devido a todos os rolos que está dando esta lista de email.. e como já se tinha conversado no CALCS, criamos hoje um outro grupo de email, que é do GMAIL com a mesma conta para email, grupo, blog do CALCS..
nas proximas 48hs vocês receberão um email com o convite para participar do novo grupo, la vocês vão escolher se querem continuar recebendo os email do CALCS (devido a que tem muita gente do grupo atual que já não tem interesse em receber) e depois cada um vai escolher como quer receber os email - um resumo diario ou simultaneamente (mandou-recebeu)..
deixando claro que foram convidados 153 pessoas, quando o novo grupo atingir o numero de 100 membros, este grupo (yahoo) será deletado; enquanto isso não ocorrer os dois grupos (yahoo-gmail) funcionarão simultaneamente.. mas calma!! não vai ser por muito tempo...
qqer duvida GRITEM!!!
besos!
Laurita
isto é do novo grupo:
email: calcs.ufsc.cfh@gmail.com
grupo: calcs_ufsc@googlegroups.com
blog: http://blogdocalcs.blogspot.
------------------------------------------------------------------
Laura,
Já é a terceira vez que criam uma nova lista do calcs. Eu protesto porque é um absurdo terem criado outra lista sem consulta prévia a todos que fazem parte dela aqui. Aliás, que diferença fará outra lista ? Será que a cada nova gestão vai-se exigir que mudemos de lista, por necessidade de controle ?
------------------------------------------------------------------
Olá Anahi, Rodrigo... e tod@s do grupo,
Realmente é complicada essa questão dos grupos. Mas o CALCS recebeu muitas reclamações da lista e de problemas de adesão a ela.
Por sentir a necessidade de renovar a lista, o CALCS tomou essa decisão. Porém, uma consulta-prévia na lista seria bastante complicada, pois teríamos muitos e-mails respondendo à essa consulta, lotando todas as caixas de e-mail (principal reclamação dos usuários).
Talvez não tenha sido a forma mais cômoda, mas foi a que encontramos. Contudo, espero que não seja um grande problema o pessoal se re-cadastar na nova lista, podendo assumir, inclusive, a opção que julgar mais cômoda.
Estes cadastros dão trabalho, peço a compreensão de tod@s.
Atenciosamente,
Victor Netto
CALCS
CSO 2007.1
NIPP/UFSC
victor.netto@hotmail.com
----------------------------------------------------------------
Olá Victor,
Eu já comentei que este tipo de reclamação dos usuários não procede. Se estão na lista é porque querem, manifestaram interesse noutras oportunidades. Se é exclusivamente pela quantidade de mensagens, eu já dei as soluções noutras mensagens, assim como posso passar as informações sobre como se descadastrar dela. A meu ver, a consulta procede, apenas ela não precisa ser de votação majoritária, até porque isto é impossível. E há pessoas que não tem interesse em mudar de lista, como eu. Eu só toparia mudar de fato se o administrador atual não quiser mesmo passar o bastão pra um dos membros da nova gestão. Aliás, na verdade nem é preciso de senha. O acesso às listas web do yahoogrupos se faz a partir do ID e senha de cada usuário; agora, quanto à administração das listas, basta apenas que o atual administrador acione um comando na página web saindo de sua condição de owner, e enquanto este processo ocorre, vai aparecer um aviso pedindo a quem se quer que eleve o status de novo administrador. Simples, rápido e direto.
Abraços,
Anahi
---------------------------------------------------------------
só para que conste,
essa lista foi criada em 2006 para substituir uma outra lista (com cerca de 30 membros) que existia e cujo "proprietário" se recusou em adicionar novos moderadores.
Sendo assim, decidimos criar uma nova, passando em todas as salas pegando endereço daqueles que se interessavam em participar dessa nova lista. E existe há 3 anos, e não é da getão passada, e mais de 100 membros participam dela. Percebem a diferença?
Pelo que eu sei, o jojo (que criou a lista) adicionou moderadores da nova gestão (tantos quantos se interessaram) para facilitar o trabalho detes, e eu inclusive deixei de ser moderador para dar lugar aos novos interessados.
E, usando as palavras do victor, ESPERO QUE NÃO SEJA UM GRANDE PROBLEMA PARA A ATUAL GESTÃO RENOVAR A LISTA SEM PRECISAR DELETÁ-LA....
eduardo
essa lista foi criada em 2006 para substituir uma outra lista (com cerca de 30 membros) que existia e cujo "proprietário" se recusou em adicionar novos moderadores.
Sendo assim, decidimos criar uma nova, passando em todas as salas pegando endereço daqueles que se interessavam em participar dessa nova lista. E existe há 3 anos, e não é da getão passada, e mais de 100 membros participam dela. Percebem a diferença?
Pelo que eu sei, o jojo (que criou a lista) adicionou moderadores da nova gestão (tantos quantos se interessaram) para facilitar o trabalho detes, e eu inclusive deixei de ser moderador para dar lugar aos novos interessados.
E, usando as palavras do victor, ESPERO QUE NÃO SEJA UM GRANDE PROBLEMA PARA A ATUAL GESTÃO RENOVAR A LISTA SEM PRECISAR DELETÁ-LA....
eduardo
---------------------------------------------------------------
Então a criação de outra lista não faz o menor sentido mesmo. Eu também estou como um dos moderadores da lista e fui agora dar uma checada na página web e vi que somos 6 moderadores atualmente:
- Ana Rita Mayer: ar_mayer@hotmail.com
- Gabriela Augusta: gabiaugusta@yahoo.com.br
- Jojo: jojocso@gmail.com
- Laura: laurinha769@gmail.com
- Laura: laurinha769@gmail.com
- Vagner Boni: vagnerboni@gmail.com
- Eu: anahi.chemie@terra.com.br
- Eu: anahi.chemie@terra.com.br
Lembro-lhes que todos os moderadores (e não somente o Jojo) podem administrar a lista, inclusive adicionar e descadastrar membros. Só que eu aconselho que os próprios usuários façam eles mesmos seu descadastramento, já que nem sempre conseguimos atender à demanda.
Outra coisa: já que eu não sou nem fui nem nunca serei de gestão alguma, se a gestão atual julgar necessário, posso sair de minha condição de moderadora sem o menor problema. Afinal, só entrei nesta condição como humilde colaboradora, para resolver problemas técnicos de adição de novos membros tempos atrás, uma vez que nenhum moderador àquela época estava conseguindo adicionar membros (somente aqueles que pediram adesão) direto na lista, sem precisar ser no formato de convite, já que até para confirmar o convite de adesão as pessoas tinham dificuldades de entender os procedimentos.
Abraços,
Anahi
-------------------------------------------
Anahi e Eduardo,
Obrigado pelos esclarecimentos!
Acho que não é um problema dessa ou aquela gestão, a demanda tem crescido então é preciso articular coisas novas, recursos novos, sem que isso dane os usuários.
Em todo caso, é o pessoal da Comunicação que está tentando viabilizar tudo isso, e TODOS podem opinar, sugerir e ajudar nesta frente do CALCS.
Abraço,
Victor
Obrigado pelos esclarecimentos!
Acho que não é um problema dessa ou aquela gestão, a demanda tem crescido então é preciso articular coisas novas, recursos novos, sem que isso dane os usuários.
Em todo caso, é o pessoal da Comunicação que está tentando viabilizar tudo isso, e TODOS podem opinar, sugerir e ajudar nesta frente do CALCS.
Abraço,
Victor
------------------------------------------------------
Assim...
Alguns dados do grupo de emails!
e alguns elementos...
As ultimas dez pessoas que se cadastraram no grupo entraram nessas seguintes datas
20 de Mai de 2009
18 de Mai de 2009
29 de Abr de 2009
22 de Abr de 2009
14 de Abr de 2009
6 de Abr de 2009
6 de Abr de 2009
2 de Abr de 2009
2 de Abr de 2009
2 de Abr de 2009
recentes né!
Atualmente são 154 pessoas no grupo.
O quadro do histórico de mensagens.. SEGUE UMA CERTA UMA CONTANTE... em um ou outro caso é que há alguma exacerbação no envio, mas quase sempre relacionado a algum evento importante daquele momento.
Ano/Mês
e outra coisa...
quem tá no grupo pode ler (via site do yahoo) todo o conteúdo já publicado/enviado/debatido ao longo deste 3 anos.
Apaguar o grupo é zerar esse histórico. É por uma pazinha de pó em algumas fontes textuais dos caminhos e descaminhos do movimento estudantil de CS, do que já fora feito, do que se avançou, das conquistas, do cambios, e de quais foram as sucessivas falhas e lacunas.
No blog há um pouco do resgaste, mas falta muita, muita coisa mesmo!!!
E nós da sociais sabemos o quanto é complicado encontrar informações sobre a história do movimento estudantil de ciências sociais os documentos são raros, a memória é fraca e as narrativas extremamente fragmentadas...
concordo que uma consulta-prévia na lista seria bastante complicada.
e que a principal reclamação dos usuários, a lotação de suas caixas de email não necessariamente resolveria-se num outro grupo de email.
Já que são raríssimas as ocasiões onde é enviado conteúdo "não pertinente" aos estudantes de sociais!
'cê falou também em "é preciso articular coisas novas, recursos novos, sem que isso dane os usuários".
o que são essas coisas novas? esses recursos novos? no que o yahoo inviabiliza isto?
dúvidas....
se falou também em "recebeu muitas reclamações da lista e de problemas de adesão a ela".
quais ordem de problemas? técnicos ou de informação?
se foi de informação acho que a anahi fez um passo a passo ali embaixo, que já em vários outros momentos foram feitos (e que devem ser recorrentemente realizados) e informados...
Sei que tudo isto que coloquei, que as falas da ANAHI, do EDUARDO, do RODRIGO não os impedirá de realizar a mudança!
que já vem sendo debatida no CA há um tempo. Mas acho que cabe informar mais qualificativamente, afinal a argumentação colocada não foi refutada com argumentos razoaveis sejam de ordem técnicas ou políticas.
E coloco a minha preocupação que já expressei para o dono da lista (JOJO) e para vcs sobre esse histórico e a necessidade de manter-se isto acessível de alguma forma aos novos estudantes.. ou não importa o que foi feito em 2006, 2007 etc.?
ABRAÇO A TODOS E TÉ!
boni
Alguns dados do grupo de emails!
e alguns elementos...
As ultimas dez pessoas que se cadastraram no grupo entraram nessas seguintes datas
20 de Mai de 2009
18 de Mai de 2009
29 de Abr de 2009
22 de Abr de 2009
14 de Abr de 2009
6 de Abr de 2009
6 de Abr de 2009
2 de Abr de 2009
2 de Abr de 2009
2 de Abr de 2009
recentes né!
Atualmente são 154 pessoas no grupo.
O quadro do histórico de mensagens.. SEGUE UMA CERTA UMA CONTANTE... em um ou outro caso é que há alguma exacerbação no envio, mas quase sempre relacionado a algum evento importante daquele momento.
Ano/Mês
Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2009 | 19 | 27 | 103 | 89 | 86 | | | | | | | |
2008 | 7 | 23 | 94 | 98 | 69 | 83 | 21 | 87 | 130 | 64 | 78 | 25 |
2007 | 1 | 49 | 93 | 58 | 71 | 40 | 85 | 22 | 55 | 52 | 49 | 24 |
2006 | | | | | | | | | | | 92 | 64 |
e outra coisa...
quem tá no grupo pode ler (via site do yahoo) todo o conteúdo já publicado/enviado/debatido ao longo deste 3 anos.
Apaguar o grupo é zerar esse histórico. É por uma pazinha de pó em algumas fontes textuais dos caminhos e descaminhos do movimento estudantil de CS, do que já fora feito, do que se avançou, das conquistas, do cambios, e de quais foram as sucessivas falhas e lacunas.
No blog há um pouco do resgaste, mas falta muita, muita coisa mesmo!!!
E nós da sociais sabemos o quanto é complicado encontrar informações sobre a história do movimento estudantil de ciências sociais os documentos são raros, a memória é fraca e as narrativas extremamente fragmentadas...
concordo que uma consulta-prévia na lista seria bastante complicada.
e que a principal reclamação dos usuários, a lotação de suas caixas de email não necessariamente resolveria-se num outro grupo de email.
