20 de fev. de 2007

[JORNAL] Informativo da Semana de Ciências Sociais e para os calouros

E ae Galera,
Como combinado estou enviando o texto que ficou a meu encargo escrever. Não sei se ficou bom, nem se ficou adequado para o contexto que queremos. Enfim, se der para compreender façam as modificações ou correções necessárias, qualquer coisa dou um jeito de escrever um que se encaixe melhor. No mais conversamos na próxima reunião.
Falou T+
Fábio C. Hartmann

CA: Informativo da Semana de Ciências Sociais e para os calouros

O Desafiar das Ciências Sociais

O que dizer às pessoas que vão iniciar (e aos que já iniciaram) os estudos sobre as sociedades e os grupos sociais? Bem Vindos seria uma delas, porém não seria a frase certa, “Proletários de todo o mundo unívos”, também não sei...Até porque não é apenas uma frase, mas são várias as palavras, que como todos verão, vão depender em que contexto são ditas, quais são seus sentidos e por quem elas são interpretadas. Neste caso, temos pouco a dizer além daquilo que todos já sabem e que descobrirão com o tempo durante o Curso de Ciências Sociais. O pouco que se pode dizer nestas poucas linhas é: Pensem, mas pensem muito...

E se todos tiverem paciência e perseverança, cabe refletir e agir sobre qual a importância de cada um em sala de aula, no nosso Centro Acadêmico, na faculdade, com relação ao conhecimento e como cidadãos ocidentais comuns. Assim sendo, as primeiras coisas que serão ditas dizem respeito à autonomia intelectual de cada um e a segunda fala da necessidade de termos uma organização que possa promover os interesses da nossa classe estudantil, do nosso curso, de cada indivíduo que dele faça parte e que consiga atuar na arena do conhecimento e da práxis social.

No que diz respeito ao conhecimento científico devemos desenvolver suas imensas possibilidades e abordá-lo nas mais variadas perspectivas, para que a realidade e a sociedade possam se tornar inteligível. Também não podemos nós render a inércia cientificista que está baseada na arrogância intelectual e que se esconde atrás de uma “neutralidade” alienada e inconseqüente. Considerando mais especificamente nosso curso, você irá a aprender a “olhar, ouvir e escrever”, conhecerá a obra e um pouco da vida dos “Três Porquinhos”, entre outras pessoas com teorias complicadas e instigantes.

Já com relação a nossa entidade, o CALCS - Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais, ele está passando por uma fase de reativação e reconstrução que quer fazer as coisas acontecerem e para isso é muito importante a participação e a contribuição de todos. Sejam quais forem as propostas, idéias e críticas, entendemos que é na diferença que se cresce e na diversidade que se construí. Assim sendo, não dependemos apenas de um método de organização para que alcancemos o que queremos, mas sim de uma boa base teórica, uma boa participação e com certeza um horizonte que possa transcorrer livremente pelos interesses específicos dos estudantes, dos indivíduos como seres pensantes e até ideais que transcendam os muros da universidade intervindo na sociedade (opa!!! mas a UFSC não tem muros. Será???).

Enfim, para pensarmos e praticarmos – não apenas vivermos de abstrações e teorias – o CA está organizando a Semana de Ciências (confira a programação) entre os dias à do mês de Abril. Entre as questões acima ilustradas, as ciências sociais, alguns temas específicos de cada disciplina, a estrutura do curso e qualquer coisa importante que nos dê na “telha” serão discutidas e pensadas nesta semana. Todos estão convidados!

Voltando a falar sobre o que dizer aos que estão ingressando na faculdade, aos que estão iniciando mais um semestre, aqueles que estão começando suas monografias e aqueles que não estão iniciando nada só enchendo o saco, nós vamos dizer, ao invés de Bem Vindos, Bom Desafio! Nos encontramos na “enorme” sala do CALCS, pelo campus universitário e pelos corredores do CFH – Cowboys From Hell, ou melhor me desculpem, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Até mais pessoal!!! Saudações Estudantis!!!