24 de jun. de 2008

[CFH] Relato Reunião do CFH - Eleição!

Galera...nosso querido prof. Hector está tentando acabar com a possibilidade de que o voto para Direção de Centro seja universal.
Provavelmente ele e mais uns tantos estão se organizando para lançar uma chapa, que como a gente já sabe, será capacho dessa nova reitoria (q de nova não tem nada!).
Vamos lá galera....não vamos deixar os nossos professores serem a vanguarda da direito no CFH. É uma vergonha!!!
Segue mais informações abaixo.
Besos!

Kelem Ghellere Rosso
Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais
UFSC


Envio a todos o Convite da nossa próxima reunião juntamente com o relato das últimas (dia 5, 12 e 18 de junho). Apreciem, critiquem, sugiram mudanças! Até sexta, 27, (MÁXIMO) pretendo deixar esse convite-relato em todos os CAs do CFH e na sala da Oceanografia. Lembrem de convidar os estudantes de seus cursos para participarem das reuniões!
Só a título de informe-urgente: o professor Héctor da Sociais, enviou um processo pro CUn pedindo que as eleições da universidade sejam normatizadas pelo CUn cumprindo a lei dos 70% de peso pra professor. Ou seja, se isso acontecer, a eleição de todas as direções de centro serão definidas pelo CUn., instância essa que os estudantes tem míseros 6 votos e que na grande maioria das vezes, as decisões são feitas a portas fechadas. Mais urgente do que nunca pensarmos na mobilização pelo voto universal!


CONVITE

Reunião dos estudantes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH
Próxima reunião: 1º de Julho, terça-feira, às 17:30 na sala 329, 3º andar do CFH

Sugestão de Pauta:
Eleição para direção de centro:
- Fechamento do texto sobre Voto universal
- Discussão da Pauta estudantil
- Proposta de calendário de atividades para o segundo semestre sobre a eleição para direção de centro
-------------------------------------------------------------------------
Relato da terceira reunião dos estudantes do CFH (18/6)
Reunião realizada no dia 18 de Junho, na sala 323 das 17:30 às 19h
Presentes: Boni (Sociais), Gustavo (Sociais), Kelem (Sociais) Matheus (História), Vitor (Geo), Cristiano (Geo),Caio(Psico), Renato(Psico), Allan (Psico), Moysés (Psico), Luana (Psico).

Informes:
- Temos 3 representantes já destacados para a comissão organizadora da IV Semana de Integração CFH-CED. Os nomes são: Moysés (Psico), Matheus (História) e Gustavo (Sociais). Essa comissão entrará em contato com os outros centros acadêmicos (Pedagogia, Biblioteconomia, Filosofia, Geografia e Oceano) para marcarem reuniões específicas para organização da Semana. Foi sugerido como indicativo de data a primeira semana de setembro. As diretoras (Juracy e Roselane) pediram agilidade nesse processo da definição de data para que elas possam administrar as funções burocráticas decorrentes da semana, como reserva de orçamento, espaço físico entre outras coisas.

- A diretora, Juracy, e vice-diretora, Roselane do CFH compareceram à nossa reunião, como acordado na reunião de terça com a direção de centro, para repassar o que foi discutido na reunião delas com a PRAE. Roselane deu um panorama da situação atual da PRAE e de suas principais preocupações quanto à essa gestão. Na opinião delas, eles (Cláudio, Arno e Dalton) parecem mais perdidos do que pessoas de "má-fé", no que diz respeito ao recadastro dos CAs e outras medidas desnecessárias. Eles (PRAE) justificaram que não houve qualquer doação da parte deles pra cerimônia de posse do CAXIF, e o insuficiente repasse de verbas às demandas estudantis (como ônibus etc) foi explicado como resultado das gigantescas dívidas deixadas pela última gestão.
Elas levantaram a preocupação em relação ao financiamento da PRAE, que é todo dos aluguéis de bares e XEROX da UFSC. Outra necessidade é definir critérios claros de distribuição das verbas, sempre levando em conta a inegável desigualdade entre os centros. Uma distribuição "igual" pode significar apenas a continuação da situação desigual.
A fala da Roselane e da Juracy foi permeada pela necessidade da PRAE conseguir estabelecer um diálogo com os estudantes, para não saírem impondo coisas como o cadastro das entidades estudantis. Como primeira tentativa de resolver essa falta de comunicação, foi sugerida por elas (e acatada por nós) uma reunião da PRAE com os estudantes do CFH, não só para colocarmos nossas demandas, mas para eles conhecerem o nosso centro (inclusive nossas grandiosas salas dos CAs!).
A reunião foi marcada para essa terça, 24 de Junho, 12:30 no auditório do CFH.

- Antes de elas se retirarem, a Juracy esclareceu o ponto sobre o voto universal do CFH. Elas encontraram a ata do Conselho de Unidade que definiu o voto universal na eleição de 2004, mas lá estava escrito que a eleição foi paritária. Elas esclareceram que como é definido por lei a eleição paritária com o peso de 70% para os professores, e a ata do conselho é um documento oficial, elas não poderiam colocar algo contra essa lei, e por isso não temos registros oficiais dessa decisão. Elas ficaram de procurar a Joana (que foi diretora do CFH na gestão anterior a elas) para esclarecerem como se deu o processe de escolha pelo voto universal no CFH (se foi assembléia geral ou no conselho de unidade mesmo, entre outros procedimentos). Feito isso elas passarão a informação para sabermos como proceder com a discussão do Voto universal no início do segundo semestre.

Pauta:
1. Discussão do Texto
A proposta do texto foi lida e aprovada. Como falta amarrar algumas questões (como a argumentação a respeito de sermos "passageiros") e arrumar detalhes, o texto ficou de ser enviado por e-mail para essas alterações serem feitas individualmente. A proposta final será apresentada na nossa próxima reunião (01/7, 17:30, sala 329).

Encaminhamento:
- Todos devem fazer suas contribuições no texto por e-mail (está em anexo!), colocando as alterações com cores diferenciadas.

2. Pauta estudantil
O CALCS trouxe alguns pontos para pauta estudantil discutidos na formação de chapa, e o CALPSI trouxe os pontos tirados em assembléia durante a greve de 2005.
Foi sugerido que a pauta fosse dividida entre questões específicas do centro (como questões de estrutura, pautas específicas de cada curso etc) e questões mais gerais como os posicionamentos do diretor de centro frente às políticas na Universidade, etc.

Encaminhamento:
- Todos devem ir mandando suas contribuições para a pauta por e-mail. Esses pontos serão discutidos na próxima reunião, mas a idéia é construirmos a pauta geral apenas no semestre que vem.

3. Calendário de atividades do segundo semestre
Definimos um pré-calendário, ainda bem genérico, para na próxima reunião especificarmos melhor as datas e atividades.

Agosto: pegar firme na discussão sobre voto universal e na construção da pauta estudantil:
- 2ª e 3ª semana: passar em sala (grupos mistos dos cursos), falando sobre a função da Direção de Centro e sobre o Voto Universal. (Foi levantada a idéia de escrever um texto sobre a função da Direção de Centro, mas nada foi encaminhado).

Setembro: mês dos debates sobre o nosso centro (reivindicações, posicionamentos do diretor de centro etc). Uma das idéias é colocar essa discussão na Semana de Integração.

Outubro: reta final (a eleição será no final de outubro ou início de novembro).


-------------------------------------------------------------------------

Relato da segunda reunião dos estudantes do CFH (12/6)
Reunião realizada no dia 12 de Junho, na sala 311 das 12:30 às 14h
Presentes: Boni (Sociais), Diogo (História), Letícia (Geo), Felipe (Geo),Caio(Psico), Renato(Psico), André (Psico), Renato Marcondes (Psico), Luana(Psico), Afonso (Oceano), Bruna (Oceano).

Informes:
- Reunião da direção de centro com os Centros Acadêmicos nesta terça, 17/6, 12:30, na sala da direção. A pauta é sobre Semana de Integração e espaço físico das salas do CA.

- O Moysés (Psico) está como responsável pelo CALSPI para integrar a comissão da Semana de Integração CFH-CED. Os outros CAs devem discutir a proposta do evento e tirar nomes de pessoas interessadas em organizar o evento. (URGENTE!)

Pauta:
1. Voto Universal
Retomamos como forma de introdução e esclarecimento a discussão feita na semana passada, sobre a importância do processo de eleição para direção de centro e a participação dos estudantes nesse processo. O primeiro e mais urgente ponto entre os estudantes é o voto universal, vitória no CFH na última eleição de 2004, mas que está correndo perigo para esta próxima eleição.
Para embasar a discussão foi lido o texto produzido pelo Centro Acadêmico do Serviço Social que, no início desse semestre, reivindicou com êxito o voto universal para eleição da chefia de departamento (o texto está em anexo).
Tiramos algumas diretrizes para a discussão a respeito do voto universal para o semestre que vem:
- panfleto explicativo (a exemplo do texto produzido pelo Serviço Social)
- passar em sala fomentando o debate e convidando para uma assembléia ou para o conselho de Unidade que decidirá sobre o processo eleitoral.
- cartaz no hall do CFH

Encaminhamento:
Decidimos começar o processo de mobilização apenas no segundo semestre, porém o texto já pode começar a ser discutido para pouparmos trabalho no próximo semestre. Para redigir o texto ficaram responsáveis
- Felipe (Esperanto) - Geografia
- Renato - Psicologia
- Luana - Psicologia

* a primeira proposta do texto será apresentada na reunião de semana que vem, quarta, 18/6 às 17:30.

2. Proposta de debate
A proposta enviada em anexo à convocatória da reunião foi lida e apresentada pelo André (Psicologia) e algumas dúvidas foram levantadas:
- quais os objetivos desse debate? Ser uma eleição prévia para decidirmos nosso candidato? ou ser um debate sobre as eleições para direção de centro com pessoas que nós acreditamos competentes para fomentar essa discussão?
Foi colocado que talvez o processo de formação de um grupo entre estudantes, professores e técnicos-administrativos que tenham objetivos em comum e que queiram discutir propostas, para, só depois, escolher um nome para representar essas propostas, seria uma melhor forma de escolha de candidato. Portanto, o debate (que não precisa ser apenas um, mas várias atividades) teria mais uma função de levantar pontos importantes para o debate acerca da direção de Centro.

Encaminhamentos:
- cada CA deve pensar em nomes de professores ou técnicos para participar desses debates sobre o processo eleitoral da direção de centro
- cada CA deve começar a elencar pontos para a pauta de reivindicações dos estudantes.

-------------------------------------------------------------------------


Relato da primeira reunião dos estudantes do CFH (5/6)
Reunião realizada no dia 05 de Junho, na sala 311 das 12:30 às 13:30
Presentes: Allan (Psico), Moysés(Psico), Gustavo (Sociais), Luana(Psico), Eduardo(Psico), Mathias(Psico), Letícia (Geo), Caio(Psico), Renato(Psico), Camila (Sociais).

Pauta:
1. Eleição para direção de centro e voto universal.
Foi colocada a necessidade de articulação dos estudantes do CFH quanto a eleição da direção de centro, que acontecerá em Outubro (provavelmente) deste ano. Além de pensar os problemas e propor nossas soluções, expressados numa pauta de reivindicações estudantis, temos que discutir a forma que se efetuará essa eleição. Na legislação da UFSC as eleições deveriam respeitar o critério "democrático" na proporção de 70% do peso para professores, e 30% divididos entre estudantes e técnicos-administrativos. Nos últimos anos existe um acordo de se decidir a consulta à comunidade universitária nos conselhos que lhe cabem. No caso da eleição para direção de centro, o Conselho de Unidade (onde temos apenas um voto para a representação estudantil de cada curso) é a instância que decide como será feita a consulta. Provavelmente, o conselho de Unidade que decidirá o procedimento da eleição será convocado no começo do segundo semestre (2008.2), sendo, então, urgente a nossa discussão sobre o Voto Universal. Foi levantada a necessidade de darmos uma especial atenção para a homologação da representação discente, pois no ano passado, a homologação dos representantes discentes da Psicologia atrasou devido a necessidade de aprovação do REUNI no Colegiado de Departamento. Todos os centros acadêmicos devem encaminhar a representação para a homologação na PRAE o quanto antes.
Além de decidir sobre o Voto universal, devemos pensar em formas de levar a questão para os estudantes do centro, pensando em formas de mobilização e pressão no Conselho de Unidade, pois na iminência da eleição para reitor do último ano, setores da Universidade recorreram ao Ministério Público para que a lei "democrática" do 70-30 fosse cumprida.
Outro ponto discutido foi a proposta de dois alunos do CALPSI de "eleição" dos candidatos à direção de centro. O projeto está em anexo e seria bom se cada Centro Acadêmico lesse o projeto e já debatesse, trazendo uma discussão mais embasada e encaminhativa para a próxima reunião.
Foi levantado também a necessidade de discutirmos novas formas de mobilização, pois o cargo de Diretor de Centro parece distante da maioria dos estudantes. Esse ponto também ficou para os Centros Acadêmicos amadurecerem, mas uma sugestão foi levantada (mas não completamente formulada) de convidar a atual diretora, Juracy, e vice-diretora, Roselane para um debate/palestra sobre essa função para embasar as nossas futuras discussões.

2. Semana de Integração CFH-CED
Não houve tempo suficiente para discussão do segundo ponto e também avaliamos que esse não seria o espaço mais adequado devido à ausência dos estudantes do CED. Porém, encaminhamos como sugestão para os CAs discutirem a realização do evento e encaminharem (se decidirem por participar) representantes para a comissão organizadora. Essa comissão deverá se encontrar na próxima reunião de quinta, 12/6, 12:30 para articularem uma reunião especial para o assunto, além de procurarem os estudantes do CED para integrarem a comissão.

Encaminhamento organizativo:
* O CALPSI ficou responsável de convidar os demais CAs, e esses de convidar os estudantes de seus cursos interessados em discutir a temática da eleição de direção de centro. Porém, nós nos responsabilizamos de fazer um convite especial ao curso de Oceanografia, com uma pequena fala em sala de aula (323 do CFH).