Já que são raríssimas as ocasiões onde é enviado conteúdo "não pertinente" aos estudantes de sociais!
'cê falou também em "é preciso articular coisas novas, recursos novos, sem que isso dane os usuários".
o que são essas coisas novas? esses recursos novos? no que o yahoo inviabiliza isto?
dúvidas....
se falou também em "recebeu muitas reclamações da lista e de problemas de adesão a ela".
quais ordem de problemas? técnicos ou de informação?
se foi de informação acho que a anahi fez um passo a passo ali embaixo, que já em vários outros momentos foram feitos (e que devem ser recorrentemente realizados) e informados...
Sei que tudo isto que coloquei, que as falas da ANAHI, do EDUARDO, do RODRIGO não os impedirá de realizar a mudança!
que já vem sendo debatida no CA há um tempo. Mas acho que cabe informar mais qualificativamente, afinal a argumentação colocada não foi refutada com argumentos razoaveis sejam de ordem técnicas ou políticas.
E coloco a minha preocupação que já expressei para o dono da lista (JOJO) e para vcs sobre esse histórico e a necessidade de manter-se isto acessível de alguma forma aos novos estudantes.. ou não importa o que foi feito em 2006, 2007 etc.?
ABRAÇO A TODOS E TÉ!
boni
-----------------------------------------------------------------------
Boni,
O lance da quantidade de mensagens pode ser perfeitamente resolvido nesta lista. Eu já passei as informações sobre o modo de recebimento de mensagens que cada usuário pode escolher.
Uma argumentação que se colocou é que a lista é administrada pelo Jojo, que é ele quem detém o "monopólio" da administração dela, já que a senha está com ele. Ora, a senha não é referente à lista, mas à do próprio usuário, ou seja, cada um tem a sua. Assim, o acesso à administração da lista se dá pelo status de moderador. Então esta desculpa não cabe, já que ontem acabei de verificar que há seis moderadores na lista, um deles a própria Laura e a Gabriela que, até onde sei, são da gestão atual, ou estou enganada ? E todos os SEIS moderadores podem administrar a lista, adicionando e descadastrando membros. Ou mesmo os orientando. Em minha opinião, todos os argumentos anteriores não convenceram, quiçá sejam um pretexto para esconder as verdadeiras intenções... De qualquer forma, se deletarem esta lista, ficará evidenciada a atitude autoritária, o que ESPERO QUE NÃO ACONTEÇA.
Abraços,
Anahi
------------------------------------------------------------------
Esse último email do Boni foi bem esclaredor!
Discordo plenamente da criação de um novo grupo! Ainda mais da exclusão do atual!
Participo de outros grupos de discussão (do google tbm), e não vejo o que a troca do yahoo p/ google traria de melhor, como é colocado nessa discussão.
Só queria uma justificativa plausível p/ essa proposta (que para mim está sendo AUTORIATÁRIA, sim!). Uma coisa é criar um novo grupo de discussão, outra coisa é criar um novo grupo e EXCLUIR o anterior!
Como bem colocou o Eduardo, será que ninguém se dá conta de que excluí-lo é sinônimo de exclusão de tudo o que o já foi feito pelo calcs e que passou por essa lista? Desculpem-me, mas não posso imaginar tamanha ingenuidade. Não vejo essa lista com esse caráter simplista de instrumento p/ troca de informações, como está sendo colocado. Tão pouco julgo os emails que recebo como inúteis ou "picuinhas" (expressão já usada aqui anteriormente). Há um conteúdo político que circula aqui dentro. Assim como há uma postura política clara qdo se pretende, não só ignorar, mas excluir todo o histórico do calcs desde sua reorganização.
Para reflexão: quais as consequências qdo se pretende esconder o passado de uma instituição política? Quais os setores da sociedade que pretendem colocar o passado no ostracismo?? (Me disculpem os que não simpatizam com a divisão esquerda/direita dentro da política, pq p/ mim existe um abismo!).
