20 de jun. de 2008

[Textos] Declaração Pública sobre DCE FURB

Relato de uma estudante da FURB (Fundação Universitária da Região de Blumenau) sobre a (anti)democracia do DCE FURB,

Declaração Pública


Ontem presenciei um dos fatos mais autoritários que poderia ocorrer no lugar onde se encontra a alma mater. O motivo da seguinte declaração diz respeito às eleições do DCE na FURB. Pergunto-me, como estudante, o que nos está acontecendo? Estamos legitimando um ato que é totalmente ilegítimo, descarado e abusivo? Preocupa-me nosso baixo nível de cultura cívica em relação à Democracia e a negligência em não torná-la possível.

É uma vergonha que nossos representantes no DCE FURB não atuem com ética profissional tanto no decorrer de sua gestão, assim como no processo eleitoral, momento mais oportuno (não são as únicas causas, mas estas são as mais graves) para manifestação de posturas éticas e democráticas. Não cumpriram o dever de realizar a prestação de contas públicas, não chamaram
a comunidade acadêmica para o debate público de ambas as chapas (onde se confrontam as idéias e propostas) e de discussão e aprovação do estatuto sem nenhum tipo de participação dos estudantes de forma geral. Sem contar com o fato de que na eleição para DCE, os estudantes do mestrado não podem votar por não serem considerados associados do DCE, (se supõe que o DCE é um movimento de estudantes, conformados por estudantes, então os alunos de mestrado ocupam que característica na Universidade, será que são alienígenas?) de que Democracia estamos falando? Ou de qual nível de ignorância estamos falando?

Surgem às seguintes questões, estamos fechando nossos olhos, não queremos ver o que está acontecendo, ou realmente não se tem clareza por parte da comunidade universitária, dos conceitos de Democracia, ou ainda, simplesmente os valores éticos estão em franco declínio em nossa sociedade e nós estamos sendo cúmplices ficando calados?

Estudantes analisemos os conceitos e manifestemo-nos ante este atentado a Democracia em nossa Universidade.

20 de junho de 2008
*Paula Pérez R.
*Administrador Público, Licenciada em Ciências Políticas (ULA, Chile),
Mestranda Desenvolvimento Regional FURB.