16 de dez. de 2006

[CALCS] Primeira doação ao CALCS

Buenas tardes a tados,
Galera lamento e me desculpo por não ter podido ir a reunião de avaliação. Infelizmente não pude contribuir com as discussões, mais estou certo pelo que estamos vendo até agora, que temos muitas pessoas qualificadas e comprometidas com o Movimento Estudantil e com o Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais que querem "fazer acontecer".
Outra coisa é que recebemos a primeira doação para o CA do nosso colega de curso Murilo, um monitor para nosso futuro computador.
No mais é isso pessoal, obrigado a todos pela amizade e pelo companheirismo, qualquer coisa que precisarem estamos por ai!!! Por favor curtam as férias e se cuidem, mas não percam a força de vontade em construir um CA de luta, uma sociedade justa e uma ciência social qualificada e incisiva.
Abraços a todos, saudações estudantis!!!
Fábio C. Hartrmann

15 de dez. de 2006

[CALCS] Relatório do Encontro Regional Sul Sociologia e Filosofia no E.M.

Relatório do Encontro Regional Sul Sociologia e Filosofia no E.M.

Realizou-se nos dias 4 e 5 de Dezembro na PUC-RS, o 1º Encontro Regional Sul de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio, que faz parte de uma série de encontros regionais sobre o tema que a Federação Nacional dos Sociólogos vem realizando pelo Brasil. O tema é: Educação para a cidadania: desafios das ciências sociais no EM 2007. O objetivo principal do evento era discutir a conjuntura e os problemas enfrentados para a implementação dessa disciplina já no início do próximo ano.
Participaram do encontro professores da UFRGS, PUC-RS, UEL e UFPR, além de estudantes e professores de sociologia no ensino médio dos colégios do RS. Mais uma vez, nenhum professor da UFSC pôde participar, o que certamente empobreceu um pouco a discussão regional. O CALCS enviou dois alunos para participar (com o auxílio da coordenação do curso) e, na medida do possível, contribuiu com os debates e se comprometeu a divulgar os resultados do encontro para a comunidade acadêmica da UFSC.
O grande mérito do encontro foi fugir um pouco do ambiente acadêmico que normalmente marca esse tipo de evento, trazendo muitos professores que já lecionam Sociologia no EM em escolas públicas. A participação destes foi fundamental, pois conhecem bem a realidade do tema, e o relato de suas experiências e dificuldades mostrou o tamanho do desafio a ser enfrentado a partir de agora.
Os dados que foram apresentados demonstram que a região Sul é uma das que está num nível um pouco mais avançado para a implementação dessa disciplina, pois em SC ela já é obrigatória desde 1998, e no RS e PR, apesar da não-obrigatoriedade, muitas escolas adotaram-na nos últimos anos. No entanto, essa é apenas a primeira etapa. A outra, muito mais complexa, diz respeito às condições em que será implementada a obrigatoriedade da Sociologia, pois pelo que pôde-se perceber, há uma carência grande de professores licenciados em ciências sociais, sendo que a grande maioria dos professores que atualmente trabalham a disciplina são formados em outras áreas do conhecimento. No RS, por exemplo, do total de docentes de Sociologia no EM, apenas 15 % é licenciado em ciências sociais, e apenas 40% na área de humanas, ou seja, os outros 60% vêm da Física, Matemática, Educação, etc. A alternativa imediata para esse período de transição é a realização de cursos de capacitação para qualificar esse profissional e garantir-lhe um mínimo de conhecimento da área.
Essa, no entanto é uma medida emergencial, que serve apenas para amenizar a situação. A resolução desse problema só pode se dar a longo prazo, através de uma atenção maior à área de licenciaturas, que atualmente é pouco valorizada nas universidades devido a uma hierarquização acadêmica existente entre a pesquisa científica e a formação de professores. É preciso que se pense um pouco menos no currículo Lattes (onde a licenciatura pouco vale) e mais no compromisso da instituição em retornar conhecimento à sociedade, através também de docentes qualificados, e não apenas de banners. A criação de um “campo” para o ensino de sociologia talvez venha contribuir para essa valorização da licenciatura, pois criará uma demanda por profissionais com essa formação e certamente exigirá maior atenção das universidades. A proliferação de cursos de sociologia de baixa qualidade em universidades privadas é o contraponto da criação desse “campo”.
Outra preocupação do encontro foi com a criação de uma identidade da disciplina Sociologia para o EM. Nesse sentido, foi argumentado que as Orientações Curriculares Nacionais (OCN) dessa nova lei valorizam a identidade, a história e a discussão metodológica da Sociologia, tentando articular recortes temáticos, conceituais e teóricos, retomando algumas idéias críticas com relação ao seu ensino. Também forma realizados Grupos de Trabalho para debater as finalidades, objetivos, temas, metodologia e bibliografia da Sociologia no EM. A sistematização dessas propostas ficou a cargo da organização do evento, que a partir delas irá elaborar um documento indicativo que será encaminhado para as instituições de ensino e suas mantenedoras. Esse documento não visa constituir-se numa espécie de currículo da disciplina, mas apenas um perfil que servirá na orientação das escolas e dos professores, para criar essa identidade da disciplina.
O encaminhamento final do encontro teve como proposta a realização da sua 2ª edição no ano que vem na UFSC, com data a ser confirmada, mas possivelmente no final de Março, coincidindo com o começo do ano letivo na UFSC e nas escolas de Ensino Médio. A organização do encontro ficou responsável por contatar o Laboratório de Ensino de Filosofia e Sociologia (LEFIS) para confirmar a realização do evento.
Rafaela Amaral
Eduardo Perondi

11 de dez. de 2006

[UFSC] Sobre o concurso Sereia da UFSC - CALA

Sobre o concurso Sereia da UFSC - CALA

Não sabemos se você já teve notícias do concurso realizado pelo DCE - Gestão MUDE. Tratou-se de uma intrigante competição: a Sereia da Praia da UFSC. Um
concurso de beleza, com garotas de biquíni, no mais refinado estilo machista de ser e moldar comportamentos. Tal evento ocorreu em paralelo ao Campeonato de Surfe Intercursos da UFSC. Prática tradicional, que não MUDa em nada a forma de ver homens e mulheres em nossa sociedade.

Escondendo-se no senso comum de que esta é uma prática corriqueira em Campeonatos de Surfe, a atual gestão do DCE é incapaz de questionar os limites
em que feminilidade pode se destacar pela BELEZA e masculinidade, pelo ESPORTE. Os jornais da ilha quase sempre estampam as "mulheres bonitas" observando "os
grandes surfistas" nas praias de Floripa. É essa MUDança que queremos???

Vale dizer que não se trata de acrescentar ao concurso uma nova categoria: "O sereio da praia"...  Transformar também o corpo masculino em objeto sexual só reforça a idéia do corpo como mercadoria, tal como tudo em nossa sociedade. Podemos nos perguntar: enquanto ela se transforma em cerveja... em que ele se transformará? Tudo isso questionamos. Para nós, a idéia do "sempre foi, sempre será" só faz com que, "façamos como nossos pais..."

Á quem interessa este tipo de concurso? À mídia, aos fabricantes de produtos para surfe, à industria da moda, enfim, representantes de setores econômicos que se juntam aos demais para formar uma classe ainda hegemônica, política, econômica e ideologicamente.

O CALA – Gestão Concreto e Aparente, assim como o CALPe, repudiam a reprodução desse concurso.

Para as próximas atividades exigimos outro tipo de integração.

Queremos discutir uma integração que não reforce a discriminação de gênero ainda forte dentro e fora da universidade.

9 de dez. de 2006

[CALCS] Relatoria do Seminário de Avaliação e Planejamento CALCS 09/12/06

Reunião de Planejamento do CALCS

Fpolis, 09 de dezembro de 2006

Pauta:

1 – Informes

2 – Avaliação

3 – Planejamento

1 – Informes:

* Conselho de unidade: o Centro recebeu um CD com fotos dos encontros dos alunos no bosque;
* Atitudes autoritárias do professor Teóphilos Rifiotis, que leciona a disciplina de Métodos II;
* Declaração de doação de material;
* Olhar o noticiário da Unaberta sobre a festa dos Cas.


2- Avaliação:

2.1- reuniões:

De modo a otimizar o tempo das reuniões ficou decido que as discussões quanto à alguma temática devem ser feitas no site; a lista de e-mails deve ser usada para informes; ter coordenador, secretário e inscrições para cada reunião; colocar limite de tempo nos pontos de pauta; fica a cargo do secretário imprimir a ata e disponibiliza-la no mural; fazer reunião a noite na quinta-feira (de 15 em 15 dias) às 17:30h; criticar internamente as reuniões.

2.2 – jornal:

Organização; lançamento a cada 2 meses; fazer lançamento com café (bolo + café = $1,00); estabelecer e respeitar prazo para envio dos textos; discutir o editorial e seu conteúdo em reunião; criar critérios para seleção dos textos (ex: ordem de envio); confeccionar o jornal para os calouros (ponto de pauta da primeira reunião de fevereiro).

2.3 – Debate sobre Sociologia no Ensino Médio:

Avaliou-se que apesar da presença de poucas pessoas, o evento foi produtivo; má divulgação; discutir com uma semana de antecedência; passar em salas ou fazer “mosquitinhos”, dependendo do evento.

2.4 – Festa:

A principal participação foi do CALCS e do Calpe; cada CA receberá um relatório com as finanças. A partir dessa experiência é importante frisar que as festas do CALCS exigirão participação de muitos colaboradores e um cronograma de horários.

2.5 – Participação dos alunos nos encontros: ERESUL(não me recordo o nome do outro, quem pode completar?)

Ficou decidido que não devemos esperar os avisos da coordenação, no que diz respeito aos eventos/ encontros; em fevereiro, elencar duas pessoas que ficarão responsáveis em fazer um cronograma dos eventos que as CSO pode participar; os responsáveis em irem aos encontros e eventos devem fazer um relatório, para ser colocado no jornalzinho.

2.6 – Assembléia:

Houve pouca participação; as atividades devem ser mais isoladas, de modo a fazer a assembléia numa semana sem outras atividades.

3 – Planejamento para 2007

3.1 – Comissão de comunicação:

* João = ler e repassar os e-mail para a lista
* Boni = fazer o site


3.2 – Comissão de finanças:

* Sabrina e João


3.3 – Semana de Ciências Sociais:

Avisar Mirian: Kelem

Reservar auditórios, bosque e data-show: Rodrigo Contato com Ricardo Antunes: Eduardo; contato com Mauro Iasi: Kelem

Temáticas a serem abordadas:

* Disciplina de estudos afro-brasileiros e Sociologia na América Latina
* Novo Currículo
* EAD
* ENADE
* Sarau: Rafaela
* Apresentação dos núcleos e laboratórios de pesquisa
* Projeção de filme na parede: João
* Festa

Reuniões sobre a Semana de CSO: 08/02 – 17:30h

3.4 – Avaliação dos professores:

Providenciar um questionário com método; tabulação de dados (João e Sabrina); Enviar o questionário para alista (Kelem); no “perfil do estudante” considerar se é canhoto, deficiente ou portador de alguma outra deficiência; finalizar o questionário na 1ª reunião de 2007.

3.5 – Materiais para o CA:

Escrivaninha e sofá: João e Fábio, passar no patrimônio.

Trocar os móveis e a parta para evitar cupins.

Fechadura para porta: Eduardo.

Termo de doação: Sabrina, enviar para Fábio.

Na 1ª reunião de 2007 responsabilizar alguém para pegar o computador e solicitação para que o responsável seja a gestão, e não apenas uma pessoa.

Ver a possibilidade da xeroteca do CA seja também disponibilizada pela biblioteca digital do CFH.

3.6 – Representantes de turma:
Não devem ser fixos (reavaliar em fevereiro).

8 de dez. de 2006

[CALCS] Festas dos CAs

Pessoal,
 
Queria agradecer a todas as pessoas que ajudaram na construção da festa de ontem na concha acústica, e a todos que comparecem a esse grande evento de protesto. Mostrarmos a inviabilidade da proposta de regulamentação das festas da reitoria, aglutimos mais de 10 CAs na organização, fizemos com que a UFSC garantisse a segurança, proporcionamos a volta desses encontros de integração entre estudantes de vários cursos e garantimos também nossos primeiros recursos do CALCS gestão "PRA FAZER ACONTECER". Cada CA terá direito a mais ou menos 60 reais, um alivio para muitas dessas entidades que estavam no dficit a muito tempo.
É isso ai pessoal, que no ano que vem nós possamos realizar muitos encontros como este.
 
RODRIGO

[CALCS] Modelo de Termo de Doação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO ACADÊMICO LIVRE DE CIÊNCIAS SOCIAIS



TERMO DE DOAÇÃO



No dia de de , o Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais – CALCS/UFSC, recebeu, por doação do(a)
_____________________, o total de ________ (__________) impressora e ________ (__________) scanner, conforme relação descritiva anexa, que para este Órgão foram encaminhados.

E por ser verdade, firmo o presente Termo de Doação, em duas vias.




___________________________________
Responsável pelo Recolhimento

7 de dez. de 2006

[CALCS] Seminário Semestral de Avaliação e Planejamento do CALCS

Oi pessoal, na penúltima reunião marcamos uma reunião para este sábado para fazermos a avaliação das atividades do CALCS, fazer o planejamento para o próximo semestre e encaminharmos a Semana de CSO.
A reunião vai acontecer na casa da Rafaela, no Córrego Grande (ainda não está confirmada, mas se não der lá, será na casa do Rodrigo e do Eduardo), às 9hs.
Podemos nos encontrar às 9hs na frente da farmácia Ganzo do Córrego Grande. O q acham?
No almoço faremos umas lingüiças assadas e à tarde, depois da reunião, podemos marcar alguma coisa também. É importante a participação máxima dos alunos!!!!
Favor confirmar a presença pelo e-mail do CA.

[Debates] Relatoria do Debate sobre Autoritarismo em sala de aula

INFORME SOBRE O DEBATE AUTORITARISMO EM SALA DE AULA E/OU DESRESPEITO DOS PROFESSORES.

Informes
- Rodrigo apresentou o Jornal da APUFSC com relevantes artigos e uma matéria em especial abordando a forma autoritária de nossa instituição e de seus órgãos. E lei um pequeno trecho da matéria que tratava especificamente sobre o CUN (Conselho Universitário).
- Pus meu nome novamente, como havia feito na última reunião, a disposição para a suplência no colegiado de curso, já que temos direito a dois votos. Tiramos em assembléia apenas os titulares Vicente e Sabrina, faltando os suplentes Boni, e Yan?
Propostas e Encaminhamentos
Primeiro ponto : Buscarmos conhecimento e acesso a algum tipo de livro normativo do código de ética dos professores desta instituição, já que o estatuto não diz nada a respeito dos deveres e direitos destes.
Segundo ponto : Conhecer mais e divulgar à todos os estudantes de Ciências Sociais as diretrizes do estatuto, seja para utilizarmo-nos dele, ou para nos contrapormos.
Terceiro ponto : Foi aprovada a proposta de elaborarmos um sistema de avaliação do processo de ensino-aprendizagem respeitando a autonomia do movimento estudantil (apresentei modelos da história e da psicologia)...
Quarto ponto : A avaliação será realizada neste semestre letivo (2006/2) ainda, se possível antes do carnaval.
Quinto ponto : Promovermos mais dois debates como este, no mínimo, um neste semestre letivo ainda (em fevereiro, antes do carnaval), e um durante a semana das sociais.
Sexto ponto: os pontos anteriores que ficaram em aberto, como datas e elaboração da avaliação, ficaram para serem encaminhados no PRÓXIMO ENCONTRO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS que acontecerá sábado 9/12.
Florianópolis, 06 dezembro 2006
Boni

6 de dez. de 2006

[Festa] Festas dos CAs

A Festa na UFSC!

As festas na UFSC sempre foram um ótimo espaço de integração, resistência, promoção de Cultura e financiamento de Centros Acadêmicos da Universidade.
Chamamos todos a se organizarem pela sua volta e participarem da festa de fim de ano dos estudantes da UFSC!

Bandas, som mecânico, cerveja e muita integração!!

Quinta, 07/12 às 22h
na Concha Acústica do Básico

Organização:
Centros Acadêmicos de História, Geografia, Ciências Sociais, Pedagogia, Biologia, Design, Administração, Economia, Serviço Social, Arquitetura, Eng. de Produção e Enfermagem.

[CALCS] Relatoria Reunião CALCS 05/12/06

Relatoria da Reunião do CALCS 05/12/06

No dia 05/12/06 as 12h30 na sala 332, ocorreu mais uma reunião ordinária do Centro Acadêmicos Livre de Ciências Sociais. Pontos da pauta: Festas; Ambiente das salas de aula de CSO; Debate sobre o autoritarismo em sala de aula; e encaminhamentos a respeito da última assembléia (30/11/06).

Primeiro ponto de pauta : Foi dividido em duas partes; na primeira o Rodrigo fez um informe sobre a festa dos CA's (tirada no último CEB) que acontecerá dia 7 (Quinta) na Concha Acústica a partir das 22h00. Hoje tem reunião as 18h00 no DCE para concluir a organização e escala (CALCS ficou responsável pela bebida). Foram tirados alguns nomes (Kelem, Joice, Fabio, Rodrigo, entre outros...) para auxiliar no dia da festa e na divulgação. Kelem fez um rápido informe sobre como está a organização da festa e da minuta de regulamentação (tirada no último CEB e embasada por princípios, como autonomia... ver email do Rodrigo.). Na segunda parte foi o encaminhamento de um posicionamento dos estudantes para a REUNIÃO DE CENTRO que ocorrerá dia 07/12/06 (Quinta) às 18h00 na sala 331. Manuela e Ramon representaram os Estudantes. Yan e Eduardo farão um texto.

Segundo ponto da pauta : Diante das tantas reclamações, solicitações, nestes dias infernais, e de outros tantos, ficou encaminhado que eu faria um ofício à direção de centro solicitando Ar-condicionado para as salas da graduação ( 335, 334, 333, 332 ); uma porta nova para a sala 334 (a fechadura foi arrombada e o barulho do abrir e fechar incomoda a concentração da sala 335); a substituição imediata do bebedouro por outro que não apresente os mesmos problemas que este; e uma providencia para sanar as "goteiras" da sala 335; além da manutenção das tomadas e demais instalações elétricas que apresentam problemas.

Terceiro ponto da pauta : Neste ponto foi encaminhado que se manterá o DEBATE sobre AUTORITARISMO para amanhã, dia 06/12 (Quarta), em frente a sala 333. Sabrina e Vicente informaram (e enviaram à todos a sistematização que fizeram) do ocorrido na última reunião de Colegiado de Curso. Foi apresentada também uma proposta de avaliação do processo de ensino-aprendizagem (estrutura física do prédio, corpo docente, estudantes, departamentos, curso, etc.).

Quarto ponto : Fábio ficou responsável de enviar ofício solicitando a fechadura para o C.A..

Outros apontamentos (Informes diversos) : Ficou a cargo de todos nós, estudantes, a distribuição e socialização do jornal "Sociais?"; Rodrigo ficou de confirmar com a Rafaela areunião de sábado que tratará da semana de CSO e do boletim dos calouros; e para quem se dispôs a participar dos órgãos deliberativos... Faltam o Eduardo e Natalia, o João e o Fábio me entregarem/enviarem o atestado de matricula para eu proceder a oficialização dos nomes perante a PRAE e ao CENTRO.

É isto... Ou quase isto. Ver e-mails completares... E vamos nos mexer! Pois já dizia Chico... ".. Aja duas vezes antes de pensar. Corro atrás do tempo, vim de não sei onde... Devagar é que não se vai longe. Eu semeio vento na minha cidade, vou pra rua e bebo a tempestade..."
Vamos a luta companheiros!
Boni

5 de dez. de 2006

[CALCS] Crítica a um texto do SOCIAIS? [Jornal dos estudantes de CS]

Gostaria de fazer uma critica à critica relacionada ao Campeonato de Surf, editada no primeiro jornal do Calcs.
"Enquanto as filas do RU aumentam , a reitoria proíbe as festas, a regularizaçao das bolsas de treinamento não são aprovadas , o DCE faz um campeonato de surf. Nada contra o esporte, mas sim com o descaso com as reais necessidades dos estudantes". Seria as festas uma necessidade dos estudantes??? Ou seria um descaso?? Sei que as festas ajudam nas fontes de rendas de um CA, mas um campeonato também pode ( acho que esse nao teve fins lucrativos ) . Esse campeonato poderia servir de exemplo como forma de atividade que pode ajudar na renda, existem outras formar de ajudar sem ser
com festas , outras atividades também poderiam ser criadas.
"Além disso no campeonato só homens podem participar",acho que quem escreveu esse artigo está muito mal informado , pois dentro do campeonato teve uma bateria de surf feminino , nao foi divulgado devido ao baixo numero de atletas procurando, além de esse ter sido o primeiro campeonato, creio eu que tende a melhorar .
Só acho que ANTES DE CRITICAR, É MELHOR ESTAR BEM INFORMADO A RESPEITO .

Celso

3 de dez. de 2006

[CFH] Reunião do Conselho de Unidade

02/12/06 Eduardo Perondi - REUNIÃO DE CENTRO - Conselho de Unidade

REUNIÃO DE CENTRO 07/12/06 18h00
Vamos participar dessa reunião galera, pq a situação ta cada vez pior...
Ontem a noite, alguns alunos fizeram uma fogueira no bosque e estavam la sem fazer barulho e disseram que a segurança do campus veio la e começou a chutar e fogueira e dizer que era ilegal fazer fogo ali. Depois eles foram embora e o povo continuou por lá, e chegaram outras pessoas (eu inclusive) e continuaram com a fogueira. Aí então apareceu o Eugênio da PRAE junto com 3 seguranças e disse que a gente estava fazendo barulho e incomodando os vizinhos (só que não havia nenhum instrumento musical lá, a galera tava só conversando) e disse que o local não era seguro pra gente ficar, pois poderia vir "alguém da serrinha" e nos machucar!!! Na verdade eles foram la pra ver se pegavam a galera fumando maconha pra justificar o fim desse tipo de reunião entre os estudantes, mas se deram mal...Depois de muita conversa, ele foi embora dizendo que ia fazer apenas um B.O. e encaminhar para a direção do CFH para que ela tomasse as "providências cabíveis"...
Vamo fica ligado galera, a gente não pode nem mais se reunir que os caras já vem acusando de tudo quanto é tipo de crime (usando argumentos preconceituosos ainda), como se o problema não fosse a proibição das festas na universidade...
valeu

PAUTA: CONSUMO DE Material Ilícito ÁREA DO PLANETÁRIO E REUNIOES DE ALUNOS PRODUZINDO "barulho" NO BOSQUE! LEIAM O COMUNICADO NO C.A.
(TEM UM CD COM IMAGENS...)

2 de dez. de 2006

[CEB] Conselho de Entidades de Base e Festa dos CAs

01/12/06 - Rodrigo F. R. - Festa dos CAs no dia 07/11, as 22 horas na concha acustica

Pessoal!!!
Depois de muitas discussões, Conselho de Entidades de Base (CEB, orgão máximo de deliberações da UFSC, onde cada CA é um voto) do dia 30/11 rejeitou a minuta que o DCE e a reitoria tinham feito com relação a realização de festas na UFSC. Foi tirado também que uma comissão de seis CAs iriam redigir uma nova proposta de minuta com os devidos encaminhamentos tirados em conjunto com todos os CAs:
-Autonomia do Movimento Estudantil (a não prestação de contas ao DCE e a PRAE);
-A segurança das festas deve ficar sobre responsabilidade da UFSC;
-O Centro de Cultura e Eventos seja disponibilizado como espaço para festas de Grande porte;
-Que a solicitação de autorização para as festas se restrinja a PRAE e a segurança do Campus;
-Não estipular prazo 10 dias de antecedência para solicitação de liberação para festas, que este prazo seja de 2 a 3 dias;
-Que não tenhamos que estipular o número aproximado de público da festa;

Foi tirado também de se fazer uma festa, com o apoio de mais de 12 CAs!!!!!
O DCE que a principio tinha tirado de apoiar a festa, voltou atrás e ainda está relutando em cumprir o que foi tirado no CEB. Mas com o aval da votação do CEB, e com a organização de mais de 12 CAs essa festa já está sendo tocada.
Já está sendo encaminhado as requisições para a realização da festa, como pedido a PRAE e ao CCE, respeitando o que temos de proposta para a realização de festas futura. Como reininvidicamos também, a SEGURANÇA já foi garantida pela reitoria.
O CALCS ficou responsável pela cerveja, (PRECISAMOS VER A QUESTÃO DAS FICHAS E CONTROLE DA VENDA DE CERVEJAS) sendo que na reunião de terça teremos que dividir tarefas para a escala de trabalho que os CAs irá fazer na terça, as 18 horas no DCE.
Então ta confirmado galera:

Festa de integração entre os CAs
DIA: 07/11 (QUINTA FEIRA), a partir das 22 horas.
LOCAL: CONCHA ACÚSTICA.

[CSO] Relatório Reunião Colegiado de Curso (01/12/2006)

Relatório da reunião Colegiado (01/12/2006)

Número de integrantes: 8 docentes e 5 discentes.
Pauta: 1 - Finalização do novo Projeto Político Pedagógico.
Informes gerais:

? A partir de março até as próximas eleições para coordenação do curso de Ciências Sociais, atualmente presidido pela professora Mirian Hartung, será delegado à professora Maria Soledad, atual vice-coordenadora.
? Os graduandos Rodrigo Ribeiro e João Vitor Mastellari compareceram no III Encontro Catarinense dos Cursos de Ciências Sociais, realizado em Canoinhas (SC), durante os dias 16, 17 e 18 de novembro de 2006. Obs: não houve a presença de docentes da UFSC neste evento.
? Os graduando Eduardo Perondi e Rafaela Xavier compareceram ao I Encontro Social Sul, realizado nos dias 4 e 5 do presente mês, em Porto Alegre (RS).
? O Departamento de Geografia não apresentou nenhuma resposta quanto ao abaixo assinado, realizado pela primeira fase do semestre 2006.1, exigindo respostas quanto à destituição do professor Harrysson, responsável pela disciplina de geografia humana.
? O colegiado do curso, devido às reclamações oriundas dos alunos de Teoria Sociologia II (noturno), assumiu o compromisso de esclarecer os ocorridos junto à professora Elizabeth Farias (integrante do Departamento de Sociologia e Ciência Política).
? Protesto dos acadêmicos sobre a forma como está sendo lecionada à disciplina Didática.
? Reclamações de professores quanto ao comportamento do corpo docente em sala de aula.

1 – Finalização do novo Projeto Político Pedagógico:

? Substituição paulatina do velho currículo pelo novo.
? Abertura do semestre 2007.1 com uma palestra objetivando o esclarecimento de possíveis dúvidas acerca do novo currículo e seu funcionamento.
? Os graduandos que obtiveram reprovação em alguma disciplina do currículo antigo poderão recorrer junto à coordenadoria do curso para reivindicar a substituição por sua equivalente no currículo novo.
? Foi extinta a possibilidade de migração em bloco dos acadêmicos para o novo currículo.
? Em caráter experimental, todas as disciplinas compartilhadas (CSOs) terão a sua ementa elaborada e serão lecionadas concomitantemente pelas três áreas do curso de Ciências Sociais: Sociologia, Ciência Política e Antropologia.
? A implantação do novo currículo é prerrogativa do Colegiado do Curso.
Encaminhamentos:
? Foi solicitada a escolha de um representante discente de cada uma das fases do curso para compor, junto aos docentes, um “conselho de classe”; deste conselho serão retirados mais dois representantes (sem direito a voto) para integrar a mesa do colegiado.
? “O conselho de classe” também terá como finalidade efetuar uma avaliação do curso, dos professores e dos estudantes.
? O Colegiado responsabilizou-se, através de um diálogo, em esclarecer junto à professora Elizabeth Farias suas atitudes autoritárias e desrespeitosas com os aulas em desfavor dos alunos de Teoria Sociologia II, ocorrido no dia 23 de novembro de 2006.

Cordialmente,
Sabrina Schultz (6ª fase) e Vicente A. G. L. Cevolo (2ª fase) – representantes discentes do Colegiado.

1 de dez. de 2006

[CALCS] Ata da Assembléia dos Estudantes de CS

ATA DA ASSEMBLÉIA DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS SOCIAIS, DIA 30/11.

No dia 30/11/06, às 18:30, na sala 331, ocorreu a Assembléia dos Estudantes das Ciências Sociais. Os pontos de pauta que foram anunciados para a realização da assembléia foram confirmados pelos estudantes, acrescentando apenas o ponto “Informes”.
A pauta da assembléia ficou assim: 1) Informes; 2) Escolha dos representantes estudantis nos órgãos deliberativos da UFSC; 3) Segurança do CALCS;

PRIMEIRO PONTO: INFORMES
- Saída de campo na Escola Municipal, no bairro Saco Grande, realizada pelo CALCS, a pedido de uma estudante para que fizéssemos uma oficina de criação de um Grêmio Estudantil. O resultado foi ótimo, pois podemos entrar em contato com essa comunidade que tem muitos problemas estruturais na escola, além de todos os problemas gerados pelo domínio econômico dos empresários donos do Floripa Shopping, que inclusive estão impedindo a entrada da comunidade. Poderemos transformar essas saídas de campo em constante no ano que vem, a partir de um projeto do CA.
- No CEB do mesmo dia foi formado uma comissão de seis CAs para a criação de uma regulamentação que fosse a expressão das necessidades dos estudantes, e não a que o DCE e a reitoria apresentaram. Essa minuta foi rejeitada. Foi marcado uma festa com o apoio de 12 CAs para o dia 07/11 quinta feira, com a busca pelos requisições que eram pedidas antes.
- O dinheiro da posse que a PRAE devia a Kelem já foi ressarcido.
- Posse do Centro Acadêmico Livre de Serviço Social (CALISS), no dia 04/11, no CSE. (O convite do CALCS está no CA).
SEGUNDO PONTO: escolha dos representantes estudantis nos órgãos deliberativos da UFSC.
- Os órgãos deliberativos que os estudantes das Ciências Sociais têm direito a representantes são: Conselho de Unidade, Departamento de Antropologia, Departamento de Sociologia e Ciência Política e Colegiado do Curso.
- Os representantes terão de informar aos outros estudantes o que está sendo discutido nesses órgãos, além de pedir vistas de processos que mereçam uma opinião e mobilização maiores dos estudantes das Ciências Sociais (passar por reunião ou assembléia), informando e correndo atrás das pautas e das reuniões para informar os alunos. Além, é claro, do comprometimento com essa representação, pois podemos inclusive propor pontos de pauta nessas reuniões.
- Os representantes escolhidos são:
- Conselho de Unidade: Manuela (7°) e Ramon (4°)
- Departamento de Antropologia: Eduardo (5°) e Natalia (1°).
- Departamento de Sociologia e Ciência Política: João (6°) e Fábio (7°).
- Colegiado de curso: Vicente (2°) e Sabrina (6º).
TERCEIRO PONTO: SEGURANÇA DO CALCS
- Devido ao problema de nosso CA estar de porta aberta e dessa maneira não poder abrigar nenhum material de maior valor, como computador, som ou até mesmo televisão, esse ponto de pauta foi colocado para resolvermos essa problemática
- O CALCS já conseguiu da direção de Centro um computador. Conseguimos através de doação de alunos: um scanner, uma impressora, e um monitor. Temos também uma cafeteira, além de muitos documentos que devem estar seguros de qualquer tentativa de furto.
- Após muita discussão entramos em consenso que:
- Colocaremos uma fechadura na porta, sendo que a chave será liberada (cada um paga a sua) somente PARA ESTUDANTES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, ENVOLVIDOS COM O CA, REPRESENTANTES DE TURMA E PESSOAS QUE REQUEIRAM UMA CHAVE EM UMA REUNIÃO DO CA. Além disso tentaremos deixar uma cópia na coordenação do curso.
- OUTRA DELIBERAÇÃO IMPORTANTE SERÁ A IMPLANTAÇÃO DE EXPEDIENTES NOS TURNOS EM QUE HÁ AULAS NAS CSO, PARA QUE POSSAMOS DEIXAR O ESPAÇO ABERTO E INCENTIVARMOS CADA VEZ MAIS A PARTICIPAÇÃO NO MOVIMENTO ESTUDANTIL DA UFSC.
Redigido por Rodrigo Fernandes Ribeiro
Florianópolis, 01 de dezembro de 2006.

[EIV] Estágio Interdisciplinar de Vivência

I ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE VIVÊNCIA DE SANTA CATARINA E PARANÁ EM ÁREAS DOS MOVIMENTOS SOCIAS CAMPONESES

Saudações!
"Meu amigo, meu compadre, meu irmão, escreva sua historia pelas suas próprias mãos..."


Estamos apresentando a proposta de realização e convidando-o(a) para participar do I Estágio Interdisciplinar de Vivência de Santa Catarina e Paraná que acontecerá entre os dias 05 e 25 de janeiro de 2007 em áreas dos movimentos sociais camponeses – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos
Atingidos por Barragens (MAB) e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

O Estágio Interdisciplinar de Vivência representa um importante instrumento pedagógico que possibilita, aos estudantes de todas as áreas do conhecimento, vivenciar e compreender a realidade agrária brasileira, o povo camponês, a luta pela terra e a distância que os bancos universitários guardam do mesmo.

A universidade oferece muitas propostas de formação profissional que não prestam a devida atenção as demandas e carências dos grupos sociais que situam-se em posição marginalizada. Assim, com o EIV tem-se a perspectiva de despertar a consciência crítica dos estudantes, provocar o questionamento quanto as ações da universidade,
a formação recebida e a estrutura da sociedade, bem como, levar a um engajamento para transformação.

O estágio se divide em três fases:
1 Preparação: com a qual objetiva-se o aprofundamento teórico de temas que pretendem subsidiar os/as estagiários/as para uma melhor compreensão da realidade que irão vivenciar.
2.Vivência: Constitui a fase em que ocorre a interação entre o estagiário/a e as famílias, onde o mesmo passa a conhecer os processos organizativo, político, produtivo, social e cultural dos Movimentos Sociais Populares.
3. Avaliação: fase reservada para a socialização das experiências individuais, aprofundamento dos temas abordados na preparação e avaliação da experiência do estágio.



Inscrições: 10 de novembro a 10 de dezembro de 2006.

Enviar ficha de inscrição para: eivscpr@yahoo.com.br

Contatos: Pamela (49) 99160056 / Cristiane (41) 99424780 /Ester(49) 91282504

Organização:

ABEEF – ASSSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA FLORESTAL
ExNEEF –EXCUTIVA NACIONAL DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
FEAB – FEDERAÇÃO DOS ESTUDANTES DE AGRONOMIA DO BRASIL
NARA – NÚCLEO DE APOIO A REFORMA AGRÁRIA – UFPR
C.A FLORESTA "CHICO MENDES"
MAB – MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS
MPA – MOVIMENTO DOS PEQUENOS AGRICULTORES
MST – MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA

Os que têm a oportunidade de se consagrar aos estudos científicos
deverão ser os primeiros a por seus conhecimentos a serviço da
humanidade. Karl Marx