2 de nov. de 2010

TRANS DAY NIGS 2010 - RODA DE CONVERSA: Transexualidades e a Patologização das Identidades

Vinicius Kauê Ferreira
O Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades convida para as atividades do TRANS DAY NIGS 2010, que está compondo o conjunto de ações no mundo todo contra a patologização das transexualidades e travestilidades.

Além da exposição de faixas e fotos que terá sua abertura no próximo dia 03 de novembro (quarta-feira), no Hall do CFH, convidamos para uma roda de conversa sobre o tema, destinado a quem quer conhecer mais sobre o tema e compartilhar experiências:


RODA DE CONVERSA:

Transexualidades e a Patologização das Identidades


Com pesquisador@s e participantes dos movimentos trans

03 de novembro (terça-feira)
18h30min
sala 302 do CFH



“TRANS DAY NIGS 2010”

A transexualidade se caracteriza pela não concordância entre o sexo biológico (homem/mulher) e o gênero (masculino/feminino) através do qual a pessoa deseja ser reconhecida. Em 1987 ela foi incluída nos catálogos de doenças mentais como um “Transtorno de Identidade de Gênero”. As repercussões da medicalização e patologização da transexualidade se refletem diretamente na vida das pessoas transexuais, seja por torná-las “doentes” que precisam de um tratamento sobre o qual não detém nenhum poder ou controle, tendo de se submeter às decisões dos profissionais de saúde, seja por não permitir aos sujeitos viverem sua identidade de gênero como bem lhes convir ou, ainda, por não terem o reconhecimento social, tornando-os vítimas de preconceitos e estigmas, ou reconhecimento legal da sua condição, principalmente no que se refere à dificuldade de adotar oficialmente o seu nome social, condizente com sua identidade de gênero.

A Stop Trans Pathologization - 2012 é uma campanha internacional pela despatologização das identidades trans (transexuais e transgêneros) e pela sua retirada dos catálogos de doenças, o DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), da American Psychiatric Association, cuja versão revista surgirá em 2012, e o CID (Classificação Internacional de Doenças), da Organização Mundial da Saúde (OMS), que será revisto em 2014.

Assumida até o momento por mais de cem organizações e quatro redes internacionais na África, na Ásia, na Europa e na América do Norte e do Sul, a campanha coordena uma mobilização internacional simultânea em mais de trinta cidades de dezessete países europeus e no continente americano. O mês de outubro foi escolhido como o mês que marca a luta contra a medicalização e patologização das identidades trans ao redor do mundo. O Núcleo de Identidades e Subjetividades – NIGS - se une a essa campanha, na perspectiva de que as pesquisas acadêmicas devem propiciar reflexões que produzam transformações sociais. Neste sentido, nós, @s pesquisador@s do NIGS promovemos este manifesto visual até o dia 03 de novembro e convidamos todas e todos para uma roda de conversa sobre o tema, que acontecerá no dia 03 de novembro, das 18h30min às 21h, na sala 302 do CFH.

Nenhum comentário: