8 de fev. de 2007

[CALCS] Relato Reunião Frente de Luta Contra a Reforma Universitária - 01/02/2007

Pessoal, Complementando a ata que o Boni fez, onde tinha um informe meu da reunião paralela a Bienal da UNE, da Frente de Luta Contra a Reforma Universitária, estou repassando para todos a relatoria da reunião que tirou alguns encaminhamentos importantes na luta contra a precarização do ensino superior brasileiro.
1 Será muito importante que possamos discutir daqui pra frente as medidas já aprovadas da Reforma Universitaria e a restante da Lei que está tramitando no congresso, além do debate da Universidade Nova, de autoria do reitor da UFBA, que vem apenas pra concretizar a massificação e precarização da educação. RODRIGO

Relato da Reunião da Frente de Luta contra a Reforma Universitária - SEPE, Rio de Janeiro - RJ, 01/02/2007
No dia primeiro de Fevereiro mais uma vez o movimento estudantil mostrou sua força na luta contra a Reforma Universitária. Cerca de 300 estudantes de todo o Brasil estiveram presentes para discutir os encaminhamentos desta luta, assim como o caráter privatizante deste projeto. A reunião contou com a presença de professores do ANDES/SN, com a fala inicial de Roberto Leher analisando o PL 7.200/06 e evidenciando a importância da luta para derrotar esta reforma.
Debates e Encaminhamentos:
Foi debatido muito sobre o conteúdo da reforma, a importância de nos mobilizarmos em nossos locais de atuação bem como realizar ações regionais e nacionais.
Outro ponto bastante tocado foi a necessidade de unificar nossa luta com os trabalhadores, principalmente no que tange ao combate conjunto contra as reformas neoliberais de Lula (sindical, trabalhista e da previdência), defendendo nossos direitos em contraposição à sua mercantilizaçã o.
Foi ressaltada a importância da unidade na luta contra a reforma reafirmando o chamado aos companheiros da Caravana pela Retirada do PL para que estes se integrem à frente.
Foi colocada a importância de se expandir a luta para outros setores da educação, como os secundaristas, e ligar esta luta com locais, como a luta por assistência estudantil ou contra o aumento das passagens.
Depois do debate foram feitos os seguintes encaminhamentos:
Encaminhamentos:
· Realização no dia 26 de Março, em São Paulo, de um Seminário da Educação e Contra Reforma Universitária. Há o indicativo de construir um ato no local, após a atividade.
· Participação no Encontro Contra as Reformas, chamado pela Intersindical e pela Conlutas para o dia 25 de março.
· Indicativo de criação de comitês estaduais e locais que realizem atos e encontros junto aos trabalhadores em educação.
· Elaboração de uma cartilha da Frente Contra a Reforma Universitária.
· Indicativo de uma Marcha Nacional ainda no 1º semestre de 2007, construída dentro da Campanha contra as Reformas.
· Construção do Boicote ao ENADE desde já, como atividade da Frente.
· Unificar a luta com as lutas contra o aumento de tarifa e pelo passe-livre
· Construção de um Site da Frente.

Outras entidades se integraram a Secretaria Executiva da Frente, agora composta por DCE UFF, DCE UFJF, DCE Unicamp, DCE UFMA, DCE UFES, DCE UNIFAP, DCE UFPE. ENECOS, EXNEEL, ENEFAR, FEMEH, DENEM, Grêmio do Julino (RS).

A reunião desta Secretaria será em Brasília, dia 09/02 (sexta-feira) , antes do Fórum de Executivas.
Rodrigo Fernandes Ribeiro

Nenhum comentário: