17 de jul. de 2010

A Questão Agrária nas Férias

Nesta sexta-feira dia 16 de julho foi realizado no Centro de Ciências da Educação (CED) o debate “A questão agrária no Brasil”, com a participação de João Paulo Rodrigues militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e o Professor Doutor em Economia Claus Magno Germer da Universidade Federal do Paraná.
Um debate de enorme relevância acadêmica e social para a comunidade acadêmica e população em geral. Dois diferentes pontos de vista com relação a reforma agrária no Brasil. João Paulo militante do MST desde a sua formação há 25 anos ressalta que o movimento esta estudando há algum tempo quais os novos rumos da questão de terras no país, segundo ele a “reforma agrária clássica (soviética) deve ser revista”, como solução apresentou um projeto em andamento de reforma agrária popular. Já o professor Claus diz que é necessária uma autocrítica do movimento e que a saída para o capitalismo, segundo ele não permitirá mais uma reforma agrária séria e de fato, é a revolução socialista. Para o Economista só será possível uma revolução se os trabalhadores do campo e cidade se unirem e reconhecerem-se como classe proletária. Ressaltou que o MST é vanguarda nesta luta e que hoje não há espaço para esse debate em outras organizações como a CUT e os partidos ditos de esquerda que há muito negam o marxismo-leninismo. Para Claus é vital recensear a quantidade de trabalhadores assalariados no campo, ou seja, estudar a proletarização das áreas rurais.
O evento foi promovido pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que durante duas semanas realizará curso de formação em Ciências humanas e Sociais para a área rural.