14 de ago. de 2008

[Debates] AMA Convida para bate papo com Estudantes da ELAM [Escuela Latinoamericana de Medicina - CUBA]

O AMA convida os estudantes para um bate-papo sobre Otávio Dutra (estudante da Escuela Latinoamericana de Medicina (ELAM), em Cuba. Ex-Estudante do ARQ-UFSC) sobre CUBA nesta quinta-feira, dia 14, na sala do AMA ou no pavilhinho da ARQ. Às 18:00.

Em pauta: O papel da universidade, experiencias cubana e extensão popular.

"O dever primeiro e urgente do revolucionário da arquitetura destes tempos é intervir ativamente nas lutas pela transformação profunda da sociedade e da economia, para depois dedicar todo o seu esforço, seu talento e seu coração, para abrir, junto ao seu povo, os caminhos de uma verdadeira e própria arquitetura. Há um dever acima do dever do arquiteto, o dever do homem para com seus semelhantes... Transforme-se o homem e com ele transformará a arquitetura." Fernando Salinas. Arquiteto Cubano.

--------------------------------------------
O AMA, Atelie Modelo de Arquitetura, é o EMAU da UFSC.
EMAU significa Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e é uma forma de fazer extensão universitária, apoiada e promovida pela FeNEA - Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (www.fenea.org).

Mas mesmo depois desse monte de siglas, o que é o AMA e o que ele faz ainda não deve estar claro. Certo? Então lá vai mais algumas explicações:

O AMA é gerido pelos estudantes, onde os professores são parceiros, trabalhando junto, como orientadores por projeto. A existencia do AMA se dá pela formação do grupo e não pela presença e coordenação de um professor, mesmo que para registro na universidade sempre seja exigido o vinculo do trabalho e do grupo através de um professor. Esta existência do AMA, além do vinculo com professores, se dá por existirem varias atividades e trabalhos que podem ser feitos sem este acompanhamento, promovendo e exercitando a autonomia dos estudantes envolvidos.

Nenhum comentário: