26 de mai. de 2010

[MPL] Para o ESTADO todo e qualquer manifestante é CRIMINOSO e deve ser tratado a CHOQUE ELÉTRICO

Uma coisa pode-se dizer com certeza sobre a polícia de Floripa: lá rola democracia. Todos que participam de movimentos populares são tratados igualmente… como criminosos. Luta de classes é isso aí. Sem distinção de idade, inclusive.
Foto tirada pela jornalista Juliana Kroeger, da Doc Dois Comunicação, durante protesto contra o aumento nas tarifas de ônibus, ontem, 25 de maio.
Texto por camarada d.
Retirado de:  http://tarifazero.org

[Textos] FUTURO DAS ESTATAIS DE SC: Privatização, só com aval popular

Capa Diário Catarinense. 26 de maio de 2010 | N° 8817

FUTURO DAS ESTATAIS DE SC: Privatização, só com aval popular

PEC aprovada ontem prevê que alteração no controle acionário de empresas como Celesc e Casan deve passar por plebiscito

Agora é lei. Qualquer mudança no controle acionário de empresas de economia mista, como a privatização de companhias como a Celesc e a Casan, precisa da aprovação direta do povo catarinense. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, ontem, por unanimidade, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que exige a realização de plebiscito nesses casos.

Na prática, a emenda, de autoria do deputado Pedro Uczai (PT), acrescenta o seguinte parágrafo ao 13º artigo da Constituição Estadual: “A alienação ou qualquer transferência do controle acionário da Celesc, sua subsidiária Celesc Distribuição e a Casan dependerá obrigatoriamente de autorização legislativa com posterior consulta popular sob a forma de referendo”.

Conforme o deputado Uczai, o objetivo principal da PEC é garantir planejamento estratégico às empresas de economia mista. No caso, as estatais de energia elétrica e de abastecimento de água e de saneamento.

Para o deputado, a emenda proporciona segurança jurídica às diretorias das companhias catarinenses para trabalharem com planejamento estratégico, da mesma forma como atuam empresas privadas.

– Isso vai poder ocorrer independentemente de quem ganhar as eleições. Se o governo que entrar quiser privatizar a Celesc, vai ter que consultar o povo para saber se ele quer ou não vender o seu patrimônio público – justificou o deputado, para quem a medida é uma vitória que fortalece o Estado e induz ao desenvolvimento econômico de todas as regiões.

Casos de fusão devem ser aprovados por deputados

Os casos de extinção, fusão, incorporação, cisão ou alienação de controle acionário das autarquias, sociedades de economia mista, empresas e fundações públicas só serão autorizados mediante aprovação, primeiro, por maioria absoluta dos membros da Assembleia Legislativa e, depois, por consulta popular.

O deputado Uczai também acrescentou ao texto constitucional a prerrogativa de que, nas sociedades de economia mista em que possuir o controle acionário, o Estado fica obrigado a manter o poder de gestão, exercendo o direito de maioria de votos na assembleia geral, de eleger a maioria dos administradores da companhia, de dirigir as atividades sociais e de orientar o funcionamento dos órgãos da companhia. Pela emenda, será vedado qualquer tipo de acordo que implique abdicar ou restringir esses direitos.

A reportagem do Diário Catarinense tentou falar com o governador Leonel Pavan na tarde de ontem para comentar a aprovação da PEC. Mas até o fechamento desta edição, a assessoria do governador não havia dado retorno sobre o assunto.

[Textos] Nota de repúdio à Polícia Militar – Sindicato dos jornalistas

Nota de repúdio à Polícia Militar – Sindicato dos jornalistas

Repúdio à Polícia Militar
O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina vem a público repudiar a ação da Polícia Militar catarinense que, não satisfeita em reprimir de maneira violenta os protestos pacíficos da população de Florianópolis contra o aumento das tarifas – enfrentando inclusive crianças – agora decidiu impedir os profissionais da comunicação de fazer o seu trabalho de informar sobre os fatos.
Na última sexta-feira, chegou ao extremo de algemar e deter um jornalista, sob a alegação de desacato a autoridade, por ele ter se manifestado no momento em que outro policial tentava impedir o repórter-fotográfico de realizar suas fotos.
Reproduzindo momentos da nossa história que acreditávamos banidos para sempre, a PM de Santa Catarina tem protagonizado cenas de desrespeito ao direito dos cidadãos. É bom que a cominidade saiba que esta polícia que age de forma truculenta é paga com os impostos arrecadados de toda a sociedade. Logo, deveria protegê-la, em vez de reprimir e impedir a circulação da informação.
A livre manifestação está assegurada inclusive, na Constituição brasileira, portanto, não nada que justifique os fatos registrados na capital catarinense.

Quanto ao trabalho dos jornalistas, é inadmissível que o governo do Estado permita uma ação truculenta como a que foi registrada na sexta-feira. Os profissionais precisam estar junto às manifestações para poderem narrar à população o que fade fato acontece nas ruas de Florianópolis. Se a sociedade permitir que policiais à paisana, possam intimidar, impedir a realização do trabalho e, o extremo, que os que têm a condição da força e das armas possam algemar e deter um jornalista por ele estar registrando os eventos nos quais os policiais estão envolvidos, estaremos retrocedendo aos tempos de exceção, em que a liberdade de expressão era tolhida e a população permanecia vendada sobre o que sucedia no país.
Nosso repúdio ao governo do estado, que é, em última instância, o responsável pela ação da Polícia Militar, nosso repúdio ao comando da PM, que não coíbe este tipo de abuso e nossa solidariedade total aos profissionais envolvidos no episódio. O Sindicato se coloca à disposição para qualquer ação que possa ser efetivada e promete cobrar do governador uma resposta a estes fatos. Se casos como esses forem considerados “normais” em tempos de manifestações e protestos, voltaremos a viver os tempos sombrios da ditadura militar, e isso não podemos admitir, nem como jornalistas, nem como povo.
Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina

[EIV] Festa!

Primeira festa preparatória do Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV)
de 2011!

Bandas:

O Mar de Quirino
Echoe
Stallones
Country Fox

Local: Oásis do CFH
Hora: a partir das 21 hs (ou depois das manifestações contra o aumento da
tarifa)
Dia: 27 de maio, próxima quinta-feira

------------------------------------




Informando:

Além do blog da Frente: lataofloripa.libertar.org, a Rádio Tarrafa FM
Livre está transmitindo os informes das manifestações contra o aumento.

Você pode ouvir através do rádio sintonizando 104.7 fm e pode ouvir pela
internet através do streaming no site:
http://www.radiotarrafa.libertar.org/

abraços,

[CALCS] Sarau & Filme! HOJE às 21h00.

SARAU & FILME  - HOJE às 21:00
BAR/café DO CFH
 
*traga seu instrumento e venha compartilhar de boa música,palco aberto, poesias, intervenções culturais, exposição fotográfica, pinhão, cachaça da boooa, quentão , filme "Amanhã vai ser maior" e "Democracia militar"muita energia para QUINTA no grande ATO!