2 de jun. de 2009

[CALCS] Relatoria Reunião CALCS 02/06/09

Reunião do CALCS, do dia 02 de junho, com a seguinte proposta de pauta:

Presentes: Gustavo, Vinícius, Carol, Laura, Marcel, Fernanda, Léo, Heron, Tiago, GabiAugusta

Informes:
- PET
- Assembléia sobre CNE e Representação discente

1- Encaminhamentos para o jornal
2- Discussão sobre representantes discentes faltantes e ausentes e cadeiras ainda ociosas.
3- CONECS
4- Texto Reuni
5- Criminalização dos movimentos sociais – Diogo (colega estudante de História) na manifestação contra o aumento da tarifa.

- PET
Gabi relatou os encaminhamentos com relação ao PET:
- Fomos à PREG obter informações e lá nos disseram que a PREG é responsável por avisar da abertura do edital e encaminhar para as coordenações de curso. E que cada curso tem em média 30 dias para criar o projeto.
- Procuramos o professor Fernando Ponte e a professora Janice, que nos sugeriram vários pontos para o projeto, mas disseram que não têm possibilidade de assumir a tutoria, mesmo porque já têm bolsas. Mas firmaram apoio se o PET for criado e sugeriram a professora Marisol para a tutoria.
- Procuramos a professora Miriam Hartung, que também fez sugestões para o projeto e sugeriu a professora Antonela para a tutoria.
- Falamos com a professora Marisol, mas ela está muito atarefada com a coordenação do curso e não tem tempo para ajudar na criação do projeto, mas poderia ser tutora.
- Entramos em contato com professora Sonia Maluf, que criou um projeto em ano anterior que não foi aprovado. Não têm possibilidade de ser tutora nem tempo para ajudar no projeto, mas encaminhou o projeto que criou para usarmos como referência.
- No dia 19 de maio, recebemos através do Marcel e da professora Mirian Hartung, e-mail informando da abertura do edital do PET.
- Lendo o e-mail verificamos que o edital foi aberto dia 27 de abril, mas que só dia 18 de maio é que a PREG mandou e-mail para as coordenações.
- Ligamos para a PREG para saber o porque da demora em divulgar a abertura do edital e nos informaram que os documentos enviados pelo MEC devem passar por uma reunião da PREG antes de serem divulgados para a comunidade acadêmica.
- Ainda assim reclamamos pela demora na divulgação, já que reduziu o tempo para a criação de um projeto, que seria de 30 e passou para 11 dias. Tempo inviável para chamar reuniões, discutir e obter colaborações coletivas entre professores e estudantes do curso. Respondendo a reclamação a secretária nos informou que se tínhamos interesse em submeter um projeto ele já deveria estar ponto. Porém, o edital delimita os temas. Então nos perguntamos como estar com um projeto pronto sem saber os temas que o MEC aceitará? E de fato, nenhum dos temas pensados por nós e sugeridos pelos professores se encaixariam nos temas delimitados pelo edital, que foram:

2.2.2.1. Meio Ambiente e Uso Sustentável dos Recursos Naturais
2.2.2.2. Políticas Públicas de Saúde
2.2.2.3. Novos Materiais e Tecnologias
2.2.2.4. Recursos Energéticos e Biodiesel
2.2.2.5. Ciências Genômicas e Biotecnologia
2.2.2.6. Desenvolvimento de Software

Sítio da notícia:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13341:programa-de-bolsas-tutoriais-abre-prazo-para-propostas&catid=212&Itemid=86
Edital PET/2009 em anexo

Carol- Ficou encarregada do próximo “Percepções” sobre o tema meio-ambiente. Informa que não conseguiu auditório para dia 23. Sugerimos adiar para dia 25, mas já houve eventos em mais de uma quinta-feira. Sugerimos então antecipar para o dia 17, mas ela precisa falar com os convidados.

Sobre o CNE, haverá uma reunião entre os delegados e quem mais se interessar para discutir as teses e alguns posicionamentos para serem levados para o congresso.
Decidimos que vamos pegar a rifa do congresso e se não vendermos entre as pessoas todos os bilhetes, o CALCS pagará o restante.

Sobre o ERECS o Gustavo perguntou como está a organização para ida ao encontro e como ficou o dinheiro que falta para as inscrições. O CALCS vai custear o total dos centavos para facilitar o pagamento das inscrições. Atualizamos alguns nomes da lista de pessoas que vão ao encontro e ele informou que continua na lista e que vai ao ERECS. Falou que o CALCS não precisa resolver o problema e que se envolveu.

2- Discutimos a situação dos representantes ausentes e decidimos desligar o Valmor e o Jacques de suas representações. Mandar e-mail para Carol Peçanha e Samanta sobre suas faltas e se desejam ser desligadas da representação. Devemos organizar nova assembléia para eleger as cadeiras ociosas do Dep. de Antropologia e trocar os representantes faltantes.

1- Léo fez contato com pessoal do jornalismo para pedir ajuda com formatação. Falou que em média 3mil caracteres ocupam uma página e meia de folha A4. Essas informações entre outras ele informará num material para abrir processo para aceitar os textos dos estudantes do curso.

5- Laura conversou com Diogo. Ele falou que seria muito bom o apoio do CALCS mas que não tem necessidade de ir à audiência por que nem ele irá, como forma de protesto e mesmo pra adiar o processo.

Os pontos restantes ficam adiados para as próximas reuniões.

[Greve] Repressão: PM impede novos piquetes na USP

 Eduardo Perondi           
 
Título: Repressão: PM impede novos piquetes na USP
Data: 1/6/2009
Fonte: ANDES-SN 
 
Repressão: PM impede novos piquetes na USP

A Polícia Militar interveio na Universidade de São Paulo – USP, nesta segunda-feira (1/6), para impedir que os servidores técnicos-administrativos realizem novos piquetes no campus.  Os trabalhadores da universidade estão em greve desde o dia 5 de maio e começaram a fazer piquetes desde a última quarta-feira, dia 27 de maio.

No dia anterior, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas – Cruesp havia suspendido as negociações com a categoria, depois que um grupo de estudantes, em resposta à provocações da reitoria da USP, ocupou o hall da entrada de serviços do prédio da administração sueprior. O Cruesp, então, suspendeu as negociações e os servidores optaram por inviabilizar o trabalho na universidade com a realização de piquetes.

Leia o comunicado dos servidores da USP:

COMUNICADO URGENTE:
REITORIA DA USP E GOVERNO SERRA MANDAM POLÍCIA CONTRA A GREVE DE TRABALHADORES 
Desde a madrugada de hoje, 01 de junho, nós, trabalhadores da USP, estamos sofrendo mais um ato de repressão inadmissível. A universidade amanheceu completamente sitiada pela polícia. Em cada unidade da universidade há pelo menos uma viatura, e em frente ao prédio da reitoria há uma concentração de dezenas de policiais. Os policiais estão com uma atitude provocativa frente aos trabalhadores, arrancando as faixas dos grevistas, buscando abertamente causar incidentes. Isso se dá justamente após a reitoria, apoiada pelo governo do estado, ter suspendido as negociações com os trabalhadores de maneira completamente arbitrária.
Nós, trabalhadores da USP estamos em greve desde o dia 5 de maio por aumento de salário, em defesa de 5 mil trabalhadores que tem seus postos de trabalho ameaçados, pelas demandas do hospital universitário, e outras pautas específicas, e pela reintegração de Claudionor Brandão, diretor do SINTUSP demitido. A demissão de Claudionor Brandão é produto da perseguição política aos trabalhadores e ao sindicato, protagonizada pela reitoria e pelo governo Serra. Trata-se de uma política marcada pela prática anti-sindical e anti-democrática que abre um gravíssimo precedente para todos os trabalhadores brasileiros. Não podemos permitir que os trabalhadores da USP e sua legítima mobilização em defesa da democracia na universidade sofram esta coerção policial.
Chamamos todos os meios de comunicação, ativistas dos direitos humanos, sindicatos, organizações políticas, estudantes e integrantes dos movimentos sociais a se unirem a nós e impedirem esta ofensiva, que é parte da escandalosa criminalização dos movimentos sociais, prática que tem se generalizado pelo país. Chamamos todos a enviarem moções de repudio para a reitoria da USP, exigindo a retirada imediata dos efetivos policiais, e a se concentrarem na frente da reitoria, e cercar de solidariedade os trabalhadores da USP em greve há 27 dias.
Claudionor Brandão
Comando de Greve da USP
E-mail da reitoria da USP para envio de moções de repúdio: gr@usp.br