22 de fev. de 2007

[CALCS] Projeto da Semana Acadêmica de Ciências Sociais

Pessoal!
Hj eu a Manu e o Vicente elaboramos o Projeto da Semana. Junto a ele está uma outra sugestão de tema. É importante q todos leiam para debatermos na quinta.
Sabrina.
Projeto: Semana Acadêmica de Ciências Sociais
Tema: Ciências Sociais e Processualidade Histórica: Pensamento Crítico e Militância
Introdução
No presente contexto da aprovação pelo Conselho Nacional de Educação da lei que obriga a inclusão da disciplina de Sociologia na grade curricular do ensino médio, em âmbito nacional, revela-se imprescindível a análise crítica da relevância do papel do cientista social.
Dentre as diversas formas de viabilizar essa discussão, a Semana de Ciências Sociais representa um momento singular, propício para intensificar os laços de integração entre os corpos discente e docente, bem como a importante reflexão diante das incessantes transformações da estrutura social.
Na elaboração do título – de forma a evitar abordagens reducionistas ou dogmáticas – nos preocupamos em englobar as três áreas que consubstanciam o domínio do curso. Pretendemos, assim, evidenciar a essência conflituosa da gênese e consecução na formação do intitulado “núcleo duro” - Ciência Política, Sociologia e Antropologia - das Ciências Sociais.
Pressupondo que as Ciências Sociais se realizam a partir do fecundo diálogo entre as perspectivas dessas três esferas do conhecimento, acreditamos que a partir dessa tensa integração insurjam novas e coerentes possibilidades teórico-metodológicas, para apreensão e formulação de alternativas para os novos e velhos problemas sociais.
Dentro dessa óptica, pretendemos abordar temas e problemáticas pertinentes e atuais, tais como: Sociologia no ensino médio; Estrutura acadêmica no curso de Ciências Sociais; Movimentos Sociais; a prática das Ciências Sociais e seu futuro. Através dessa contribuição, esperamos aguçar o espírito crítico, substancial, na tentativa de transcender a idéia de uma sociedade imutável, ou seja, apontar possibilidades de intervenções sociais.
Objetivos:
Além de propiciar a integração entre os corpos discente e docente, é objetivo da Semana analisar de forma crítica questões concernentes às problemáticas que circunscrevem o papel do cientista social.

Atividades:
Por tratar-se de assuntos práticos, atuais e de relevo, procuramos organizar a Semana de Ciências Sociais com mostras de filmes seqüenciadas de discussões temáticas e mesas redondas para potencializar o debate; assim como palestras; oficinas; somadas à atividades recreativas, como sarau e festa de encerramento.


SABRINA

Nenhum comentário: