NOVA GESTÃO ELEITA.
GESTÃO 2011. ANDAIME.
E ESTE SÍTIO ENTRA EM FÉRIAS. OU MELHOR, OS RESPONSÁVEIS PELA SUA [PRECÁRIA] ATUALIZAÇÃO ENTRARAM EM FÉRIAS. AGORA SÓ EM 2011.
BOAS FESTAS PARA TODOS E FORÇA NA LUTA, SEMPRE!
'TÉ
20 de dez. de 2010
9 de dez. de 2010
Reunião de planejamento CALCS 2011. PARTICIPE!
REUNIÃO DE PLANEJAMENTO
CALCS 2011
12 / DEZEMBRO / 2010
(domingo)14 HORAS
gestão "Andaime"
Local: Na casa da gabi e a da bru , no córrego grande.
Para confimar o endereço ligue ou mande msg para:
99759675 ou 96258883
Seu que domingo é foda, mas com o final do semestre esse foi o melhor dia.
É bem pertinho da ufsc, facil de achar!
PAUTA: Galera para esta reunião vamos usar de base o texto escrito pelo Cris [ABAIXO], e discutido pela gestão na ultima reunião antes das eleições. Lá estão enumerados alguns principios, projetos e modelos de organização para a nova gestão! A sugestão é que cada um leia os tópicos e desenvolva algumas idéias pra gente conseguir realizar uma reunião agilizada, bem trabalhada, com algumas ações já definidas.
PARTICIPEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!
Príncipios para a próxima gestão do Calcs
1.Valorizamos a independência, autonomia política, financeira e organizativa do CA perante qualquer entidade, movimento, organização ou partido político.
2. Transparência das ações políticas e financeiras do CA.
3. Gestão aberta e horizontal, sem cargos fixos e hierarquizados. A organização ocorrerá a partir dos projetos definidos através de decisões coletivas.
4. Defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.
5. Lutar pela manutenção e ampliação dos direitos estudantis (Restaurante Universitário, Biblioteca Universitária e Setorial, Moradia Estudantil, Bolsa Permanência, Lazer).
6. Apoio e articulação com os demais movimentos sociais existentes – Movimento Passe Livre, MST, etc.
7. Participação e fomento nas discussões sobre o Movimento Estudantil de Ciências Sociais (Macs), o Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais – Erecs e o Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais – Enecs. Encontro Catarinense de Ciências Sociais.
8. Lutar contra qualquer tipo de ação anti-democrática e autoritária da instituição e do corpo docente, ou seja, qualquer forma de opressão.
9. Lutar pela articulação do tripé ensino-pesquisa-extensão, sob uma perspectiva popular que esteja pautada a partir da realidade da população.
10. Defesa irrestritta pela valorização da licenciatura e a importância da Sociologia no Ensino Médio.
Propostas de ações da próxima gestão
No âmbito da sociedade
1. Apoio e solidariedade aos movimentos sociais, organizações populares e sindicatos: acreditamos que o povo organizado é indispensável em uma país que se queira passar por democrático e pretende realizar uma verdadeira transformação social.
A próxima gestão do Calcs não só manifesta seu apoio a estes movimentos, como também repudia qualquer tentativa de criminalização, de ação autoritária e truculenta contra os mesmos. Iremos manter a participação crítica nos espaços e lutas que os Movimentos Sociais estiverem inseridos, a fim de combater projetos elitistas e que visem a manutenção dos privilégios de uns poucos.
No âmbito da Universidade
1. Lutar pela revogação da medida que instituiu as taxas na UFSC: Pouco foi feito até agora para que essa medida fosse barrada. Caso os estudante não se mobilizem efetivamente, esse medida logo logo se “naturalizará”.
Primeiro as taxas, e o que virá depois? Por isso, a luta deve ser incondicional contra essa medida, bem como contra qualquer outra que fira os príncipios que devem nortear uma Universidade Pública.
2. Pela contratação de professores e servidores e pela ampliação dos direitos estudantis: com a política do Reuni aumentou-se consideravelmente o número de estudantes da UFSC e foram criados vários novos cursos. Um deles inclusive foi o de Antropologia, o que interfere diretamente na realidade de ambos os cursos. Fomentaremos a discussão sobre o financiamento da Universidade Pública.
Não somos contra uma expensão das vagas universitárias, desde que seja acompanhado por um incremento na infra-estrutura física (não só das salas de aula, mas também do Restaurante Universitário, Moradia Estudantil, Biblioteca Universitária e Setorial), de recursos-humanos e de bolsas estudantis na mesma proporção.
Defendemos que a Universidade não pode ser nem boa para poucos e muito menos precária para “muitos”!
No âmbito das Ciências Sociais da UFSC:
1. Rever a atual forma de representação discente: Convocar uma Assembléia para o início do próximo ano, onde sejam construídas as diretrizes que irão pautar a participação estudantil nos órgãos colegiados.
A representação discente é uma realidade distante dos demais estudantes. Suas pautas e decisões são formuladas ignorando as demandas e a realidade dos estudantes de Ciências Sociais, e isso precisa ser mudado através de um movimento coletivo.
2. Criação de uma oficina mensal que discuta o novo currículo: embora o currículo novo, segundo relatos, apresenta teoricamente avanços em relação ao antigo, sabe-se que na prática muitos problemas ocorrem em sua implementação.
A proposta é que se organize discussões com uma periodicidade mensal, com planejamento articulado entre corpo discente e docente. Serão convidados professores, egressos, pós-graduandos e estudantes de fases mais adiantas, a fim de se proporcionar um debate rico e que signifique avanços reais na implementação do novo currículo.
3. Implementar um grupo estudantil que fomente a extensão popular: atualmente, compreendemos que uma das principais deficiências do curso é a falta de iniciativas com o caráter de extensão popular.
Isso compromete não só a formação do estudante, que perde o contato com o concreto sensível e, com isso, acaba por se desapropriar de uma parte fundamental da realidade para a apreensão do conhecimento, como desvirtua uma das funções da Universidade Pública: a educação voltada para as demandas populares.
Por isso, a proposta é que seja iniciado um projeto de extensão popular, que sirva de fomento para outras iniciativas de caráter semelhante.
4. Criação do “Espaço Ágora das Sociais”: atualmente, sentimos que falta uma efervescência política em nossa sociedade, que se reflete não só na UFSC como na própria realidade do curso de Ciências Sociais
A proposta de criação do Espaço Ágora das Sociais é de realizar debates mensais, a partir de temáticas atuais e que estejam sintonizadas com a realidade, dos mais diversos assuntos, a fim de criar um espaço mais politizado não só no curso, como na própria UFSC.
Participação e organização de eventos
1. Organização de duas Semanas das Ciências Sociais em 2011: ao invés de uma Semana longa, que acaba por ser mais cansativa, duas semanas mais curtas.
Queremos melhorar ainda mais a Semana de Ciências Sociais da UFSC. Para isso, pretendemos que ela seja incluída no calendário oficial do curso nos dois semestres. Pretendemos que ela seja mais curta e dinâmica, a fim de que se incentive a partipação dos estudantes na mesma, propiciando espaços ricos de discussão.
2. Organização da Semana Integrada do CFH: como ocorreu neste último ano, iremos participar e contribuir na construção da Semana Integrada do CFH, a ser realizada em 2011.
3. Participação no Erecs e Enecs: o próximo Erecs está programado para acontecer em Santa Maria e o próximo Enecs está programada para acontecer em Belo Horizonte
Queremos organizar não só a ida para estes dois eventos, mas também elaborar espaços pré-encontros que façam discussões sobre os temas relacionados aos encontros, a fim de propiciar a participação crítica dos estudantes da UFSC nos mesmos.
4. Organização e incentivar a participação em vivências: a vivência é uma atividade fundamental que coloca o estudante frente a uma realidade que ele não conhece em sala de aula.
Além de manter o espaço da vivência dentro de Semana de Ciências Sociais, iremos incentivar a participação dos estudantes em outros espaços, em especial o Estágio Interdisciplinar de Vivência - EIV
5. Recepção dos calouros: realizar esta recepção em articulação com a Coordenação do Curso e a Direção do CFH, para que os novos calouros possam conhecer com mais clareza a realidade universitária.
Política de Comunicação do Calcs
1. Criar um jornal do Calcs semestral. O espaço como um jornal é extremamente importante para divulgar as idéias dos estudantes e fomentar a discussão no curso.
Sentimos que a não publicação do mesmo este ano foi extremamente prejudicial aos estudantes bem como ao Movimento Estudantil e, por isso, a proposta é que sejam publicadas duas edições do jornal do Calcs no próximo ano. O jornal deve ser um espaço em que se permite a elaboração e publicização do pensamento crítico, na perspectiva do estudante, sobre a realidade do curso, da UFSC e de toda a sociedade.
2. Manter informados os estudantes sobre as atividades desenvolvidas pela gestão: manter os estudantes a par do que está acontecendo na vida universitária, através da lista de e-mails do calcs, com boletins periódicos, cartazes, passagens em sala e mural.
3. Manter atualizado o Blog do Calcs: durante este último ano o blog se manteve quase sempre atualizado, e a próxima gestão irá manter a postura atual.
Cultura e Arte
1. A política de cultura e arte do Calcs terá como eixo temático para o próximo ano “O reencantamento do mundo”: compreendemos que a arte e a cultura não tenham só um fim em si mesmas, mas também têm um caráter de polemizar, transcender e questionar o estado atual das coisas.
As atividades de confraternização do Calcs realizadas este ano, e que serão mantidas para o próximo, preservam um caráter político e que não pretendem ter um fim em si. Mais do que isso, para o próximo ano pretendemos realizar atividades criativas e que saiam do senso comum de “programação cultural = festa”. Atividades culturais e artísticas que sirvam também para reflexão sobre o que é a nossa sociedade e o nosso papel perante ela.
Assinar:
Postagens (Atom)