12 de mai. de 2009

[CSO] Relatoria Reunião do Colegiado do Departamento de SPO 12/05/2009

Ata da reunião do
Colegiado do Departamento de Sociologia e Ciência Política, de 12 de maio de 2009

Informes:
1.1 - Bônus xerox
            - Está sendo adotado um novo sistema para solicitação de xerox, com registro de todos os pedidos para reduzir os gastos do dep. com cópias. Política adotada por toda universidade, o que não significa, necessariamente, excesso de gastos deste departamento.

1.2 - Acompanhamento de estágio probatório
            - Pedido recebido pelo dep. para ter mais rigor com as avaliações de estágios probatórios. Novamente, esta solicitação foi encaminhada a todos os departamentos, o que não significa, necessariamente, que esta situação proceda neste departamento.

1.3 - Documento do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
            - Carta do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, enviado a todos os departamentos do CFH, para revisar as políticas adotadas para elaboração dos editais de concursos para docentes, que têm imposto como pré-requisito especializações e/ou doutoramentos disciplinares. O que consideram uma contradição, tendo em vista o compromisso afirmado por todos os departamentos do CFH em apoiar o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.

1.4 – Relatório de Afastamento para participar em eventos - Prof. Janice Tirelle P. de Sousa
            - Relatório lido e aprovado

2 – Pauta:
2.1 - Processo de Progressão Funcional da Profa. Márcia Grisotti – relatora – Prof. Júlia Silvia Guivant
            - Relatório lido e aprovado

2.2 – Solicitação de disciplina optativa para o curso de nutrição
            - Professoras Márcia e Cecile de oferecem para a disciplina.

2.2 – Solicitação das disciplinas SPO 9119 (Introdução às Ciências Sociais) e SPO 9233 (Ciência Política) para o curso de graduação em Ciências Econômicas, na modalidade à distância
            - Esta situação será retomada tendo em vista a sua importância e que são poucos os professores presentes. Este ponto será retomado dentro de uma discussão mais ampla entre os professores para tratar de políticas adotadas em âmbito geral sobre educação à distância.
           

2.3 – Solicitação de auxílio para aluno apresentar trabalho no Congresso ALAS. 
            - O encaminhamento é que a aluna verifique se há outros alunos com trabalhos aprovados para apresentar no Congresso para então o dep. oferecer auxílio coletivamente. Caso não haja, o auxílio poderá ser direcionado à aluna.

Discussão fora da pauta abordada na reunião: os professores demonstram falta de informação sobre a abertura do novo curso de Antropologia, situação que demanda uma discussão sobre o futuro do Curso de Ciências Sociais, pensando talvez numa nova reestruturação do curso. Ponto polêmico que precisa contar com maior presença e conscientização dos professores e será tratado em diante com mais profundidade.

Atenciosamente, Gabriela Augusta da Silva
Representante discente no Colegiado de Departamento de Sociologia e Ciência Política

Nenhum comentário: