23 de out. de 2009

[CALCS] Carta justificativa boicote ENADE

Olá Pessoal,
 
Eu me chamo Pablo Ornelas Rosa e fui um dos alunos do curso de ciências sociais que boicotaram o ENADE.
Em 2005, quando houve o boicote, eu estava me formando em ciências sociais e prestando seleção para o mestrado em sociologia política na UFSC. Hoje, em 2009, estou cursando o doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e lecionando na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Naquela época a nossa principal preocupação era com uma possível avaliação do MEC que legitimasse a privatização das universidades públicas, dentre ela a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Utilizamos o boicote como estratégia política, inclusive percebemos que o nível das questões da prova era bastante baixo. Acho muito importante escrevermos este documento reconhecendo o caráter pólítico do boicote, entretanto, acredito que deveríamos continuar mantendo o boicote. Discordo com a idéia de que boicotar é dar um tiro no pé. Boicotar é reconhecer que os estudantes ainda possuem força e ainda fazem política. Acredito que as deficiências do curso de ciências sociais da UFSC podem ser depuradas de outra forma, talvez com discussões internas. Acho importante não despolitizarmos o curso. Acho importante não reproduzirmos a lógica da "qualidade" ou dos vencedores/perdedores tão incorporada em nosso cotidiano. Não será uma nota baixa no ENADE decorrente de um boicote que desvalorizará o nosso curso.
Abraços,
Atenciosamente,

         Pablo Ornelas Rosa
http://lattes.cnpq.br/1908091180713668