24 de abr. de 2007

[CALCS] Relatoria Reunião CALCS 24/04/2007

Ata da Reunião do CA (24/04/2007)

Pauta: CEB (bolsa treinamento e festas); Congresso UCE (5 e 6/05); pré-ERECS.

Informes:

  • Reunião dia 24, no CA da biologia, referente à bacia do Itacorubi.
  • Ocupação em Papanduva – MST.
  • Manifestação no Shopping Iguatemi dia 25/04.
  • Conselho Universitário
  • Encaminhamentos sobre a Semana Acadêmica de CSO: elaborar um relatório para viabilizar os certificados.
  • Próximo jornal das CSO deve conter uma avaliação do evento.


CEB:

  • Bolsa treinamento: cinco pontos devem ser mantidos para continuar com a nossa proposta e trabalha-la melhor: representantes escolhidos por CA; bolsa por 12 meses ininterruptos; PRAE não restrinja as bolsas; modificação da estrutura das bolsas; paridade entre representes docentes e discentes.
  • Festas: nosso proposta é de que a Universidade se responsabiliza pela segurança e alvará; e para festas de curso, a autorização deve ser pedida apenas ao Centro.

Congresso da UCE (dias 5 e 6 de maio):

  • Presença do Rodrigo e João, enquanto observadores. Lembrando que ambos não representarão o curso de CSO, devido à falta de discussão quanto ao assunto.
  • Elaboração de um texto para o jornal.
  • Assembléia.

Pré-ERECS:

  • Natália e Gustavo representarão o curso de CSO da UFSC e levaram nossas propostas (a serem discutidas na reunião do dia 26, às 17:30h).
Sabrina Schultz
CALCS

[UFSC] Ato contra o Ministro da Educação

Eu acabei esquecendo de informar sobre um dos encaminhamentos na reunião da Frente Contra a Reforma Universitária:
O Ministro da Educação foi convidado para participar da 47ª Reunião do Conselho de Reitores da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), que vai ser sediada na UFSC nos dias 26 e 27.
É importante ressaltar que um dos objetivos, e assunto a ser discutido nessa Reunião, da AUGM é potencializar a formação do ensino a distância.
Devido a isso, foi tirado como encaminhamento na Frente Contra a Reforma Universitária um ato contra essa política. A organização deste ato vai ser feita após a reunião do CEB (25/04).
Com certeza o Rodrigo pode passar maiores informações...
Coloquei abaixo a noticia que saiu no site da UFSC sobre a tal reunião do Conselho...
UFSC sediará encontro do Grupo Montevideo
A 47ª Reunião do Conselho de Reitores da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) acontecerá nos dias 26 e 27 de abril, na Sala dos Conselhos da UFSC, e contará com a presença das 18 universidades públicas do Mercosul que integram a Associação.

Segundo o reitor Lúcio José Botelho, a pauta da reunião foi definida no início deste mês, em Montevidéu – Uruguai, onde esteve presente, e um dos pontos mais importantes será o debate do processo de aceleração da formação de professores. "A AUGM está disposta a assumir isto nas áreas de Ciências", destacou Botelho. Além disso, os reitores vão tratar da questão do mestrado latino-americano, a ser definida a área.

O Grupo Montevideo


Integrar a área acadêmica do Mercosul é uma das características da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), que reúne 18 universidades públicas da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, envolvendo uma população universitária de mais de 820 mil estudantes e cerca de 80 mil docentes e pesquisadores.

Desde a sua fundação, em 1990, trabalha para a consolidação e o fortalecimento de um espaço acadêmico regional comum, através da cooperação científica, tecnológica, educativa e cultural, promovendo, principalmente, o intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos.

ELIS RODRIGUES
CALCS

[Textos] Camponeses sem-terra de Santa Catarina vivem abril vermelho

Sem Terra vivem abril vermelho

19/04/2007

Camponeses sem-terra de Santa Catarina vivem abril vermelho

Por Elaine Tavares*

É como sempre é. As gentes, carregadas com suas tralhas, fogões, cachorros, seguem em busca da terra, aquela que vai parir sob suas mãos. A terra negada, usurpada, arrancada de quem quer trabalhar. São sempre eles, os deserdados, os que não têm esperança alguma a não ser esta, absurda, de que a luta coletiva e renhida, vai fazer vingar o tempo novo. Assim tem sido na terra brasilis, nesse abril, chamado de vermelho pelo Movimento dos Sem-Terra. O mesmo movimento que andou quieto, esperando que o presidente, eleito para mudar, mudasse. Só que ao invés de cumprir suas promessas com o povo, Lula mudou foi de lado. Governa para o agro-busines, para os empresários, para os poderosos. Ao povo resta o de sempre: a luta.

E foi por isso que as gentes se mexeram em todo país. Em vários Estados, o MST ocupou terras, sedes do Incra, prédios públicos, e esse processo deve durar até o final do mês, na batalha por reforma agrária. Em Santa Catarina, sul do Brasil, a ocupação foi na cidade de Papanduva, no planalto norte, numa terra que hoje pertence ao exército. Mais de 500 famílias rasgaram as cerca e entraram na área que tem 10 mil hectares, servindo apenas para manobras do exército ou para serem alugadas a fazendeiros da região.

Mas, a ocupação, foi como sempre foi. Tão logo as famílias iniciaram a montagem dos barracos, lá já estavam os representantes da "ordem", armas na mão, prontos para o confronto. Em poucas horas, as famílias - e as centenas de apoiadores de outros movimentos sociais - estavam cercadas por tanques de guerra do exército brasileiro. Os olhos assombrados dos meninos e meninas nunca haviam visto tamanha ostentação de força. E é bom que se saiba que são escolados nessa coisa de enfrentar a ordem instituída. Ainda assim, ficavam, encostados em suas bicicletas velhas, esperando, em paz. Dentro do coração sabem bem que não são bandidos. São crianças sem-terra, querendo um lugar para morar.

Mas, ao exército, não bastou cercar o acampamento com os tanques. Precisou passar a noite toda gerando tensão e terror. Pelos auto-falantes soavam, em alto som, hinos patrióticos. Volta e meia, um texto gravado dizia: "Vocês estão isolados! Vocês estão cercados! Rendam-se!" E as gentes, acocoradas em volta da fogueira, esperavam. Os meninos dormiam, apesar do barulhão. Só os adultos vigiavam. Fora da área, lideranças do MST negociavam, com políticos e gente de outros movimentos.

A história da terra

Na noite alta, premidos pelo medo, mas firmes na disposição de resistir, as pessoas contavam histórias daquele lugar. Ali, bem naquela terra, estava enterrado um homem, morto há muitos anos, quando 40 famílias foram retiradas dali, violentamente, com a ajuda do mesmo exército que agora os cercava. Uma história comprida que começa em 1916. Naquele ano, Santa Catarina vivia o fim de um grande conflito de terra, conhecido como Guerra do Contestado. Desde o início do século, por conta da construção da estrada de ferro, havia um número gigantesco de sem-terra, gente que havia sido expulsa pela empresa estrangeira Railway Company. Essa empresa tinha ganhado a margem de 30 quilômetros entre os trilhos e, com a ajuda de outra empresa estrangeira, explorava madeira e jogava na rua os camponeses pobres. Esses, sem-terra e sem nada, vagavam pelas estradas, também sem rumo. Até que encontraram um ponto de coesão na liderança de um monge chamado João Maria.

O conflito foi batizado de "messiânico", porque era amparado na fé do povo, mas, na verdade, tinha como pano de fundo, estrutural, toda essa história de expulsão dos pequenos camponeses das terras, que ficaram nas mãos das empresas estrangeiras. Esse foi o caso das terras ocupadas neste dia 15 de abril de 2007 pelas famílias catarinenses. Elas foram exploradas por uma empresa inglesa, a Lambert, até 1960. E, nelas, por "concessão" da dita empresa, viviam algumas famílias desde o final de 1916.

No distante 1960, quando a empresa, já tendo esgotado a madeira das terras, decidiu sair do país, e deixou a posse do lugar para o exército, viviam na área 41 famílias. Também naqueles dias, elas sentiram o peso do terror e das armas. Depois de uma vida ali, foram obrigadas a sair. E não foi em paz. Houve confronto e uma pessoa morreu. Um homem, que foi enterrado no terreno que havia sido seu. E era dele que se falava na noite fria, enquanto os alto-falantes do exército insistiam num texto que falava de Jesus e de justiça. "A noite vai ser longa, pensem nos seus filhos. Eles não merecem isso", dizia a voz. As mulheres se entreolhavam, cúmplices: pois era justamente pelos filhos que estavam ali. Na bruma causada pela chuva, parecia se ver o velho fantasma do homem que ali lutou e ali morreu. Ninguém iria desrespeitá-lo com a fuga.

A saída

Segundo o MST, essa terra usada pelo exército não tem se prestado só a manobras do exército. Ela é seguidamente arrendada para fazendeiros da região, o que se constitui uma irregularidade no entender do movimento. Tanto que eles já estão com uma ação na justiça para colocar tudo em pratos limpos. A ocupação aconteceu ali justamente para chamar a atenção do governo sobre isso. A proposta dos camponeses era de sair, desde que fosse agendada uma reunião com o ministro da Justiça para discutir esse assunto do uso das terras pelo agro-negócio, enquanto as famílias de sem-terra seguem não tendo um lugar para reproduzir suas vidas.

Para apertar a pressão, quando o dia amanheceu, a água, que vinha de uma bica instalada no local, tinha sido cortada. A segunda-feira passou em meio ao terror e a negociação. Dentro do acampamento, sem permissão para sair, cercados pelos tanques e caminhões do exército, estavam as famílias camponesas, estudantes, sindicalistas, enfim, centenas de pessoas. Lá fora, seguiam as conversas. Mas, no fim do dia, aparentemente, venceu o terror. As famílias iniciaram o processo de retirada, desmontando os barracos, recolhendo as tralhas. Os milicos não permitiram a entrada dos caminhões e tudo teve de ser levado no braço. A trilha de gente carregando coisas seguiu pela estrada, ladeada por soldados, em mais uma tentativa de humilhação.

Mas, para quem está na luta desde sempre, essa foi só uma aparente derrota. A ocupação cumprira seu objetivo: fazer com que o governo voltasse os olhos para a área de Papanduva. As coisas vão ter de mudar por ali, dizem as lideranças do MST. Passar pelos milicos, à pé, com o barraco nas costas, não é humilhação para este povo trabalhador que, de fato, constrói o país. Eles sabem que, sem luta, os filhos da pobreza nunca vão conseguir nada. Tudo o que é conquistado vem assim, porque eles se arriscam, porque se comprometem, porque tomam direção, porque enfrentam a força. Hoje, os soldados armados impõem a retirada. Mas, o que são eles sem as armas? Que força têm? Já os camponeses têm a memória. A coletiva memória das lutas de sempre. E essa é uma força que ninguém pode menosprezar.

Não foi à toa que quando os soldados voltaram ao quartel, àquela mesma gente, no silêncio, na organização, barraco nas costas, ocupou outra área no Estado. Porque esta luta só vai ter fim quando a terra e a riqueza forem repartidas. A reforma agrária virá, ora se não!...

Jornalista

[UFSC] Relatoria Reunião do Cômite Papanduva

Encaminhando o que foi tirado da reunião do comitê papanduva na segunda-feira também um link do cmi que tem algumas fotos da ocupação.
Para organizar as atividades do dia 25 foi tirado um calendario:
* 24/04: reuniao dos CAs da UFSC, as 19 horas, na sala do CA de Biologia da UFSC.
* 24/04: reuniao do sub distrito do Itacorubi (atividade tirada pelo Forum da Cidade), as 19 horas e 30 min. Na associacao comunitaria co Corrego Grande, proximo ao posto de saude.
* 25/04: 10 horas, Coletiva de lancamento do Comite.
* 25/04: 14 horas, lancamento oficial do Comite Papanduva.
*25/04: abertura dos Cursos de Especialização em Agroecologia e Educação Camponesa, ambos resultantes de parceria entre a UFSC e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e o palestrante será o João Pedro Stédile. Estão previstas caravanas dos assentamentos/ MST, inclusive um onibus c/os sem terra que recém ocuparam a área militar em Papanduva.
* 25/04: 17 hs, em frente ao Shopping Iguatemi, haverá um ato de protesto contra a ilegalidade do mesmo. Os participantes do evento na UFSC tbém se dirigirão p/este ato. "