29 de abr. de 2010

[Eventos] Ciclo de debates Mundo do Trabalho em Cena

Prezados
 
Marcando as comemorações do Dia do Trabalho e com o objetivo de discutir diferentes facetas do contexto do trabalho contemporâneo, o Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem o prazer de convidá-los para oCiclo de debates Mundo do Trabalho em Cena. A entrada é franca.
 
PROGRAMAÇÃO (segue folder anexo com sinopses dos filmes)


_ Dia 06/05/2010, quinta-feira, 18:30 hr, Mini-Auditório do CFH.
Filme: Terra Fria
Debatedoras: Dra. Maria Juracy Tonelli (UFSC) e Dra. Suzana da Rosa Tolfo (UFSC)


_ Dia 13/05/2010, quinta-feira, 18:30 hr, Auditório do CFH.
Filme: O que você faria?
Debatedoras: Dra. Edite Krawulski (UFSC) e Dr. Iúri Novaes Luna  (UNISUL)


_ Dia 20/05/2010, quinta-feira, 18:30 hr, Auditório do CFH.
Filme: Segunda-feira ao sol
Debatedoras: Dra. Mariléia M. da Silva (UDESC) e Dra. Tânia Regina Raitz (UNIVALI )



NETCOS - Núcleo de Estdudos do Trabalho e Constituição do Sujeito
www.netcos.ufsc.br
(48) 3271 8577

[CALCS] Informes sobre ERECS e Frente de LUTA por uma Expansão de Qualidade

1-  Galera, estava lendo o procedimento que a PRAE solicita para as viagens.
Segue abaixo o link das normas;

apos a leitura das normas , podemos ir preenchendo o formulario eletronico, no qual é solcitado.
*obs pelo regimento, temos ate o dia 10 de maio para realizar esse pedido...  entao alguem quer ir preenchendo este formulario?, nao fiz por esperar uma postura do grupo, nao sei se o grupo que ficou encarregado de fazer isso ja esta a parte destas informacoes... se quiserem posso agilizar isso... 

COm este formulario e a carta que o cristiano escreveu,tendo parecer favoravel do Julian ja podemos levar esta documentacao no Departamento de Assuntos Estudantis - DeAE/PRAE.
__________________________________________________________________________________________

2- Sobre a reuniao da frente de Luta.

Estavam presentes;  eu , Fernando, e Joana.

Foram, dois os principais pontos de pauta.
 2.1 Desvinculacao do CEB
Foi consenso  na reuniao a necessidade primeira da tentativa de suprimir este ponto de pauta da reuniao amanha, porem pela avaliacao feita pelos participantes esta tentativa de suprimir será bem dificil. A objetividade em sumprimir este ponto de pauta fica entendida ao se observar a autonomia tanto do CEB quanto da FRENTE.Nao ha prejuizo ao CEB pela vinculacao da frente, visto que a FRENTE se constroe na necessidade de se discutir os rumos do movimento estudantil da ufsc em relacao ao REUNI, mostrando assim a falta de um posicionamento critico do DCE ao observar os problemas estudantil de forma isolada na universidade que, como um todo sofre suas transformacoes na adapatcao do REUni.
Como a tentativa de suprimir provavelmente sera rejeita, ira ser feita um momento de defesa pelos companheiro..

O CALA [Centro Acadêmico Livre de Arquitetura] produziu um documento com 5 motivos pelo qual estao querendo essa desviculacao..

1- desvinculacao por.....
2- desvinculacao por censura
3- desvinculacao por motivos praticos
4- desvinculacao por deslegitimacao 
5- desvinculacao por divisionismo

*obs;  a primeira nao lembro o motivo , nao consegui anotar. Na irei comentar sobre cada item pos iremos receber este documento via e-mail.

