1 de dez. de 2006

[CALCS] Ata da Assembléia dos Estudantes de CS

ATA DA ASSEMBLÉIA DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS, DIA 30/11.

No dia 30/11/06, às 18:30, na sala 331, ocorreu a Assembléia dos Estudantes das Ciências Sociais. Os pontos de pauta que foram anunciados para a realização da assembléia foram confirmados pelos estudantes, acrescentando apenas o ponto “Informes”.
A pauta da assembléia ficou assim: 1) Informes; 2) Escolha dos representantes estudantis nos órgãos deliberativos da UFSC; 3) Segurança do CALCS;

PRIMEIRO PONTO: INFORMES
- Saída de campo na Escola Municipal, no bairro Saco Grande, realizada pelo CALCS, a pedido de uma estudante para que fizéssemos uma oficina de criação de um Grêmio Estudantil. O resultado foi ótimo, pois podemos entrar em contato com essa comunidade que tem muitos problemas estruturais na escola, além de todos os problemas gerados pelo domínio econômico dos empresários donos do Floripa Shopping, que inclusive estão impedindo a entrada da comunidade. Poderemos transformar essas saídas de campo em constante no ano que vem, a partir de um projeto do CA.
- No CEB do mesmo dia foi formado uma comissão de seis CAs para a criação de uma regulamentação que fosse a expressão das necessidades dos estudantes, e não a que o DCE e a reitoria apresentaram. Essa minuta foi rejeitada. Foi marcado uma festa com o apoio de 12 CAs para o dia 07/11 quinta feira, com a busca pelos requisições que eram pedidas antes.
- O dinheiro da posse que a PRAE devia a Kelem já foi ressarcido.
- Posse do Centro Acadêmico Livre de Serviço Social (CALISS), no dia 04/11, no CSE. (O convite do CALCS está no CA).
SEGUNDO PONTO: escolha dos representantes estudantis nos órgãos deliberativos da UFSC.
- Os órgãos deliberativos que os estudantes das Ciências Sociais têm direito a representantes são: Conselho de Unidade, Departamento de Antropologia, Departamento de Sociologia e Ciência Política e Colegiado do Curso.
- Os representantes terão de informar aos outros estudantes o que está sendo discutido nesses órgãos, além de pedir vistas de processos que mereçam uma opinião e mobilização maiores dos estudantes das Ciências Sociais (passar por reunião ou assembléia), informando e correndo atrás das pautas e das reuniões para informar os alunos. Além, é claro, do comprometimento com essa representação, pois podemos inclusive propor pontos de pauta nessas reuniões.
- Os representantes escolhidos são:
- Conselho de Unidade: Manuela (7°) e Ramon (4°)
- Departamento de Antropologia: Eduardo (5°) e Natalia (1°).
- Departamento de Sociologia e Ciência Política: João (6°) e Fábio (7°).
- Colegiado de curso: Vicente (2°) e Sabrina (6º).
TERCEIRO PONTO: SEGURANÇA DO CALCS
- Devido ao problema de nosso CA estar de porta aberta e dessa maneira não poder abrigar nenhum material de maior valor, como computador, som ou até mesmo televisão, esse ponto de pauta foi colocado para resolvermos essa problemática
- O CALCS já conseguiu da direção de Centro um computador. Conseguimos através de doação de alunos: um scanner, uma impressora, e um monitor. Temos também uma cafeteira, além de muitos documentos que devem estar seguros de qualquer tentativa de furto.
- Após muita discussão entramos em consenso que:
- Colocaremos uma fechadura na porta, sendo que a chave será liberada (cada um paga a sua) somente PARA ESTUDANTES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, ENVOLVIDOS COM O CA, REPRESENTANTES DE TURMA E PESSOAS QUE REQUEIRAM UMA CHAVE EM UMA REUNIÃO DO CA. Além disso tentaremos deixar uma cópia na coordenação do curso.
- OUTRA DELIBERAÇÃO IMPORTANTE SERÁ A IMPLANTAÇÃO DE EXPEDIENTES NOS TURNOS EM QUE HÁ AULAS NAS CSO, PARA QUE POSSAMOS DEIXAR O ESPAÇO ABERTO E INCENTIVARMOS CADA VEZ MAIS A PARTICIPAÇÃO NO MOVIMENTO ESTUDANTIL DA UFSC.
Redigido por Rodrigo Fernandes Ribeiro
Florianópolis, 01 de dezembro de 2006.

[EIV] Estágio Interdisciplinar de Vivência

I ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE VIVÊNCIA DE SANTA CATARINA E PARANÁ EM ÁREAS DOS MOVIMENTOS SOCIAS CAMPONESES

Saudações!
"Meu amigo, meu compadre, meu irmão, escreva sua historia pelas suas próprias mãos..."


Estamos apresentando a proposta de realização e convidando-o(a) para participar do I Estágio Interdisciplinar de Vivência de Santa Catarina e Paraná que acontecerá entre os dias 05 e 25 de janeiro de 2007 em áreas dos movimentos sociais camponeses – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos
Atingidos por Barragens (MAB) e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

O Estágio Interdisciplinar de Vivência representa um importante instrumento pedagógico que possibilita, aos estudantes de todas as áreas do conhecimento, vivenciar e compreender a realidade agrária brasileira, o povo camponês, a luta pela terra e a distância que os bancos universitários guardam do mesmo.

A universidade oferece muitas propostas de formação profissional que não prestam a devida atenção as demandas e carências dos grupos sociais que situam-se em posição marginalizada. Assim, com o EIV tem-se a perspectiva de despertar a consciência crítica dos estudantes, provocar o questionamento quanto as ações da universidade,
a formação recebida e a estrutura da sociedade, bem como, levar a um engajamento para transformação.

O estágio se divide em três fases:
1 Preparação: com a qual objetiva-se o aprofundamento teórico de temas que pretendem subsidiar os/as estagiários/as para uma melhor compreensão da realidade que irão vivenciar.
2.Vivência: Constitui a fase em que ocorre a interação entre o estagiário/a e as famílias, onde o mesmo passa a conhecer os processos organizativo, político, produtivo, social e cultural dos Movimentos Sociais Populares.
3. Avaliação: fase reservada para a socialização das experiências individuais, aprofundamento dos temas abordados na preparação e avaliação da experiência do estágio.



Inscrições: 10 de novembro a 10 de dezembro de 2006.

Enviar ficha de inscrição para: eivscpr@yahoo.com.br

Contatos: Pamela (49) 99160056 / Cristiane (41) 99424780 /Ester(49) 91282504

Organização:

ABEEF – ASSSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA FLORESTAL
ExNEEF –EXCUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
FEAB – FEDERAÇÃO DOS ESTUDANTES DE AGRONOMIA DO BRASIL
NARA – NÚCLEO DE APOIO A REFORMA AGRÁRIA – UFPR
C.A FLORESTA "CHICO MENDES"
MAB – MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS
MPA – MOVIMENTO DOS PEQUENOS AGRICULTORES
MST – MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA

Os que têm a oportunidade de se consagrar aos estudos científicos
deverão ser os primeiros a por seus conhecimentos a serviço da
humanidade. Karl Marx