Os impactos da crise sobre a organização dos empresários na AL
As relações de longo prazo entre o empresariado mexicano e o Estado e as repercussões da crise financeira internacional sobre a organização dos empresários são o tema da conferência que o professor Carlos Alba, do Centro de Estudos Internacionais do Colégio do México, apresenta na terça-feira, 25, 19h30, no Centro de Eventos da UFSC.
A conferência "Los empresarios, la política y la crisis en América Latina: el caso de México" abre o VII Workshop Empresa, Empresários e Sociedade, encontro da rede de pesquisadores da área no Brasil, que será realizado até 28 de maio na universidade.
As perspectivas para a América Latina depois da crise que atingiu o capitalismo desde 2008 serão analisadas, sob diversos ângulos, em sete mesas temáticas e sete grupos de trabalho durante o evento. Na conferência, Alba irá analisar as diversas estratégias de ação política do empresariado, como a agenda das organizações corporativas e a atuação direta de empresários nos processos eleitorais e junto ao Estado.
O professor também pesquisa as formas de regulação social e política da economia informal, a partir do comércio no centro histórico da Cidade do México. Alba apresentará resultados parciais dessa investigação na exposição “La globalización desde abajo en tiempos de crisis en América Latina: los vendedores ambulantes de la ciudad de México”. A comunicação acontecerá na quarta-feira à noite, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em mesa temática que terá a presença do professor Sebastião Velasco Cruz, da Unicamp.
O Workshop é uma das atividades que celebram os 50 anos da UFSC. É promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da universidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://www.nesfi.ufsc.br/ 7workshop/.
Quem é:
Carlos Alba é doutor em Ciência Política pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris). Professor convidado do Instituto da América Latina da Universidade Sorbonne Nouvelle (2001-2002) e investigador visitante no Center for U.S.-Mexican Studies, da Universidade da Califórnia em San Diego (1997- 1998). Membro do conselho editorial da Tempo Social, revista de sociologia da USP. Coordenador do livro Democracia y globalización en México y Brasil (México, El Colegio de México, 2004), com Ilán Bizberg.
Gabriela Augusta da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário