14 de ago. de 2010

[ENECS] Deliberações da Plenária Final do XXV ENECS-2010-Belém-PA

 Deliberações da Plenária Final do XXV ENECS-2010-Belém-PA
1. GD Expressões culturais no movimento estudantil

Inclusão de cultura popular nos eventos culturais organizado pelos estudantes nas Universidades;
Campanha contra a restrição de meia-entrada e direito a passe-livre irrestrito e ilimitado para eventos culturais, garantido pelo Estado
Semana de cultura popular nas Ciências Sociais;
Necessidade de debates referente a cultura popular;
Proposta rádio-livre, com a possibilidade de oficina para o próximo ENECS;
Lutar por verbas para realização de atividades culturais nas universidades;
Cine clube e debate sobre a democratização dos meios de comunicação;
Realização de festival Universitário de música, cultura e arte;
Trocar projetos que estão sendo desenvolvidos nas escolas;
Café filosófico;
Atividades culturais, semanalmente;
Orientação de Mesa-debate ou GD para o próximo ENECS sobre o tema expressões culturais no movimento estudantil.
Contra a restrição do acesso da comunidade nos espaços da universidade, e pelo livre acesso nas atividades culturais;
Apoio a políticas públicas de incentivo à cultura e de democratização do acesso a bens culturais;
Projeto de ressociabilização e extensão as comunidades, construindo conjuntamente com as mesmas;
Entendendo a necessidade de ocupar os espaços públicos das universidades, nós, estudantes de Ciências Sociais reunidos repudiamos projetos que restringem o livre acesso ao campus e defendemos a ocupação da universidade pela comunidade e os movimentos sociais;
Envia para lista do CONECS modelo de projetos e oficinas para concorrer em editais públicos.
Criação de uma lista nacional de discussão e um grupo de trabalho para formatação de projetos para concorrer a editais públicos;
Mesa sobre cultura popular para o próximo ENECS;

2. GD O cientista social e seu currículo


Participação dos estudantes nas comissões de mudança curricular
Criação de um GTP para o tema: responsável UFS
Lutar pela implementação de um currículo que aproxime mais a universidade da sociedade e da classe trabalhadora
Integração dos currículos do bacharelado e da licenciatura
Maior atenção dos currículos à pesquisa quantitativa
Garantia que as Faculdades ofereçam cursos gratuitos de aperfeiçoamento da produção escrita em língua estrangeira instrumental à todos os estudantes interessados
Contra a fragmentação e pela emancipação das Ciências Sociais
Os currículos precisam de uma linha de orientação que respeite as particularidades regionais
Maior participação estudantil no âmbito dos conselhos ou colegiados para a disputa da formação do cientista social e seu currículo
Criação de uma base curricular nacional, porem com maior flexibilidade curricular para melhor formação
As escolas devem socializar as grades curriculares em vigor nos cursos, socializar também quando houve a última reforma curricular e se houve participação dos estudantes e as formas de execução a ser discutidas: deve se enviada para escola responsável pelo GTP de currículo

3. GD Empresas Juniores de Ciências Sociais

Campanha de estagio, PIBID, lutas reais pela iniciação cientifica e PIBEX
Aprovação de uma frente nacional em apoio a extensão. A frente lançará uma carta a ser assinada por C.A.’s e D.A.’s que optarem por construir-la. Entre os dias 20 e 24 de Setembro a frente construirá uma Semana Nacional em apoio a extensão popular, organizada via reuniões virtuais abertas e lista CONECS
Inclusão das reinvidicações a respeito da iniciação científica (PET, PIBEX, etc ), na Semana Nacional de Lutas
Grupo de Trabalho Permanente sobre pesquisa e extensão nas ciências sociais, tendo também como responsabilidade fazer um levantamento dos estatutos das empresas juniores para ser apresentado no ENECS : responsável UFMA
Retornar as escolas e aprofundar estudos sobre o conceito de Empresa Junior para em outro momento tenhamos mais acumulo, para termos discussões mais sólidas sobre o assunto em outros espaços
Retorno as escolas para debate sobre o caráter das empresas juniores
Contra o caráter mercadológico das Empresas Juniores, por uma expansão da pesquisa para além desse caráter.
Propor nas calouradas os debates sobre as Empresas Juniores e a que serviço está a educação nacional

4. GD Sociologia no Ensino Médio

Semana nacional de luta em defesa da sociologia no ensino médio
Fazer um histórico da sociologia no ensino médio nos estados brasileiros a partir da contribuição das regionais e dos CA’s
Pela formulação de mecanismos legislativos que garantam a exclusividade ao profissional licenciado em Ciências Sociais a prerrogativa de lecionar Sociologia no Ensino médio, de forma que os profissionais que atualmente o fazem não sejam expulsos, mas transferidos para sua função de origem compatível com sua formação
Formulação de um Grupo de Trabalho Permanente para diagnosticar a situação da sociologia no ensino médio em cada estado: responsável UFAL
Que cada estado promova atividades em defesa da sociologia no ensino médio
Entrega de uma carta aberta as autoridades competentes depois de uma jornada ou semana de mobilização
Estabelecer contatos com outras áreas que fazem parte da licenciatura, para o aprimoramento do ensino médio.
Ampliação de projetos de iniciação a docência como o PIBID para que aproxime o futuro professor de seu objeto, visando melhorar tanto a educação básica quanto a formação acadêmica.

5. GD Combate às Opressões

Ato público de combate ao racismo, homofobia e machismo
Contra a segmentação da luta pelo combate às opressões
Afirmação dos grupos oprimidos a partir dos CA’s e movimentos de base
Discussão de núcleos de estudos afro-brasileiros e de gênero, e construção de coletivos de ciências sociais
Proposta de manifesto contra a criminalização dos movimentos sociais
Os Centros Acadêmicos façam o debate de opressões na base
Manter o GD de combate às opressões no ENECS
Que as universidades ratifiquem a reserva de vagas
Por mais assistência estudantil com a reserva de vagas
Criação de um GTP que pesquisará, formulará e apresentará no próximo ENECS uma cartilha de combate as opressões, tendo os seguintes pontos como conteúdo: responsável UFPA
Como se dá a criminalização dos movimentos sociais e da pobreza
Garantia de acesso e permanência na universidade
Combate ao machismo e sexismo
Garantia dos direitos reprodutivos
Combate à homofobia
Combate ao racismo
Pela discussão sobre legalização das drogas como um tema de saúde pública, e não de segurança pública;
Luta pela sociabilidade nos espaços da sociedade
Formação e organização das minorias, diálogos entre grupos mobilizados e os cientistas sociais
Criação de Centros de Apoio Jurídicos Contra discriminação
Atenção aos cartazes de festa estudantil com cunho opressor
Falar de opressão é trazer a torna a realidade vivenciada pelas religiões que utilizam o chá, ayahuasca como elemento transcendental, sacro.
O art. 5 da Constituição Federal garante a laicidade do Estado, a pluralidade das manifestações religiosas.
Não à opressão instaurada na sociedade e senso comum sobre essa temática.
6. GD Conjuntura e Políticas Educacionais

Volta do ato público no próximo ENECS
Construção de uma carta avaliativa sobre as políticas educacionais
Dialogo permanente com o GTP do ANDES
Contra o Prouni, Reuni, ENEM e o vestibular, entendendo que privilegiam práticas de não inclusão e interesses contrários aos estudantes e o interesse público. Propomos uma reavaliação das políticas públicas e o rateamento dos custos de forma a evitar o mal uso das verbas públicas para educação

GD’s sobre movimento estudantil de Ciências Sociais

Indicativo para o próximo ENECS: Grupo de Discussão sobre o dialogo entre o ME e a sociedade e se encaminhado pelo CONECS
Grupo de Trabalho Permanente para resgate da memória do MECS. Responsável UFPB
Garantia dos pré-encontros nas escolas para ampliar o debate sobre a temática do encontro
Manutenção do CONECS
Debater no CONECS a executiva de ciências sociais
Impasses e conquistas entre cidade e campoÊxodo urbano: nova organização sócio-política na área rural. Tópicos a abordar: Funcionamento das comunidades não convencionais no campo; Transformação de seus estilos de vida; exposição sobre as eventuais vivências e projetos dessas comunidades com os Movimentos Sociais; contribuições de concepções espirituais dessas comunidades ao diálogo científico; produção acadêmica na linha de pesquisa em Ecologia dentro das Ciências Sociais
Todas as escolas realizem avaliação dos cursos pela base e apresente no próximo ENECS
Que os GTP's tenham representantes indicados pelas escolas
Luta por democracia nas faculdades de ciências sociais por voto universal
Espaço específico no próximo ENECS de informes e balanços do ENECS e CONECS antes de se inicia o Grupos de Debates
Que se debata problemas regionais com mais profundidade nos ENECS
Campanha nacional pela qualidade de ensino
Que no próximo ENECS tenha um espaço para apresentação da situação das regionais
Encaminhamento de uma mesa-debate sobre a formatação da Executiva de Ciências Sociais


Encaminhamentos Finais:
Foi deliberado por consenso que o XXVI Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais (que será realizado em 2011) ocorrerá em Minas Gerais e será organizado pela UFMG e PUC-MG.

Foi deliberado também por consenso que II Conselho Nacional de Estudantes de Ciências Sociais, que será realizado em 2011, ocorrerá no Rio de Janeiro e será organizado pela UERJ.

Aqui termina os trabalhos da Comissão Organizadora do XXV ENECS.

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