11 de ago. de 2010

[MOBilização] Polícia chega na ACORDI em Imbituba

Com violência Engessul tenta grilar área da ACORDI
Contratados da Engessul desalambram cercas
Os agricultores dos Areais da Ribanceira foram surpreendidos por tentativa de despejo ilegal às 7h desta quarta-feira. Funcionários da Engessul escoltados pela Polícia Militar derrubaram instalações de vigia montada por agricultores e avançaram com cercas dentro da área onde está instalado o engenho de farinha. Sendo que, fora os processos que denunciam a compra ilegal das terras ao redor da Associação Comunitária Rural de Imbituba (ACORDI), a área onde fica instalada a ACORDI tem escritura pública em nome da Codisc e portanto não pertence a Engessul. Mesmo assim a empresa tenta grilar a área.


A ação ilegal foi parada quando o advogado da Associação apresentou a escritura. Documento que deveria ser respeitado não só pela Engessul, mas também pelo oficial de justiça que tem pressa de passar todas as terras para a empresa.


Foi uma ação truculenta que causou inclusive uma crise de nervos na agricultora Carmen que foi levada para a emergência. A imprensa também sofreu represálias de capanga escoltado pela PM. Agricultores idosos foram intimidados e são obrigados a passar por baixo das cercas para chegarem às plantações.
Continua no sítio http://SULemMOVIMENTO.blogspot.com

--
por Kelem Rosso.
O poder não é para ser conquistado,
ele deve ser destruído.


ACOMPANHE ESSA DISCUSSÃO NA LISTA DE EMAIL.

[UFSC] Resoluções sobre bolsas de pesquisa e de extensão da UFSC permanecem em consulta pública até 20 de agosto

Solicitamos envio à comunidade universitária,
Grata,
Arley Reis
Agecom/UFSC

Resoluções sobre bolsas de pesquisa e de extensão da UFSC permanecem em consulta pública até 20 de agosto


A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC comunica que estão em consulta pública no site www.consultapublica.ufsc.br/atos.php as resoluções sobre bolsas de pesquisa e extensão. O prazo para o envio de sugestões encerra no dia 20 de agosto.

Os documentos abordam formas de implementação e financiamento, como o benefício é concedido e quem pode concorrer, entre outros aspectos.

No caso da pesquisa, a motivação por uma nova resolução leva em conta que a anterior, de 1995, estava desatualizada, contemplava somente alunos de graduação e bolsas de iniciação científica, sem trazer qualquer orientação quanto àquelas financiadas com recursos de projetos de pesquisa.

A nova normativa contempla alunos de graduação e pós-graduação (inclusive pós-doutorado). Regulamenta bolsas de iniciação científica institucionais com recursos orçamentários e também de projetos de pesquisa, além de bolsas de pós-graduação financiadas com recursos de projetos.

A resolução anterior previa somente a distribuição de bolsas de iniciação científica por edital do Programa Pibic, do CNPq. As novas regras permitem esta sistemática e também a escolha de bolsistas por orientadores, levando em conta critérios e demandas específicas dos projetos.

A resolução direcionada às atividades de extensão torna a sistemática para esta área semelhante às das bolsas de pesquisa. Contempla, por exemplo, bolsas de extensão institucionais com recursos orçamentários e financiadas por projetos de extensão.


O novo funcionamento também prevê bolsas de extensão institucionais distribuídas por edital, sendo que a repartição entre as unidades segue critérios de demanda qualificada. Há ainda, como no caso da pesquisa, bolsas de extensão com recursos de projetos, difundidas pelos orientadores e com obrigatoriedade de aprovação junto ao departamento de ensino.
Cfh-alunos - Lista dos Alunos de Graduacao do CFH.

[EIV] Convite para Construção do EIV 2011

Convidamos tod@s a participarem de mais uma etapa de construção do Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV) em áreas de Movimentos Sociais Camponeses de 2011!

A fim de aproximar a realidade das lutas no campo e na cidade, estamos promovendo um encontro para que os movimentos dialoguem um pouco sobre suas experiências. Assim, contaremos com relatos de 5 movimentos sociais rurais:

- Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
- Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)
- Movimentos das Mulheres Camponesas (MMC)
- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST)
- Via Campesina

Além disso, contaremos com relato sobre a tensa situação dos agricultores da comunidade de Areais da Ribanceira, no município de Imbituba, que foram despejados das terras que ocupam há uma centena de anos para que a multinacional Votorantim construa mais uma fábrica de cimento.

Se tens interesse em aparecer, as indicações são as seguintes:

Dia: 12 de agosto (quinta-feira)
Hora: 18h30
Local: Espaço provisório do Diretório Central dos Estudantes da UFSC, atrás da Ala B do restaurante Universitário (onde fica também o Centro de Capacitação)