19 de nov. de 2009

[EIV] 3º Estágio Interdisciplinar de Vivência de Santa Catarina em Áreas dos Movimentos Sociais Camponeses


III ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE VIVÊNCIA (EIV)
DE SANTA CATARINA
EM ÁREAS DOS MOVIMENTOS SOCIAS CAMPONESES

Saudações!                                        
           Estamos apresentando a proposta de realização e convidando-o/a para participar do III Estágio Interdisciplinar de Vivência de Santa Catarina que acontecerá entre os dias 05 e 25 de janeiro de 2010 em áreas dos movimentos sociais camponeses: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento das Mulheres Camponesas (MMC). 
O Estágio Interdisciplinar de Vivência representa um importante instrumento pedagógico que possibilita aos estagiários, de todas as áreas do conhecimento e atuação, vivenciar e compreender a realidade agrária brasileira, o povo camponês e a luta pela terra.
A universidade oferece muitas propostas de formação profissional que não prestam a devida atenção as demandas e carências dos grupos sociais que  situam-se em posição marginalizada. Assim, com o EIV, tem-se a perspectiva de despertar a consciência crítica dos estagiários, provocar o questionamento quanto as ações da universidade, a formação recebida e a estrutura da sociedade, bem como, apresentar as ferramentas de luta construídas historicamente pela classe trabalhadora, possibilitando um engajamento para transformação.

O EIV é dividido em três fases:
1. Preparação (05 a 10/01)com a qual objetiva-se o aprofundamento teórico de temas que  pretendem subsidiar os/as estagiários/as  para uma melhor compreensão da realidade que irão vivenciar.
2.Vivência (11 a 20/01): constitui a fase em que ocorre a interação entre o/a estagiário/a e as famílias, quando ele/ela passa a conhecer os processos organizativo, político, produtivo, social e cultural dos Movimentos Sociais Camponeses.
3. Avaliação (21 a 25/01): fase reservada para a socialização das experiências individuais, aprofundamento dos temas abordados na preparação e avaliação da experiência do estágio, debate em torno das lutas atuais e das ferramentas para construção delas.

As fases de preparação e avaliação acontecerão na cidade de Fraiburgo, região oeste de SC. A ida e volta até esta cidade é de responsabilidade dos estagiários. Todos os custos (alimentação, estadia, transporte) durante o EIV é de responsabilidade da Comissão Político Pedagógica organizadora do EIV. Para que os estagiários não tenham nenhum custo, os EIV 2010 se limitará a 60 estagiários.

Inscrições: enviar a ficha de inscrição (anexa) para o email eiv_sc@yahoo.com.br até 10/12/2009.
Contatos: Anna (48)  8804-5635, Danuza (48) 8817-1752 ou Aline (48) 9621-7941.


Organização:
Coordenação Político Pedagógica do EIV-SC 2010