29 de ago. de 2007

[Ocupação] Negociações - Propostas

Negociações - Propostas
Essa semana foi marcada pelo início do processo de negociações entre o reitor Lúcio Botelho e os estudantes que ocupam o prédio da reitoria da UFSC, mesmo após a afirmação que o reitor fez de só dialogar com os estudantes depois que a reitoria fosse desocupada.

Depois de uma negociação realizada na terça-feira à tarde com o reitor e sua equipe, a reitoria apresentou aos estudantes uma proposta com os seguintes pontos:

1. Trazer representante do MEC para discutir a contratação de professor efetivo e a portaria que trata de contratação de professor equivalente.
2. Apoiar iniciativas que visem à contratação de professores efetivos e servidores técnico-administrativos.
3. Ratificar contratos imediatos somente para professores substitutos.
4. Ratificar revisão da matriz.
5. Licitar e iniciar as obras do novo módulo da moradia estudantil.
6. Implementar imediatamente as comissões de unidade para implementar a bolsa permanência. (atentar para a regra de transição).
7. Continuar com a posição crítica em relação ao REUNI e ampliar os espaços de discussão interna, com todos os segmentos.
8. Realizar a reforma na cozinha, para melhora da infra-estrutura do RU e gerar possibilidade de ampliação.
9. Não gerar qualquer processo administrativo com referência ao atual processo de ocupação.
10. Propor a paridade da representação estudantil na comissão para definição da política de biblioteca.

Os estudantes, em assembléia, decidiram que não aceitariam as propostas e que consideram insuficiente o que foi apresentado pelo reitor para uma possível desocupação. Foi elaborada uma nova lista de pontos que devem serobrigatoriamente atendidos para viabilizar a saída dos ocupantes da reitoria:

1. Arquivamento dos processos administrativos e criminais relacionados aos estudantes que participaram da greve de 2005.
2. Declaração de posição institucional contra o REUNI.
3. Contra-proposta da reitoria em relação ao reajuste das bolsas.
4. Ampliação do acervo da biblioteca através de proposta de verbas e prazos para execução.
5. Levantamento dos planos de atividades departamentais (PADs) para, a partir disto, fazer uma leitura do número de professores efetivos Dedicação Exclusiva necessários para o preenchimento do quatro de docentes dentro da lei. Levando os dados para o ministério do planejamento exigindo a abertura de edital para concurso público.

Esperamos que a reitoria da UFSC volte a estabelecer uma negociação, em que o diálogo seja garantido, para que ambas as partes possam chegar a um consenso. 

Nenhum comentário: