30 de out. de 2009

[ENADE] Carta ENADE reelaborada

Galerinha,
 
Mesmo de longe (estou na Universidade do Porto, desde agosto), estou a acompanhar o que se passa por aí.
Bem, gostaria, se possível, de fazer algumas sugestões, pode ser?
Acho que seria bem importante que, como argumento central, fosse destacado o fato de que não consideramos que é a prova que evidencia a qualidade ou os defeitos do nosso curso. Todos sabemos que, mesmo nas disciplinas, as provas são instrumentos questionáveis. Além disso, há muito tempo no Brasil (acho que desde a LDB), que se fala de avaliação contínua, do processo de formação, ou seja, os professores não podem nos dar nota só com o resultado de uma prova, ou seja, o ENADE não pode ser o espelho do curso.
A avaliação das condições, dos livros que temos disponíveis, das pesquisas que podemos fazer, de como está nossa formação: acho que é isso que queremos. Sugiro que não destaquem tanto a questão do mercado, da competividade, porque parece que queremos fugir de algo. Acho fundamental que deixem claro que queremos avaliar o curso, sim, mas não fazendo 1 prova, a cada 4 anos....Seria importante solicitar à Coordenação do Curso que fizesse uma avaliação do curso a partir das opiniões de todos os alunos. Não deve ser complicado. Um questionário no site, ou impresso. O que foi feito da avaliação da UFSC, feita há 2 anos atrás? Alguns reclamaram de alguns fatores do centro, do curso...foi feito algo?
Outra coisa, que considero importante abordar: o que significa uma nota 1? Quais as atitudes que o coordenador de curso pode tomar, para melhorar o curso? Alguém sabe se vem alguma indicação? Por exemplo: a nota 1 do teu curso significa que vocês tem que comprar mais livros, aumentar as pesquisas, ter mais aulas de x disciplina ...
A gente sabe que a nota 1 é porque alguns estudantes boicotaram e outros não, mas não sabemos como a nota do ENADE pode ajudar a melhorar, e como melhorar o curso.
Até breve,
 
Lucimara (2005.2)