 
  
 2.2 Formacao da chapa para o CUN.

O estudantes tem direito a 5 cadeiras no Conselho UNiversitario, sendo este numero desproporcional visto que isto é um quinto do conselho. Embora exista esta desproporcionalidade os estudantes lutam por este espaço, e a conquista deste espaço acontece no CEB. A chapa precisava de 10 nomes, e houve uma certa dificuldade ,nao por falta de pessoal mas por compatibilidade. Pessoas que participam como representantes discentes em nossos departamentos nao podem se inscrever. O que aconteceu é que faltava suplente, ficamos um tanto com a pulga atras da orelha por termos tirado em reuniao na quarta feira que nao indicariamos ninguem. Mas como no momento houve a necessiade de mais suplentes para escrever a chapa, eu joana e fernando conversamos rapidamente e meu nome saiu para suplente. Mas assim galera é praticamente nula a chance de eu entrar, pois ha companheiros bem mais preparados, alem disso o grupo nao espera eleger mais de dois representantes. A eleicao ocorre na proporcionalidade de votos e nao por voto fechado na chapa, assim meu nome como de algumas pessoas sao mais para preenchimento de espaco.

*obs: Ao conversarmos sobre o processo eleitoral na escolha dos representantes para o CUN, me veio uma problematica nos representantes discentes do nossos colegiados. e a questao é para eu não dava tanta importancia aos suplentes. E como no CUN a representacao estudantil é muito baixa, esse povo precisa juntar força e é ai que me surgiu este insight. No CUN é importantissimo tanto o titular quanto o suplente ja que o suplente tb possui direito a voz mesmo que a apena 1 voto.. E é nessa ideia que vejo o quanto podemos ocupar de melhor forma os espacos na universidade. MAS enfim foi apenas um adendo que gostaria de desabafar, mas é certo que, levarei essa discussao para a proxima reunião.
fabricio cardoso

[Eventos] Ato pela CELESC PÚBLICA nesta sexta


Os sindicatos que compõem a Intercel realizaram assembléias em todo o estado, no último dia 27, aprovando um calendário de lutas contra o ato do governador Leonel Pavan, de abrir mão do controle da Celesc em benefício dos acionistas minoritários. Além de encaminhar ações e representações no MP e CVM, é claro o conflito de interesses entre o estado e o lucro privado.


A aprovação da paralisação em todo o estado, no dia 30 de abril, e greve por tempo indeterminado, a partir das 06 horas do dia 12 de maio, por unanimidade, mostra claramente o descontentamento dos eletricitários com a postura do governo. Não são somente os eletricitários que estão defendendo o patrimônio publico catarinense. Os deputados, representantes do povo, aprovaram, por unanimidade, uma moção contra a indicação de um acionista minoritário na vaga da representação do governo (leia ao lado).
Mais uma vitória em defesa da Celesc pública. Na última terça-feira, dia 27, na Alesc, foram votadas duas PECs (Proposta de Emenda Constitucional) relativas à Celesc. Uma que obriga a diretoria da empresa a prestar informações, quando solicitadas pelo Poder Legislativo. A empresa não praticava, entendendo que não teria obrigatoriedade em prestar informações aos deputados.

A segunda PEC prevê que qualquer alteração que implique em mudança do Estatuto Social das empresas estatais e de economia mista, será precedida de autorização do Poder Legislativo, com a maioria absoluta dos seus membros. Essa emenda à Constituição Estadual cria todos os mecanismos para mantermos a Celesc pública. Significa dar mais segurança às empresas públicas, resguardando seu patrimônio.

Os sindicatos que compõem a Intercel convocam os eletricitários para lotarem a Alesc hoje, dia 29, às 11 horas, quando as duas PECs serão promulgadas e entram em vigor.
Nessa sexta-feira, dia 30, ocorrerão as assembléias que indicarão os novos conselheiros da Celesc. Nesse sentido, a Intercel está organizando um grande ato na sede da Administração Central, que mobilizará toda a categoria eletricitária, cobrando da direção da empresa e do governo do estado lisura no processo e a manutenção da Celesc como empresa pública.

Fonte: Sinergia