5 de jun. de 2009

[CSO] Projeto Divulgação Curso Ciências Sociais UFSC em Escolas Ensino Médio da Grande Florianópolis - experiência piloto

Boa Tarde,

Coloquei em anexo nesta mensagem um réplica do projeto, coordenado pela "Marisol", explicando aos grupos de PPCC´s interessados em apoiar disponibilizando seus banners e aquivos de banners.

Quem estiver disposto a ajudar este projeto e encaminhar seus arquivos de banners e banners para mim, fico grato.

Qualquer dúvida sobre o projeto e o uso desses banners estou disposto
a ajudar.

Desde já, obrigado!

Joel.
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Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Coordenadoria do Curso de graduação em Ciências Sociais

 
Projeto de extensão
Divulgação do Curso de Ciências Sociais nos estabelecimentos de Ensino Médio da rede pública da Grande Florianópolis: experiência piloto junto aos jovens.


 
Palavras chave: Ciências sociais – antropologia – sociologia – ciência política - jovens ensino médio. 
Entidade(s) parceira(s): Escolas de ensino médio da rede pública da Grande  Florianópolis.
Complemento da Forma de Extensão: Projeto educativo. 
Período de realização: 01/04/2009 a 01/04/2010 
Envolvidos nesta atividade de extensão:
Profa. ANTONELLA MARIA IMPERATRIZ TASSINARI – Departamento Antropologia
Profa.JANICE TIRELLI PONTE DE SOUSA – Departamento Sociologia e Ciência Política
Prof. JULIAN BORBA – Departamento Sociologia e Ciência Política
Profa. MARIA SOLEDAD ETCHEVERRY ORCHARD - Departamento Sociologia e Ciência Política – Coordenadora do Curso de Graduação  em Ciências Sociais
Profa. MIRIAM FURTADO HARTUNG - Departamento Antropologia
CLÁUDIO SANTOS – Pós-Graduação em Sociologia Política
MARCOS JOSÉ  JUBAUSKI - Pós-Graduação em Sociologia Política
GABRIELA RIBEIRO CARDOSO – Graduação Ciências Sociais
DIANE SOUTHIER - Graduação Ciências Sociais
JOEL ROSA DA LUZ - Graduação Ciências Sociais

APRESENTAÇÃO


O atual projeto está  vinculado ao Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Sociais/UFSC em implementação a partir de 2007, propondo ações que visam corresponder às suas diretrizes pedagógicas e à sua compreensão sobre qual deva ser a contribuição das ciências sociais na sociedade e o compromisso do curso em relação a estes princípios.
Nessa perspectiva, o presente projeto prevê a divulgação do Curso de Ciências Sociais nos estabelecimentos de Ensino Médio da Rede Pública em Florianópolis, visando esclarecimento dos jovens destas escolas em relação aos conteúdos formativos das Ciências Sociais, contemplando as especificidades das três áreas do conhecimento: antropologia, ciência política e sociologia.  
Nesses termos, também, as ações propostas prevêem o alargamento da formação dos alunos do curso através do aprofundamento de práticas de pesquisa e extensão, que se espera possam promover o desenvolvimento das suas competências e habilidades, seja para o futuro bacharel, como de forma destacada, para o futuro egresso da licenciatura em ciências sociais.
 
Estabelecendo o compromisso com a comunidade interna da UFSC e com a comunidade externa a ela, o atual projeto de extensão é compreendido como um esforço coletivo de construção de conhecimento e de formação dos jovens: jovens-conversando-com-jovens.

JUSTIFICATIVA


Diante das transformações estruturais das sociedades contemporâneas, os cursos de Ciências Sociais são confrontados com necessidades incontornáveis de revisões, renovações, ajustes e adequações de suas estruturas, práticas, objetivos, finalidades e pertinência aos novos tempos e às novas exigências. No âmbito da UFSC, esse tem sido o empenho do Projeto Político Pedagógico (PPP) a partir do primeiro semestre de 2007, o qual inscreve-se neste fluxo de questionamentos, de busca de atualização e de maior sintonia com a dinâmica das sociedades contemporâneas, que fazem desta época um tempo acelerado, de alteração de relações sociais e de seus paradigmas explicativos.  
O projeto justifica-se, em primeira mão diante das demandas sociais que emergem dessa dinâmica social. Justifica-se pela urgência de ocupar de forma responsável e frutífera esse espaço junto às escolas, o qual se firma e amplia diante da aprovação da lei que regulamenta a obrigatoriedade da oferta da disciplina de sociologia no ensino médio em todo o território nacional.
Justifica-se, também, diante da  exigência da formação ampla e integrada do nosso aluno(a) das ciências sociais como pesquisador e professor. Conforme cunhado no PPP, pretende-se que desde os primeiros estágios do Curso o aluno(a) tenha acesso a conteúdos da área de atuação educativa e investigativa como base na sua formação na área, e que possa fornecer instrumentos que o aproximem, de modo articulado, a uma capacitação de qualidade para a pesquisa e a prática social como dimensões complementares.
Tendo estes desafios como base é que o presente projeto é proposto, no intuito de colaborar com este ensejo de renovação e fortalecimento do curso de graduação de Ciências Socais e do seu compromisso social.

OBJETIVOS


  • Colaborar com a implementação dos objetivos do PPP de alargamento da formação do aluno de ciências sociais nas suas habilitações (licenciatura e bacharelado) e de conquista de espaços de divulgação visando dar maior visibilidade ao Curso e à própria profissão do Cientista Social na comunidade.

  • No caso da formação do bacharel, desenvolver a capacidade de análise e interpretação das condições sociais; elaboração, planejamento, coordenação de ações visando corresponder a demandas sociais.

  • No caso da formação do licenciado, desenvolver a capacidade de promover práticas educativas que levem em conta as características dos alunos e de seu meio social, seus temas e necessidades do mundo contemporâneo.

  • Desenvolver atividades de integração do curso junto aos jovens das escolas de ensino médio da Grande Florianópolis, procurando corresponder às demandas emergentes destes próprios jovens e do seu meio escolar.

  • Contribuir com a abertura de horizontes de escolha profissional dos jovens de Ensino Médio da Rede Pública em Florianópolis, trazendo para informação, e debate nas escolas, conteúdos das três áreas formativas do Curso CSO/UFSC.

  • Promover a integração do Curso de Graduação com as linhas de pesquisa desenvolvidas no âmbito da Pós-Graduação.

  • Estreitar os laços do Curso CSO/UFSC com a comunidade constituída pelas escolas da rede pública, e também dos professores da área das Ciências Sociais lecionando nesses estabelecimentos.

PLANO DE ATIVIDADES


Propõe-se um Plano de Trabalho em quatro etapas: 
  1. Estabelecimento de contatos com Núcleos e Laboratórios associados às Linhas de Pesquisa integradas aos dois Departamentos (ANT e SPO) e duas Pós-Graduações (PPGAS e PPGSP), com destaque para o LEFIS/UFSC, Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia, o qual já se constitui num Projeto de Extensão envolvendo a UFSC e a Secretaria de Estado da Educação e Inovação de SC, através de convênio atualmente em vigor;
  2. Mapeamento das escolas alvo do projeto e estabelecimento de contatos para agendamento de visitas visando neste momento a identificação de escolas-para- experiências-piloto;
  3. Realização de eventos nas escolas após identificação de demandas (exposições de banners dos próprios alunos da graduação criados através das práticas pedagógicas complementares e eventuais convites dos autores para debates com alunos do ensino médio; organização de palestras ou seminários com mediação dos bolsistas junto aos distintos núcleos de pesquisa de ambas pós-graduações; exibição de filmes; ou outras ações a serem criadas após consultas).  Com este propósito, contamos, entre outros recursos, com o vídeo As Ciências Sociais na UFSC, editado em março 2008, o qual conta com a participação de vários dos nossos professores e alunos . Além disso, contamos com a possibilidade de agregar e divulgar experiências que já estão em andamento no âmbito do nosso Curso, através das próprias atividades das Práticas Pedagógicas como Componentes Curriculares (PPCCs). Também, contamos com a possibilidade de criar essas atividades de divulgação do curso que venham a colaborar com as escolas que recebem nossos alunos por ocasião do desenvolvimento da sua prática de ensino relativa à licenciatura. Além disso, podemos agregar contribuições das linhas de pesquisa que integram os professores e professoras dos Departamentos que compõem nosso Curso: Departamento de Antropologia e Departamento de Sociologia e Ciência Política.
  4. Relatório das visitas efetuadas e apresentação dos resultados para a coletividade do Curso e para as escolas-piloto.

BIBLIOGRAFIA


Projeto Político Pedagógico – Curso de Graduação em Ciências Sociais, 2003/2006 - disponível em Reforma Curricular: http://www.cfh.ufsc.br/gradCienciasSociais/
 

Florianópolis,  01 de abril, 2009

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