha falando. Como dar essa resposta. Acho que é um sintoma claro e vamos sentir em todas as universidade e que já estava claro que isso iria acontecer. Nao acredito nessa ingenuidade da Reitoria. Acho que poderiamos marcar uma nova reuniao onde os CAs tragam os problemas e possíveis lugares de atuaçao. A nossa força está em mobilizar os estudantes, que eles entendam isso. Minha proposta é essa, que levemos para os CAs e que depois organizemos. Vemos os pontos, passamos em sala e intervimos de forma macificante.

Leonardo (Filosofia) - Na questao que a Reitoria já sabia, eu ouvio que eles já estavam discutindo isso a nível de CUn. Eles já sabiam, já tinham discutido isso. Antes de sair o decreto eles já sabiam. Essa atitude difusora tem que ser feita, acho que antes temos que colher dados. Alguns já tem, mas antes temos que melhorar isso. Trazer e compartilhar isso. Dessa Assembleia Geral sim podemos passar em sala, teremos um respaldo uns dos outros, do todos os cursos, enquanto CFH.

Gabi (História) - Queria pegar na questao dos servidores e professores. O ME está distante sim deles, mas acho que temos que entender que há uma organizaçao para além da universidade deles e uma organizaçao. Tiveram assembléia, existe uma demanda que os estudantes façam esse diálogo. Temos vários indicativos de greve. Existe uma propensao que isso ultrapasse os estudantes, mas temos que estar organizados e levar uma apoio a greve condizente com tudo que estamos passando. Acho importante fazer o mapeamente sim, essa questao do xerox fica claro que é um ponto em comum. Acho que para fazer esse mapeamente a minha preocupaçao é que nao fique só dentro dos CAs, que saia daqui um indicativo para construir essa assembleia juntos.

Sergio (Historia) - Eu proponho alguns encaminhamentos. Que saiamos daqui com a data da Assembléia, com a data de uma outra reuniao, onde já tenhamos os dados dos cursos.

Dani (Psico) - Com relaçao aos encaminhamentos, concordo, mas ressalto que temos que temos que passar em sala, chamando para assembléia geral. E depois da assembléia decidimos o que podemos fazer.
Agora as passagens nao sao mais requisitados na Reitoria, as passagens tem que ser autorizadas pelo MEC. Pelo Ministro. No dia seguinte que isso saiu o Prata já foi a Brasília, nao só ele, mas vários reitores, eles estao de braços amarrados como nós.

Igor (Geografia) - Concordo totalmente com aquilo que foi falado sobre nao cair na abstraçao. De nada adianta agente debater e trazer o que está nos cursos. É necessário debater para que na Assembléia tragam contribuiçoes. Nao adianta tirar um ou dois para que isso fique só com essas pessoas. No dia que for debatido nos cursos tem que ter uma ampla divulgaçao e participaçao no seu curso. Cada CA e curso tem suas estratégias, suas limitaçoes, seus meios. A licenciatura, quase todos os cursos aqui tem licenciatura, se esse curso para, quase todos os cursos do CFH páram. A minha dúvida é, como agente faz com isso. Todos os cursos de licenciatura estao sendo afetados pelo CED e agente vai esquecer isso?

Diogo (História) - Eu acho que todo debate que agente vai fazendo agente tem que estar buscando explicar. Quando falarmos dos problemas do CFH temos que lemnbrar e falar que esses problemas estao relacionados com outras questoes, do CED, do Xerox... etc. Temos que conseguir ligar essas coisas na hora que fizemos os debates. O Otávio ele filmou a sla 329 que estava inundada, ele gravou isso, acho que agente tem que divulgar isso e registrar essas coisas, as filas no xerox também, que potencializa a compreençao dos problemas pelos estudantes.

Vitor (História) - Temos que cuidar que nao podemos abraçar o mundo de uma vez, acho que temos que focar no CFH, para articular a base, se ficamos chamando todo mundo acabamos nao priorizando uma base. Acho que temos que tirar uma data para a Assembléia Geral da UFSC.

Sergio (História) - Acho que temos que priorizar o CFH, a muito tempo que nao conseguimos articular os CAs do CFh de forma conjunta, temos que voltar com essa prática, já tivemos no CFH articulaçoes importantes a partir desse espaço. Mas claro, sempre fazer as coisas com a perspectiva relacional dos problemas vividos. E a Assembléia Geral da UFSC podemos no máximo tirar um indicativo para lançar como proposta.

Leonardo (Filosofia) - Olhar a agenda e pensar na parte prática.

Encaminhamentos:
- CAs traram estudo sobre os problemas dos seus cursos na reuniao do dia 18/04.
- Incluiremos um ponto no CEB de hoje sobre as Assembléias Gerais.

CALENDÁRIO DOS CAS LINDOS DO CFH:
05/04 - 12h30 pintaremos cartaz sobre a assembléia no Hal do CFH.
06/04 - Reuniao com o Reitor no Auditório do CED sobre o retorno às solicitaçoes do curso de pedagogia, às 14h.
18/04 - Reuniao dos CAs do CFH as 12h30, no Hall do CFH.
27/04 - Assembléia Geral dos Estudantes do CFH, às 18h30, no Hall do CFH.

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Sergio Luis

História - UFSC