31 de ago. de 2008

[REUNI] Carta do DACS da UFF contra o curso de graduação de segurança pública.

Carta do D.A. de Ciências Sociais da UFF/Niterói-RJ contra o curso de graduação de segurança pública.‏

Especialíssimos e especializadíssimos senhores e senhoras,
O Diretório Acadêmico de Ciências Sociais Raimundo Soares vem, por meio desta carta, fazer barulho. Mas acalmem-se, os tiros não vem do nosso lado. O barulho vem de muitas bocas, as quais foram ignoradas até então. E por que não dizer caladas, tendo em vista o formato do colegiado deste Instituto.
Assim como nossas bocas não são mudas, nós enxergamos para além da aparência. É possível, sim, que os projetos dos cursos não sejam filhos naturais do REUNI. Contudo, no mínimo, foram adotados. A lógica mercantil da educação é o que impera na proposta, tratando-nos quantitativamente, como novas peças do sistema de produção, assim como manda a cartilha do Banco Mundial e FMI. E é exatamente isto que nós repudiamos.
Neste ano, foi criado o curso de Relações Internacionais na UFF. Não contentes com métodos totalmente autoritários – uma vez que os estudantes sequer foram informados da discussão -, vocês conseguiram mais: como se nosso curso estivesse mui bem, submeteram o novo curso ao nosso departamento de Ciência Política; A falta de disciplinas à noite e na sexta-feira passou a ter a companhia ainda mais presente da incrível carência de disciplinas oferecidas na área de Política, afinal os professores ficaram sobrecarregados.
No atual momento, o cenário tem as luzes dispostas em cima dos cursos de Antropologia e Segurança Pública e Social; o primeiro, além de fragmentar as Ciências Sociais – como se houvesse conhecimento independente entre elas -, forma gestores, profissionais que irão avaliar quem é índio e quem não é. Alguém tem autoridade para isso?É este papel social que estamos tomando para nós?Este é apenas um passo para o desmantelamento das Ciências Sociais, contribuindo para uma maior especialização.
O segundo caso não é menos problemático. Será que “Segurança Pública e Social” é um campo do conhecimento a ponto de ser um curso?E mais: é possível não aliá-la a reificação da luta de classes?Pensemos: se aqueles que se formarem neste curso forem, como bem diz o projeto, administradores institucionais de conflito, o papel deles será qual: a repressão ao povo e a reprodução do sistema capitalista.
De forma alguma, negamos a necessidade de uma reestruturação da Universidade. Tanto no que tange o aspecto físico, quanto organizacional e epistemológico. Porém, como construir novos prédios, enquanto não temos nem ao menos moradia estudantil?A quantidade de bolsas é pífia!O que nós apregoamos é que não são medidas como o REUNI que deve nortear uma suposta expansão. Devemos, sim, nos pautar pelas necessidades.
Explicitamos nossa repulsa por esta possível (de)formação dentro do campo de análise social e as implicações da mesma, pois, por mais que a academia se esforce para isso, ela não tem fim em si mesma. Somos contra o acúmulo de autoridade – no caso, autoridade exclusiva sobre o conhecimento de algo. Isto, pois, autoridade exclusiva remete a autoritarismo, não é mesmo?
Esperamos que seja evidente a disposição para debater, independente de relações burocráticas com essa ação, mas avisamos desde já que há disposição, de igual proporção, para levar às últimas conseqüências se necessário.

Todos ao ato contra o projeto de expansão do ICHF!!!!
Dia: 01/09 (segunda-feira)
Concentração: 17:30 hs
Local: ICHF