Se a lista é colocada apenas como instrumento p/ informes e repasse de relatorias... se não posso colocar minha opinião aqui pq vai gerar divergência, o que implica em emails-resposta e "caixas lotadas"... se esse é o único espaço que e eu e outras pessoas encontramos p/ participar do calcs por causa da falta de tempo e msm assim nos é vetado... Então abandonemos a lista, não vejo utilidade alguma nela e o problema da caixa de email lotada estará resolvido!
Desculpem o extremismo, mas primeiro foi aquela odisséia sobre o gerenciamento do blog (lembrem-se: isso lotou a caixa de emails das pessoas tbm), e agora essa??? Discutir sobre essas coisas é q irrita! Tem uma semana de CSO sendo construída, q aliás pela lista são passadas apenas as datas de reuniões, e nada por exemplo sobre conteúdo temático. Como fazem p/ contribuir os indivíduos que não podem estar presentes na reunião? Mandar sugestões pela lista?? Mas em que "pé" anda a estruturação, quais as datas? Já foi discutido tema?
Com tanta coisa p/ fazer (já fui do CA), vamos discutir possível alteração da lista de emails do CA? Toda vez que há uma divergência de opiniões a desculpa é: "estou recebendo mtos emails" ou "pessoas estão saindo da lista".
Se atentem p/ o caráter da lista. Ela não é apenas informativa, ela é construtiva. E qto mais pessoas nela entrarem, mais emails serão recebidos! Pessoas saem... pessoas entram!
Esse é, antes de mais nada, o espaço de quem não pode estar presente nas reuniões estar se informando e CONTRIBUINDO/ construindo junto! Tbm é o espaço de acesso aos conteúdos e temáticas debatidos em anos anteriores.
Prezo pelo debate; pela exposição de idéias que divergem da minha; pela clareza de que há formas diferentes de pensar. Só não prezo pelo consenso e pela passividade que decorre dele!
Solicito à direção do calcs que, se optado pela criação de uma nova lista, não exclua esta. Pois não gostaria que fosse excluído o passado do qual sou parte integrante!
Abraços,
Sabrina.
Discordo plenamente da criação de um novo grupo! Ainda mais da exclusão do atual!
Participo de outros grupos de discussão (do google tbm), e não vejo o que a troca do yahoo p/ google traria de melhor, como é colocado nessa discussão.
Só queria uma justificativa plausível p/ essa proposta (que para mim está sendo AUTORIATÁRIA, sim!). Uma coisa é criar um novo grupo de discussão, outra coisa é criar um novo grupo e EXCLUIR o anterior!
Como bem colocou o Eduardo, será que ninguém se dá conta de que excluí-lo é sinônimo de exclusão de tudo o que o já foi feito pelo calcs e que passou por essa lista? Desculpem-me, mas não posso imaginar tamanha ingenuidade. Não vejo essa lista com esse caráter simplista de instrumento p/ troca de informações, como está sendo colocado. Tão pouco julgo os emails que recebo como inúteis ou "picuinhas" (expressão já usada aqui anteriormente). Há um conteúdo político que circula aqui dentro. Assim como há uma postura política clara qdo se pretende, não só ignorar, mas excluir todo o histórico do calcs desde sua reorganização.
Para reflexão: quais as consequências qdo se pretende esconder o passado de uma instituição política? Quais os setores da sociedade que pretendem colocar o passado no ostracismo?? (Me disculpem os que não simpatizam com a divisão esquerda/direita dentro da política, pq p/ mim existe um abismo!).
Se a lista é colocada apenas como instrumento p/ informes e repasse de relatorias... se não posso colocar minha opinião aqui pq vai gerar divergência, o que implica em emails-resposta e "caixas lotadas"... se esse é o único espaço que e eu e outras pessoas encontramos p/ participar do calcs por causa da falta de tempo e msm assim nos é vetado... Então abandonemos a lista, não vejo utilidade alguma nela e o problema da caixa de email lotada estará resolvido!
Desculpem o extremismo, mas primeiro foi aquela odisséia sobre o gerenciamento do blog (lembrem-se: isso lotou a caixa de emails das pessoas tbm), e agora essa??? Discutir sobre essas coisas é q irrita! Tem uma semana de CSO sendo construída, q aliás pela lista são passadas apenas as datas de reuniões, e nada por exemplo sobre conteúdo temático. Como fazem p/ contribuir os indivíduos que não podem estar presentes na reunião? Mandar sugestões pela lista?? Mas em que "pé" anda a estruturação, quais as datas? Já foi discutido tema?
