21 de mai. de 2008

[CALCS] Relatoria Reunião CALCS 21/05/08

Oi oi!

Na última reunião do CALCS, além dos encaminhamentos para a viagem ao ERECS, discutimos outras coisas:

1) Depois de denúncias de alguns que bolsistas de seus cursos estão novamente trabalhando como servidores, no CEB foi constituida uma comissão de CAs para conferir se está havendo desvio de função. Foi elaborado um questionário para aplicar com bolsistas e cabe ao CALCS fazer isso com bolsistas do seu curso. Para pôr em prática isso marcamos uma reunião com bolsistas-permanência do curso para a próxima quinta-feira (29/05) às 12:30 no CALCS para discutirmos sobre a bolsa. A Rafa que é da comissão avaliadora dos projetos do nosso curso vai aproveitar para explicar como esses projetos foram selecionados.
Se você que está lendo esse e-mail é bolsista-permanência, apareça! hehe!

2) O DCE vai participar do 1º Congresso da Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas - não confundir com Conlute!! hehe!), para eleger os delegados os CAs poderão fazer Assembléias ou reuniões ampliadas. Para que o máximo de estudantes participem da discussão ficou marcada uma Assembléia do curso para a próxima quarta (28/05) às 20hs, inicialmente no CALCS (claro que depois vamos para uma sala). Para mais informações, segue carta do DCE anexada (Alexandre: é aquela que tu tinhas me pedido) explicando processo de seleção de delegados, datas e o que seria Conlutas.
Segue trecho da carta:  
'De 03 a 06 de julho de 2008 se realizará, em Betim, Minas Gerais, o 1º Congresso Nacional da CONLUTAS (Coordenação Nacional de Lutas).Ela foi constituída em 2003 num encontro dos trabalhadores, e desde então tem sido um importante instrumento de luta e organização, frente a grande retirada de direitos dos trabalhadores. A CONLUTAS é uma central sindical e popular, portanto, para seu primeiro congresso os estudantes também podem enviar delegados, os quais devem ser eleitos nas suas universidades, cursos ou escolas até dia 30 de maio. Apesar da CONLUTAS estar ainda se inserindo no meio estudantil, aproveitamos os marcos deste seu primeiro congresso para que seja um importante espaço de debate sobre a situação da universidade frente aos recentes projetos de Reforma Universitária, em especial o Reuni, e ainda de discussão dos rumos e desafios do movimento estudantil e como ele está ligado à organização sindical.'



Bom ERECS para todos!!!!

Abraços!

Kelem Ghellere Rosso
Ciências Sociais - UFSC





ANEXO



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES LUIS TRAVASSOS
GESTÃO 2007/2008 – “EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA” 
CARTA AOS CENTROS ACADÊMICOS 
     De 03 a 06 de julho de 2008 se realizará, em Betim, Minas Gerais, o 1º  Congresso Nacional da CONLUTAS (Coordenação Nacional de Lutas). Ela foi constituída em 2003 num encontro dos trabalhadores, e desde então tem sido um importante instrumento de luta e organização, frente a grande retirada de direitos dos trabalhadores. A CONLUTAS é uma central sindical e popular, portanto, para seu primeiro congresso os estudantes também podem enviar delegados, os quais devem ser eleitos nas suas universidades, cursos ou escolas até dia 30 de maio. Apesar da CONLUTAS estar ainda se inserindo no meio estudantil, aproveitamos os marcos deste seu primeiro congresso para que seja um importante espaço de debate sobre a situação da universidade frente aos recentes projetos de Reforma Universitária, em especial o Reuni, e ainda de discussão dos rumos e desafios do movimento estudantil e como ele está ligado à organização sindical.
     O processo de tiragem de delegados deverá ser feito, preferencialmente, por cursos. As entidades estudantis (no caso do curso, Centro Acadêmico) podem eleger 1 delegado a cada 500 estudantes na base, com fração de 250, ou seja, se uma entidade possui entre 750 e 1249 estudantes, ela poderá enviar 2 delegados. Onde a direção do CA negar-se a convocar uma assembléia ou reunião ampliada, a oposição poderá fazê-lo. O número de delegados que a oposição tem direito será estabelecido a partir do percentual de votos obtidos nas últimas eleições em relação ao total de estudantes do curso ou da universidade. Os delegados eleitos nos cursos deverão apresentar o nome do delegado bem como a ata da assembléia ou reunião ampliada, com lista de presença, em que foi eleito para a inscrição até o dia 29/05, antes da Assembléia Geral, no Diretório Central dos Estudantes – DCE, que é a entidade cadastrada, para que sejam homologados. A UFSC tem direito a 40 delegados estudantis, portanto, caso essas vagas não sejam preenchidas por cursos que não realizaram o processo de tiragem de delegados, serão preenchidas pela Assembléia Geral convocada pelo DCE. O critério para a tiragem de delegados, segundo o regimento do congresso, será de, no mínimo, 3 estudantes por delegado; ou seja, na reunião/assembléia convocada pela diretoria do CA/oposição para tiragem do delegado a que tem direito será necessário a presença dele mais dois estudantes.
  
     Contamos com a participação de todos os Centros Acadêmicos, para fazer desse congresso o mais representativo possível e fortalecer nossa organização e o debate nos cursos, levando nossas discussões e socializando com todos os demais 5000 estudantes e trabalhadores que se farão presentes nesse importante evento.
      Para maiores informação busque um membro do DCE, ou acesse o sítio www.conlutas.org.br/exibedocs.asp?tipodoc=noticia&id=707 
Florianópolis, 16 de Maio de 2008.
 
Diretório Central dos Estudantes Luiz Travassos
Gestão 2007/2008 – “Educação não é Mercadoria”