6 de abr. de 2010

[MACS] GD/GT Ensino de Sociologia Currículo e material didático (UFF)


GD/GT Ensino de Sociologia
Currículo e material didático
31 de março de 2010
3º reunião


Partícipes presentes:
Rogério, Filosofia UERJ.
Lívia Benkendorf de Oliveira.
Maria Clara A. C. Fernandes.
Jefferson Almeida Silva.

Após uma análise mais cuidadosa das Matrizes Curriculares para o ENEM e a proposta de avaliação para o vestibular na UERJ, percebemos a existência de eixos sociológicos perpassados pela História e Geografia, com foco nos grupos sociais, como nos conteúdos que trabalham dependência e subdesenvolvimento e industrialização e capitalismo, como causadores da informalidade, marginalidade e exclusão social. Portanto está clara a abordagem ainda crítica e não acomodativa das avaliações para o ingresso no ensino superior que vem determinando o currículo a ser ensinado nas escolas de Educação Básica. Estas propostas, na contra mão do que determina a LDB e os PCN’s, têm um caráter político de esquerda, e é importante esta observação para que percebamos o caráter dialético e não mecanicista da reprodução das políticas públicas, que de cima para baixo têm um caráter de defesa do capital, e portanto, trata a educação como redentora da sociedade brasileira para melhorar sua condição na disputa do mercado internacional, mas no cotidiano escolar ainda encontramos propostas e práticas de resistência a esta perspectiva apaziguadora dos conflitos sociais inerentes à sociedade capitalista.

O grupo tem como princípio norteador de suas discussões, produções e práticas um caráter CRÍTICO e CIENTÍFICO. Colocamos como tarefa o estabelecimento de bibliografias consistentes para as divisões ou tópicos dos conteúdos sociológicos. Uma das preocupações do grupo é dar sentido lógico ao currículo de Sociologia, para isto será preciso definir a eleição e o descarte de alguns conteúdos e definir qual será a ordem dos mesmos, principalmente agora, no momento que já podemos dividi-lo entre os três anos do Ensino Médio.

É com muito prazer que convidamos os colegas mais uma vez a participar da próxima reunião que se realizará dia 07 DE ABRIL DE 2010, QUARTA FEIRA, SALA DO D.A. DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA UFF, ÀS 18:00.

Tragam suas idéias, dúvidas e materiais!

Nenhum comentário: