7 de abr. de 2010

[MACS] GT Em Defesa do Ensino de Sociologia UFF

UFF
GT Em Defesa do Ensino de Sociologia
14 de abril de 2010
4º reunião 
     Devido a discussão que se polariza com a publicação da reportagem “Ideologia na Cartilha” de Marcelo Bortoloti que tem como fundamentação teórica não só o posicionamento da revista Veja mas as posições de instituições, intelectuais e políticos tais como: Simon Schwartzman, Eunice Durham, Mônica Grin , Teresa Pontual, e SBS, que ainda tentam deslegitimar a necessidade da obrigatoriedade da Sociologia na educação Básica, assim também como da Filosofia, e desqualificar estes conhecimentos, assim também como os seus profissionais, de forma pejorativa e desrespeitosa. O Currículo da Secretaria de Estado de Educação do RJ vem sendo atacado, de forma rasteira ainda com o argumento de que não é possível estes conhecimentos serem captados pelo senso comum, e, aquilo que acabará sendo ensinado em sala de aula terá um viés político. Esses argumentos são muito precários, mas são os que se colocam no embate. Convidamos todos os colegas para amadurecermos essa luta que interessa aos Cientistas Sociais que com dificuldade vem retomando seus espaços de trabalho na sociedade, perdidos e freados no retrocesso histórico de Ditadura Militar, e que há pouco tempo vem se solidificando no cotidiano.  
     O material que seria interessante todos no momento terem conhecimento são de leituras curtas e de fácil acesso. Estes documentos são os norteadores imediatos do currículo de Sociologia atualmente:
* Proposta Curricular da Secretaria Estadual de Educação
* Matrizes Curriculares para o ENEM
* Proposta do vestibular da UERJ 
      Aguardamos a presença de todos, pois ela é imediata por conta do processo histórico de institucionalização pelo qual passamos.

Nenhum comentário: