Estudantes da UFU Ocupam Conselho Diretor Reivindicando Democracia na Universidade
Ontem, dia 12 de Março de 2010, os estudantes da Universidade Federal de Uberlândia ocuparam o CONDIR – Conselho Diretor, reivindicando uma postura democrática da reitoria que vem desenvolvendo uma gestão truculenta. Prova disso, é o simbólico quadro do ditador Costa e Silva colocado na entrada do prédio da reitoria.
Desde novembro os estudantes vem enfrentando repressão por parte da reitoria – executada pelos funcionários terceirizados da vigilância – nas manifestações culturais e nos seus espaços de socialização. Nesse contexto, vem-se proibindo a venda de bebidas acoolicas na UFU, que é por onde o movimento estudantil se financia, com um discurso moralista de que proibindo estaria-se educando. Essa decisão arbitraria da reitoria foi tomada sem passar pelos foruns democráticos da Universidade, evitando assim dialogar sobre o assunto com toda a comunidade acadêmica.
Nessa ocasião, o Movimento Estudantil se organizou para apresentar na primeira reunião do CONDIR uma série de reivindicações tiradas na Assembléia Estudantil – que ocorreu no dia 08 de março – entre elas a questão das atividades culturais e da venda de bebidas alcoolicas no campus. Porém, foi negada a entrada da comissão de comunicação dos manifestantes no conselho, o que resultou na sua ocupação como um meio de fazer a comunidade acadêmica ouvir os estudantes.
Para além da pauta da venda de bebidas, os estudantes exigiram uma Assembléia com o reitor Alfredo Júlio Neto, apresentando outras problemáticas enfrentadas no cotidiano da Universidade. Entre elas: expansão sem planejamento; terceirização do Restaurante Universitário nas férias; fim dos cursinhos populares; transporte inter-campi; espaços de socialização dentro da universdiade; acústica do centro de convivência para desenvolvimento de atividades culturais; retirada do quadro em homenagem ao Costa e Silva da reitoria.
Toda essa mobilização teve como pano de fundo a reivindicação pela democratização da Universidade, exigindo maior participação dos estudantes nos conselhos superiores, que ainda funcionam com os princípios da época da ditadura, não garantido as representações (estudantes, técnicos e profesores) com igualdade de direitos.
Nessa atuação do Movimento Estudantil o prédio da reitoria foi desocupado depois de uma longa reunião, que teve como encaminhamento a realização de uma Assembléia Geral paritária, com a pauta elaborada pelos estudantes. Além disso, os estudantes conseguiram a permissão das festas e venda de bebidas nos campi da UFU até que a discussão seja feita.
Das Ruas, Das Praças, Quem disse que sumiu?! Aqui está presente o Movimento Estudantil!!!
http://www.youtube.com/watch?v=ihL3b_bcFI4
http://www.youtube.com/watch?v=1c9DRVpSWFA
Mais notícias:
Correio de Uberlândia
Alunos invadem prédio da reitoria da UFU
http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2010/03/13/43950/alunos_invadem_predio_da_reitoria_d.html
GLOBO: deturpando a manifestação, se posicionando a favor da reitoria da UFU Costa e Silva
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1228326-7823-ALUNOS+INVADEM+REITORIA+DE+UNIVERSIDADE+EM+MINAS+GERAIS,00.html
Terra: acusando e criminalizando o Movimento Estudantil
http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4317661-EI8266,00.html
O Globo
http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/03/13/estudantes-invadem-predio-da-reitoria-da-universidade-federal-de-uberlandia-916061157.asp
--
"Ou os estudantes se identificam com o destino do seu povo,
com ele sofrendo a mesma luta, ou se dissociam do seu povo,
e nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo" (Florestan Fernandes)
----------------------------------------------------------------------------
Priscila Souza de Carvalho
Coletivo VIRAMUNDO "Amar e mudar as coisas me interessa mais!"
CACIS - Florestan Fernades gestão 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário