10 de set. de 2008

[Textos] Em defesa do Serviço Público e Contra o projeto das Fundações Estatais de Direito Privado

Of.Circ. 028/Dir/SINTUFSC/08 Florianópolis, 10 de setembro de 2008.

Da: Coordenação Geral do Sintufsc

Para: Entidades em Defesa do Serviço Público.

REUNIÃO DE ENTIDADES

EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO E CONTRA O PROJETO DAS FUNDAÇÕES ESTATAIS DE DIREITO PRIVADO

Convidamos esta entidade a participar de reunião no dia 11 de setembro, 5ª feira próxima, às 9 horas, na sede da APUFSC, para articular as lutas em defesa do serviço público e contra as privatizações. Tal tarefa se impõe com extrema urgência devido à tramitação do PL 92/2007, que institui no serviço público as Fundações Estatais de Direito Privado. Proposta pelo governo federal, o Projeto foi aprovado no início deste mês na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, e está prestes a ir a votação no Plenário da Casa.

Segundo o texto do Projeto, as áreas do serviço público mais vitais para a população - saúde, educação, pesquisa, cultura, desporto, ciência e tecnologia, meio ambiente, previdência complementar, comunicação social, turismo e assistência social - passam a ser geridas por Fundações Estatais de Direito Privado. Assim, o poder público se exime da responsabilidade de manter instituições como hospitais, universidades, escolas, postos de saúde, etc. A maior prejudicada será a população trabalhadora, dependente de bons serviços públicos. Os futuros contratos de trabalho serão precários: regidos pela CLT, com salários e direitos reduzidos.

Em nível estadual, está em curso processo semelhante de privatização do HEMOSC e do CEPON, através de sua transformação em Organização Social.

Contamos com a presença de todas as entidades e movimentos sociais comprometidas com as lutas populares. A luta contra os projetos de desmonte do serviço público se faz mais do que nunca urgente e necessária.

Atenciosamente,

COORDENAÇÃO DO SINTUFSC

Nenhum comentário: