20 de jul. de 2006

[Textos] Gritos, vaias e bate-boca marcam mesa-redonda sobre Reforma Universitária

Notícia q foi divulgada pela Unaberta:

http://www.unaberta.ufsc.br/noticias/21283

sbpc
Gritos, vaias e bate-boca marcam mesa-redonda
sobre Reforma Universitária
Ontem, 19 de julho, às 11h35

A polêmica do Projeto de Lei da Reforma Universitária (PL 7200/2006), que atualmente espera apreciação no Congresso, levou mais de 200 pessoas ao Auditório da Reitoria na tarde desta terça-feira. Durante a mesa-redonda, um estudante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se levantou e gritou ofensas a um dos palestrantes. O estudante, que se identificou apenas por Maurício, é representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMT.
Maurício atacou diretamente o palestrante Paulo Speller, reitor da UFMT e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes da Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O palestrante foi acusado de não abrir espaço à discussão com estudantes, de irregularidades com fundações e instituições privadas.
Antes da discussão, Speller fazia sua exposição sobre o projeto de Reforma Universitária. O presidente da Andifes é contra a atual proposta, mas apóia o debate com parlamentares para a reformulação do projeto. Speller ressaltou a forma de eleição dos reitores. No projeto atual, a comunidade acadêmica elege três nomes. O presidente da República escolhe um dos nomes da lista. Mas o professor sugere que a participação da comunidade acadêmica seja decisiva, sem interferência do Estado.
O reitor da UFMT também se manifestou favorável à autonomia financeira das universidades. Speller acredita que a medida evitaria a necessidade constante de viagens dos reitores à Brasília.
Já a professora da Universidade de São Paulo (USP), Eunice Durham, sugere um projeto que contemple somente as universidades federais. Eunice também é contra a proposta mandada ao Congresso.
Diversos líderes estudantis estavam na platéia e manifestaram seu ponto de vista. Apesar de se dizer contra o projeto de Reforma Universitária, a representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), que estava presente na mesa-redonda, mostrou apenas pontos positivos. A Associação Nacional de Pós-Graduandos é a favor da Reforma.
A presidente da Confederação dos Trabalhadores em Educação, Raquel Campos, também apóia o projeto. Para ela, a regulamentação do ensino privado é um dos destaques do projeto. Raquel considera necessária a mudança não só do
Ensino Superior, mas também do Ensino Básico.
Os componentes da mesa-redonda e a platéia reivindicaram à SBPC um espaço maior para o debate sobre a o tema.
Fernanda Dutra

[CALCS] Todos ao PLEBISCITO

Todos ao Plebiscito

O Movimento Contra Correntes é a favor de um processo eleitoral por:

tornar o CA atuante e representativo;
tornar a representação legítima;
tornar o CA realmente autônomo e não tomado por um grupo;
propiciar que a discussão política seja permanente;
propiciar a avaliação e construção contínua no processo representativo;
aproximar o CA dos estudantes;
tornar o CA realmente dos estudantes;
tornar o CA comprometido com as lutas dos estudantes;
representação efetiva nos órgãos colegiados (e nas instancias onde o CA pode levar a opinião dos estudantes);
por propiciar representantes responsáveis e comprometidos;

Pelo não engessamento das representações! Pela força estudantil!!