Com tanta coisa p/ fazer (já fui do CA), vamos discutir possível alteração da lista de emails do CA? Toda vez que há uma divergência de opiniões a desculpa é: "estou recebendo mtos emails" ou "pessoas estão saindo da lista".
Se atentem p/ o caráter da lista. Ela não é apenas informativa, ela é construtiva. E qto mais pessoas nela entrarem, mais emails serão recebidos! Pessoas saem... pessoas entram!
Esse é, antes de mais nada, o espaço de quem não pode estar presente nas reuniões estar se informando e CONTRIBUINDO/ construindo junto! Tbm é o espaço de acesso aos conteúdos e temáticas debatidos em anos anteriores.
Prezo pelo debate; pela exposição de idéias que divergem da minha; pela clareza de que há formas diferentes de pensar. Só não prezo pelo consenso e pela passividade que decorre dele!
Solicito à direção do calcs que, se optado pela criação de uma nova lista, não exclua esta. Pois não gostaria que fosse excluído o passado do qual sou parte integrante!
Abraços,
Sabrina.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Gente,
eu so falei de excluir o grupo, mas em momento algum falei q nao iamos guardar as informações que ja existem no grupo, e fazem parte da historia do CALCS.
bom final de semana a tod@s!!
Laurita
eu so falei de excluir o grupo, mas em momento algum falei q nao iamos guardar as informações que ja existem no grupo, e fazem parte da historia do CALCS.
bom final de semana a tod@s!!
Laurita
----------------------------------------------------------------------------------
Só uma rápida explicação...
Referente às 48h, vamos demorar um tempo a mais. Pois, diante da necessidade de manter os e-mails históricos do CALCS, está SIM sendo tomado o cuidado de transferí-los para a nova conta, do Google. Mas, devido a próprias limitações do Yahoo!, este procedimento só pode ser feito 1 e-mail por 1. E isto, leva tempo!
O novo grupo também vai unificar numa mesma conta o blog, o grupo e o e-mail. Com isso, a conta será do CALCS e estará livre de vontades individuais, e não alheio à mudanças de gestões e "sumiço" de pessoas individuais, já que basta o usuário e senha serem transferidos a cada ano.
Esta medida, pretende ampliar e otimizar o espaço de debates. É sofrível que insistam em apontar a medida como "autoritária" e "politicamente mal-intencionada", uma vez que este espaço está aberto e estão tomando todo o cuidado para preservar o histórico de e-mails!
A construção agregada do CALCS se faz no diálogo fundamentado e sincero! Livre de jogos de politicagem e comentários acintosos. Livre de comentários denigridores que desqualifiquem todo trabalho por conta de pontos de divergência.
Obrigado pela atenção,
Victor Netto
Referente às 48h, vamos demorar um tempo a mais. Pois, diante da necessidade de manter os e-mails históricos do CALCS, está SIM sendo tomado o cuidado de transferí-los para a nova conta, do Google. Mas, devido a próprias limitações do Yahoo!, este procedimento só pode ser feito 1 e-mail por 1. E isto, leva tempo!
O novo grupo também vai unificar numa mesma conta o blog, o grupo e o e-mail. Com isso, a conta será do CALCS e estará livre de vontades individuais, e não alheio à mudanças de gestões e "sumiço" de pessoas individuais, já que basta o usuário e senha serem transferidos a cada ano.
Esta medida, pretende ampliar e otimizar o espaço de debates. É sofrível que insistam em apontar a medida como "autoritária" e "politicamente mal-intencionada", uma vez que este espaço está aberto e estão tomando todo o cuidado para preservar o histórico de e-mails!
A construção agregada do CALCS se faz no diálogo fundamentado e sincero! Livre de jogos de politicagem e comentários acintosos. Livre de comentários denigridores que desqualifiquem todo trabalho por conta de pontos de divergência.
Obrigado pela atenção,
Victor Netto
------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário