19 de set. de 2006

[ENADE] Sobre o texto do Colegiado de Curso

Gostei desse texto sobre o ENADE 2005, e a idéia de realizar um debate amplo para discutir o seu caráter é providencial, pois é preciso esclarecer a todos os estudantes e professores o que realmente essa avaliação significa. Agora que o primeiro relatório apareceu ficam claros alguns argumentos pelos quais o boicote foi realizado, assim como a eficácia dessa atitude. Primeiramente, é preciso esclarecer que essa avaliação não visa identificar as fraquezas do ensino superior, mas sim premiar e punir as instituições, destinando as verbas apenas àquelas que forem bem na prova. Como se a falta de qualidade de algumas universidades fosse culpa da própria instituição!! A política educacional adotada há anos no Brasil, com seguidos cortes de verbas, principalmente para as IFES, não é relacionada com a sua precarização. Essa prova serve apenas para ocultar o descaso do governo. Se se pretende avaliar as instituições sobre um mesmo parâmetro, no mínimo deveriam ser-lhes dadas as mesmas condições. Da mesma forma, ela atropela a autonomia das universidades, pois se o ENADE é padronizado para todo o Brasil, ele será determinante para a adequação dos conteúdos e currículos aos moldes do MEC, e acabará com as especificidades das regiões, onde muitos cursos possuem enfoques diferentes. Com relação aos estudantes que não podem se formar porque não compareceram à prova do ENADE, trata-se de uma chantagem do MEC, que além de ter preparado uma prova ridícula, divulgou de forma mais ridícula ainda (como fica claro no documento do colegiado). E a prova ainda passa a constar como um "componente curricular obrigatório", desrespeitando mais uma vez a autonomia curricular da universidade. Ao que me consta no currículo das ciências sociais não diz nada sobre ENADE. Outro elemento importante é que como as universidades privadas (graças à reforma universitária!!) agora também recebem verbas públicas, acaba-se criando uma conpetição entre as universidades. Inclusive existem agora em algumas instituições privadas cursinhos preparatórios para o ENADE...As universidades vão acabar se preocupando mais em preparar os estudantes para irem bem no exame do que para serem bons profissionais. Com o ENADE o MEC está nos avaliando. Mas e o MEC quem é que avalia? Esse é o caráter do boicote que foi organizado no ano passado, adotar uma postura crítica com relação a mais uma medida que nos é imposta. Para quem não sabe o ENADE faz parte do SINAES, que foi criado através de medida provisória (não que nossos congressistas não tivessem capacidade de elaborar uma dessas também...) Nós estudantes estamos começando a organização de debates com estudantes de outros cursos que irão realizar a prova em 2006, e essa discussão nas CSO será de grande valia.

EDUARDO PERONDI
Estudante de Ciências Sociais