4 de jun. de 2009

[ERECS] Grupos de Estudo para o ERECS 2009

HOje teve reunião do ERECS. Muitos pagaram, quem faltou pagar o Leo vai atrás amanhã. Há alguns lugares ainda sobrando... Quem tiver interesse é só procurar.
Encaminhamentos sobre as DISCUSSÕES PRÉVIAS aos GDT (Grupos de discussão e trabalho) do ERECS.

SEGUNDA-FEIRA, às 9 horas na sala do CALCS.
Cris, Fugu, Katana, Boni, Fukuta, Torto, Barbara

QUARTA-FEIRA, às 9 horas na sala do CALCS.
Bruna, Flávia, Gabriela, Volni, Boni, Leo, Diego

A proposta para ambos os grupos é começar a discutir as seguintes temáticas centrais:
SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
REFORMA CURRICULAR NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO
MOVIMENTO ESTUDANTIL DE CS

QUEM NÃO PUDER NESTES DIAS E HORÁRIOS TEM ESTA LISTA PARA E PODE TENTAR ORGANIZAR UM OUTRO HORÁRIO.

se sobrar tempo, podemos debater as outras temáticas.
GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL,
DEMARCAÇÃO DE TERRAS
AÇÕES AFIRMATIVAS



E quem não for ao encontro mas estiver interessado em aparecer para debater esta convidado.

--------- RESUMO DO PROJETO. leia tudo e atentamente.
ERECS/Sul - Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais da região sul
Tema: “Teoria versus prática ou teoria e prática? Educação e sociedade.”
Data: 11 a 14 de junho. Site: http://erecs2009.ning.com/
Local: Parque da Ciência, Estrada da Graciosa nº 4.000, Pinhais, Curitiba, PR.
      Apresentação:
     Os encontros regionais dos estudantes de Ciências Sociais são organizados pelos próprios estudantes, através de comissões criadas na própria escola sede e com contribuições feitas por estudantes de outras escolas da região em uma reunião preparatória (o pré-Erecs), que no ano de 2009 ocorreu entre os dias 18 e 21 de abril, em Curitiba. Participaram estudantes da UFRGS, da UFSC, e da UEL além de vários estudantes da própria UFPR.
     Como objetivo primário, os encontros visam a proporcionar espaços de troca e construção de redes entre os estudantes, os estimulando a perceber as rupturas existentes entre as diversas perspectivas teóricas e instituições de ensino. Os ERECS/Sul historicamente são encontros amplos com propostas de atividades e integrações prévias formuladas pela escola sede, mas sempre sujeitas a alterações/contribuições e novas propostas feitas pelos estudantes ao logo do encontro, como oficinas, GDTs e quaisquer outras propostas de debate acadêmico/político que visem a contribuir para a formação do cientista social.
     Outro objetivo do encontro é proporcionar espaços de organização em torno dos debates propostos pelos GTDs, oficinas e saídas de campo, assim possibilitando a construção de uma maior identidade entre os estudantes de Ciências Sociais que vivenciam diariamente realidades distintas. As temáticas dos GTDs são definidas a partir do debate entre as escolas envolvidas, buscando contemplar os diversos enfoques e prioridades regionais.
     Para alcançar os objetivos propostos, partimos do princípio de que é possível fazer uma sociologia crítica da realidade social brasileira, não privilegiando somente os debates referentes ao ensino superior e à formação do cientista social, mas também da relação que se estabelece entre ambos e àquela. As saídas de campo são uma escolha metodológica fundamental para a concretização desse debate e maior integração com a realidade da cidade onde será realizado o Encontro. O ERECS se estrutura sobre os princípios da autonomia e pluralidade, buscando estimular o pensamento crítico, indissociável do contato com as realidades distintas.
 
Alojamento: Salas ou acampamento. É importante que tragam colchão, saco de dormir, barracas, cobertas, etc. Utensílios: No encontro, não serão utilizados utensílios descartáveis. Cada um deve ser responsável por trazer talheres, copos, pratos, roupa de cama e banho, chinelo, camisinha, e o que mais lhe convier.
Alimentação e Inscrição : Haverá opção para vegetarianos. Não haverá inscrição sem alimentação. R$ 30,00 até o dia 05/06/09 (NA BOCA DO CAIXA, COM UM BANCÁRIO... NÃO É NO CAIXA ELETRÔNICO NÃO, ENTREM NO SÍTE DO ERECS E FALEM COM A OTÁVIA OU ME PROCUREM SE TIVEREM DÚVIDAS!!!!!!! e R$ 40,00 do dia de junho até o início do evento.

GDT – Grupos de Discussão e Trabalho
Metodologia: Todos os integrantes preferencialmente sentados em roda, com direito a voz abordando temas referentes ao do espaço, para a livre discussão entre os integrantes. Se necessário for, o responsável pelo GDT deve propor que se façam inscrições para que todos que queiram se colocar possam ter este direito. Para avaliar se haverá tempo limite de fala, o próprio GDT determinará, os grupos terão relatorias. Que grupos terão  facilitadores convidados para iniciar o debate (uns 15 ou 20 mim). Importante também que os estudantes levassem das suas cidades e escolas materiais sobre o assunto do GDT para compartilhar com os demais.
 
Saídas de campo: 1. MST / 2. A outra Curitiba / 3. Catadores  / 4. Quilombolas – Saída de campo anda não confirmada. (Serão divulgadas mais informações ao longo do encontro) 
Programação
  5ª-feira 6ª-feira Sábado Domingo
8h/9h Inscrições Café da manhã Café da manhã Café da manhã
9h/12h Trabalhos e GDT 3 GDT 5  
12h/14h Almoço Almoço Almoço Almoço
14h/16h GDT 7 GDT 2 e OL Saída de campo Volta pra CASA
16h/16h3 Intervalo Intervalo Saída de campo
16h3/18h3 GDT 1 e OL GDT 4 e GDT 6 Saída de campo
18h3/20h Janta Janta Janta
20h/21h Roda de abertura Cultural Roda Final
Cultural
21h/raiar Cultura

Propostas de debate para cada GDT: 
GDT 1 – SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO [6ª 14h/16h]
Partindo de experiências na área de ensino de sociologia, haverá um debate acerca da nossa formação e da concepção de sociologia no ensino médio vigentes.
GDT 2 – GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: POLÍTICAS PARA UNIVERSIDADE [5ª 16h3/ 18h3]
Debater os problemas que temos na universidade a cerca de política voltada para as mulheres e glbtt.
GDT 3 – PROCESSOS DE REFORMAS NO ENSINO SUPERIOR: A REFORMA CURRICULAR [6ª 9h/12h]
Debater os determinantes dos processos de reforma do ensino superior em perspectiva comparada.
GDT 4 – MOVIMENTO ESTUDANTIL DE ÁREA EM CIÊNCIAS SOCIAIS [6ª 16h3/18h3]
Como continuação do GDT do ano passado, abordando brevemente o histórico do movimento estudantil de área, construir uma análise coletiva da conjuntura e dos desafios em relação a si mesmo e a outros movimentos sociais e populares neste momento histórico (para os estudantes de ciências sociais).
GDT 6 – DEMARCAÇÃO DE TERRAS [6ª 16h3/18h3]
Identidades e conflitos em terras indígenas e quilombolas.
GDT 7 – AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO [5ª 14h/16h]
Articular o acúmulo sobre o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas, o debate sobre cotas em geral e o histórico de luta pelas cotas na universidade.


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Vagner Boni
Estudante de Ciências Sociais - UFSC
Representante Discente no Colegiado do Curso de Ciências Sociais

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