10 de set. de 2010

[Textos] Projeto define as atribuições dos sociólogos


http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/TRABALHO-E-PREVIDENCIA/150336-PROJETO-DEFINE-AS-ATRIBUICOES-DOS-SOCIOLOGOS.html


Projeto define as atribuições dos sociólogos

Arquivo - Ivaldo Cavalcante
Sabino Castelo Branco diz que a lei atual é muito vaga e prejudica os sociólogos.
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7613/10, do deputado Sabino Castelo Branco (PTB-AM), que amplia as atribuições do sociólogo. O deputado sustenta que o projeto é necessário para corrigir a Lei 6.888/80, que diz que a competência desse profissional abrange toda a realidade social – o que é muito indefinido.
Essa imprecisão, diz Castelo Branco, se em 1980 já não servia para delimitar um espaço próprio de atuação profissional, com o tempo mostrou-se prejudicial para os sociólogos, pela invasão de sua área de conhecimento por outras profissões que disputam espaço no mercado.
"As competências e atribuições relacionadas ao profissional graduado em Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política) necessitam de um novo texto legal", resume o deputado.
Pelo projeto, são as seguintes as atribuições do sociólogo:
- estabelecer diagnóstico ou prognóstico sobre fenômeno da realidade social, manifestação cultural do povo ou dinâmica política da sociedade;
- interpretar, julgar e solucionar problemas relacionados às relações sociais, identitárias ou de poder;
- dar consultoria ou assessoria, promover investigação ou crítica, emitir laudo ou parecer, elaborar plano ou programa, coordenar projeto ou ação, assinar relatório ou memorial, que requeiram amplo entendimento de métodos e técnicas de Sociologia;
- participar de estudo ou relatório de impacto socioambiental, sociocultural ou socioeconômico, para fins de licenciamento obrigatório ou obtenção de incentivos fiscais;
- proceder análise causal dos resultados em pesquisa de opinião pública envolvendo métodos e técnicas da Sociologia para efeitos de registro legal e divulgação pública;
- dar publicidade, por meio físico ou virtual, à publicação ou texto relacionados à sociologia;
- elaborar prova de conhecimento ou avaliar trabalho escrito, bem como presidir banca de exame ou comissão julgadora, em concursos e outros certames, referentes à sociologia;
- ministrar o ensino de disciplina geral ou especial de sociologia, em todos os níveis da educação formal;
- chefiar quadro de professores em curso de formação e supervisionar e orientar atividades de alunos no campo da pesquisa, em estágio curricular ou no trabalho formal teórico e aplicado, na área da sociologia;
- dirigir setores dos órgãos públicos de análise, planejamento ou desenvolvimento que requeiram o domínio de conceitos, paradigmas e correntes do pensamento social, referentes à sociologia.
Segundo Sabino Castelo Branco, essa lista de atribuiçõers foi longamente debatida pelas entidades representativas da categoria profissional e da comunidade acadêmica, e se iguala, no conteúdo, às garantias desfrutadas por outras categorias, "assegurando aos sociólogos o controle sobre assuntos que dizem respeito, estritamente, a sua área de conhecimento".
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro 
Edição - Marcello Larcher

[CEB] Relatoria CEB 10/09/10

ATA do Conselho de Entidades de Base do dia 10 de Setembro de 2010
CAME (Mecânica), CAN(Nutrição), CALE (Economia), CALA(Arquitetura), CALICO(Computação), CALISS(Serviço Social), CALIGEO (Geografia), CALP (Pedagogia), CALESA, CACÊNICAS, CALEC, CALH,CAEL, CAEE.
Informes:
Rafael Celeste - Universidade federal Fluminense realizou plebicito para acabar com os cursos pagos, luta em conjunto com os Técnicos Administrativos e servidores. 
Semana da Arquitetura e Engenharia Civil nos dia 20 à 24 de Setembro.
Manifestações dos secundaristas na Argentina, mais democracia e mais verbas para a educação, quem tiver mais informações passar para a lista do CEB.
CA de Letras está em processo Eleitoral.
Pedido de Inclusão de Ponto de Pauta dos Estudantes de Antropologia, Estão com falta de professores e deficiência no curriculo, professores perseguindo alunos.
Semana que vem, a partir de Terça-feira, semana acdemica de Economia. Estão todos convidados.
Pedido - Um aluno da UFSC por ser negro apanhou fora da Universidade . Posicionamento com uma carta aberta das Entidades condenando este tipo de ação racista.
Pontos de Pauta:
Minuta de Eventos
Minuta de Pesquisa
Minuta Extensão
Taxas
Antropologia
Ponto de Pauta:
Minuta de Eventos:
levantamento dos pontos discutidos no último CEB em relação a minuta.
Maiari - Com relação a  Construir um outro galpão. O centro de Cultura e Eventos foi feito para isso. Espaço acabou sendo privatizado, há espaços lá que não são utilizados. Devemos lutar  para real utilização do espaço que já está construido.
Zé - Esclarecimeto. Eventos políticos não são contemplados na minuta. Por que só se fala em eventos realizados para estudantes?.
Gabi - A minuta não difere nada e aglomerou tudo em uma única resolução. Cobrança de eventos, também não há diferenciação.
Arland - Não relacionar a minuta a um espaço que a gente não tem. Seis meses de antecedência não incluiu palestras, que não precisam de RU e de Alojamento.
Zico - Da Criação do espaço pra festas, mas até nas reuniões de festas e a própria PRAE já percebeu que é inviável
Daniel - O prazo do RU está dubio. Não tem uma coisa que a universidade vá garantir isso. Quem tem que manter os estudantes informados sobre essa resolução é a reitoria. Importante resguardar a universidade  pautando no ensino público.
 Supressão do Artigo 21.
Artigo 1° A UFSC se pautará em ceder espaço para eventos que não contradigam os preceitos constitucionais de instituição pública e Gratuita.
Gabi - Não dá para esquecer das autorizações de Direção de CentroGarantia de Alojamento.
Nando - Problemática é quando é um evento que tem muita gente e é nas férias. Utilização do RU para tantas pessoas é valido estabelecer um prazo.
Encaminhamentos:
releitura do que foi levantado aqui e vê se é consenso.
Transformar essa minuta em uma coisa ampla não só estudantil.
Maiari:
Falta política em todas os pontos e não deixar que a minuta seja só relacionada aos estudantes.
colocar escalas dos encontros. Colocar como grupo de organização e não só o aluno. Responsabilidades, colocar os responsáveis como sendo os estudantes e os responsáveis pelos espaços utilizados.
A infra-estrutura é de total responsabilidade da comissão organizadora, tem que colocar a universidade como responsável também, afinal ela é responsável por manter um espaço para a realização de eventos (capítulo 4 sessão2).
Encaminhamentos:
apresentar para o próximo CEB as modificações realizadas.
Zé - Eleição do DCE
Discussão no próximo CEB sobre o calendário das eleições.
Antropologia:
Ecaminar o apoio do CEB.
Deixar as minutas para discussão no próximo CEB.
Taxas:
Ontem a reunião no hall da reitoria foi mais encaminhativa. Deixar a audiência com o reitor para o dia 29 de setembro e outra seria de fazer a assembléia estudantil no dia 23. Tentar deixar a assembléia estudantil para o hall do CFH, pois não há lugares para a realização.
Bruno - Ato dos Servidores no CTC. Pelas seis horas e contra o Ponto eletrônico. Assembléia da História semana que vem.
O DCE conversou na terça-feira com o APUFSC E O SINTUFSC. Sobre a Audiência, Pela agenda do reitor é viável mais tem que falar com o Prata antes. Ainda não temos resposta.
Proposta:
Pela questão do espaço deveriamos deixar a assembléia geral para o dia 29.
Abaixo assinado seria interessante em como organizar. Estipular datas para reunir todas as  assinaturas.
Deveriamos ir para o RU para conseguir as assinaturas. Utilizar o modelo do CED.
Prazo para recolher as assinaturas será até o dia da assembléia geral. Dias para conseguir as assinaturas no RU ( 15, 22 e 27 e 28 de Setembro). 
Maiari - Arquitetura vai utilizar a lista de matrícula do curso para o abaixo assinado.
Dia da Assembléia - Conversar com os Servidores com o indicativo para o  dia 29 (dia da assembléia). Audiêcia dia 07 de Outubro depois do RU às 12:30 no hall da reitoria.
Antropologia:
Inumeras dificuldades no curso e não estamos conseguindo se organizar com o CA.
Problemas com a permanência, não temos uma grade com antropologia, a estrutura do curriculo e não conseguimos ter um diálogo com a coordenadoria.
Quero uma carta de apoio do CEB.
Bruno - Acho que é fundamental a gente estar discutindo isso, o caso da  Antropologia não é isolado. A lógica de expansão da universidade sem qualidade. Fazer uma mobilização lá porque sozinho eles não vão conseguir se organizar . Tirar apoio do CEB e DCE
Maiari - Além da carta, pensar em algum material para levar para o CA. Temos que levar a discussão sobre a importância de se organizar.
Segundafeira às 14:20 no hall do CFH faremos uma assembléia da Antropologia
Rafael - Tomar esse curso como exemplo. A frente foi montada no CEB e hoje acabou se dividindo entre DCE e frente. Precisamos de Unidade. Levar como proposta a greve dos estudantes.
Zé - Direitos Estudantis na UFSC tem diminuido. Começam a surgir problemas que não conseguimos ver o problema a olho nu. Precisamos ir pra além dos problemas que aparecem na universidade. Tentar compreender o projeto de universidade.
luiza pimentel
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "CEB UFSC" dos Grupos do Google.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/ceb_ufsc?hl=pt-BR.


[Textos] Desmilitarização Já!

Encaminho-vos tal situação bizarra vivenciada dentro dos quarteis da PM Catarinense.

MAJOR PM PRENDE CABO DA PMSC POR ESTAR SEM FARDA, DE FOLGA, NO QUARTEL. - REPASSEMNa tarde de ontem, 09 de Agosto, no batalhão da sede do CANIL em SÃO JOSÉ, um Major da PMSC mandou prender um Cabo por estar há mais de 15 minutos dentro do quartel sem farda. DEU-LHE A ORDEM: TENS UM MINUTO PARA SE FARDAR OU IR EMBORA. DETALHE: Estava de folga conversando com colegas. O Cabo da Polícia Militar encontra-se preso no 4BPM de Florianópolis por desobediência. Com uma intolerância destas dentro do quartel não é de se surpreender que os policiais sejam tão intolerantes na rua. O exemplo vem de dentro. Havia um tempo em que os policiais, ao andarem na chuva, não poderiam usar guarda-chuvas, eram imunes ao tempo. Com o avanço tecnológico e do pensamento, passou-se a "tolerar" o guarda-chuvas. Mas dentro dos quartéis impera resquícios da ditadura muito mais do que se pode imaginar. Os quartéis são ilhas onde a Constituição penetra muito devagar e silenciosamente, com medo de que alguém a descubra e jogue-a aos calabouços inquisitórios da ditadura. É por essas e outras que vejo camisas de uma Associação escrito: Desmilitarização Já! Ass.: Surdo, Mudo e Cego.



retirado de lista de email da ufsc

[Teatro] Carlos Marighella nas ruas de Desterro

Amargo
Santo da Purificação

A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz mostra uma visão alegórica e barroca da vida, paixão e morte de Carlos
Marighella.

Local: Largo da Alfândega - Centro.
Horário: 16h.
Ingresso: gratuito.

Informações:
(48) 3251-4800.



A data é 14/09 terça-feira agora nas ruas da Desterro...